APRENDENDO SEMPRE: Como a Aprendizagem Contínua Pode Transformar Sua Carreira e Sua Vida!
“Aprender é como remar contra a correnteza: assim que você para, começa a retroceder.” (Benjamin Franklin)
Você conhece alguém que em algum momento do passado (anos, meses, semanas ou até dias…) estacionou o seu nível de conhecimento e, mesmo assim, continua tendo sucesso em sua atividade profissional?
Segundo um provérbio chines: “O aprendizado é um tesouro que seguirá seu dono em todos os lugares.”
E, em um mundo em constante evolução a obsolescência profissional (e pessoal…) é um fato e o único antídoto para este vírus destruidor de carreiras e de vidas é o refrão: aprender, desaprender e reaprender.
Através do aprendizado contínuo pode-se obter a resposta para a questão: O que eu não sei que não sei, mas que deveria saber? Ou segunda escreveu o filósofo estoico Epicteto há 2000 anos: “É impossível para uma pessoa aprender aquilo que ela acha que já sabe”
A boa notícia, é que além dos cursos, seminários etc. de aperfeiçoamento profissional, o mundo digital é, atualmente, uma fonte inesgotável de autoaprendizagem e nos permite aprender sabre quase tudo sobre qualquer assunto; mas… isto requer estratégia e muita disciplina e muitos desistem por não saber por onde começar, por se sentirem intimidados ou até e, principalmente, pelas “distrações” fartamente oferecidas pela internet e pelas redes sociais.
A autoaprendizagem permite que os profissionais mantenham suas habilidades atualizadas, especialmente em relação às tecnologias digitais em rápida evolução, ajuda profissionais a se adaptarem a mudanças inesperadas, como mudanças no mercado de trabalho e, também aumenta a confiança dos profissionais em suas habilidades e capacidades.
Mas como desenvolver o hábito da autoaprendizagem?
- Defina metas claras e específicas: Identifique as habilidades que você deseja aprender ou melhorar;
- Crie um sistema de aprendizagem: Isso inclui a leitura de livros, a participação em seminários, a inscrição em cursos online, entre outros;
- Aprenda no seu próprio ritmo: A autoaprendizagem permite que você controle o ritmo e o método de aprendizagem.
A aprendizagem contínua é uma obrigação de profissionais que desejam ser reconhecidos como diferenciados em seu ramo de atuação ou na organização em que trabalham e, assim devem: (a- desenvolver novas habilidades; (b- serem proativos buscando sempre oportunidades para o seu desenvolvimento e (c- cultivar o hábito da curiosidade e a mente aberta a novas ideias.
“Investir em si mesmo é a melhor coisa que você pode fazer. Nada que irá melhorar a sua própria vida pode ser tomado de você.” – (Warren Buffet)
É fácil?
Certamente não é facial. Segundo a autora de “A Pirâmide do Sucesso da Aprendizagem”, Susan Kruger não há um único assunto que você não possa entender com perseverança e um esforço ocasional; basta tomar a decisão de nunca desistir. Segundo a autora, deve-se obedecer e sequenciar os passos a seguir:
- Confiança: Você deve acreditar que pode aprender; planeje o seu aprendizado e seja paciente consigo mesmo. Aprender algo novo leva tempo…
- Autogestão: Organize o seu tempo, recursos e ferramentas.
- Aprendizagem: E comum as pessoas começarem pelo passo da aprendizagem, porém a confiança e a autogestão devem vir em primeiro lugar.
Profissionais diferenciados que buscam continuadamente novas habilidades e conhecimentos são avidamente procurados por organizações incentivam a prática do autodesenvolvimento entre seus colaboradores pois entendem que este é o melhor caminhos a trilhar para o crescimento através da inovação.
“Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem.” (Peter Senge)
Empresas que desenvolvem a cultura de aprendizagem contínua tem enormes vantagens competitivas e as principais são:
- São mais propensas à inovação;
- A aprendizagem contínua dos colaboradores certamente leva a um aumento na produtividade;
- Atraem e retém talentos.
E o que dizer àqueles que “como os trapezistas que acreditam que podem voar” entendem que os árduos anos de estudo e de formação no passado lhes conferem o direito de renunciar a, diariamente, aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades?
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como a aprendizagem contínua pode transformar sua carreira e sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Walter Serer
https://walterserer.com.br
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/
Confira também: Verdades e Mentiras no Mundo Corporativo
Participe da Conversa