Aquecimento Vocal: A importância de aquecer e desaquecer a voz durante as apresentações!
A rotina diária de todos os profissionais que trabalham com a voz ou que falam por horas, é muito árdua e muitas vezes existe negligência por parte desta pessoa, pois não percebe o grau do prejuízo nas pregas vocais que está sendo causado por falta de cuidado preventivo.
Nesta coluna, sempre trago detalhes da importância da manutenção da principal ferramenta para os professores, treinadores, vendedores, corretores, advogados, dentre tantos outros profissionais, que necessitam de cuidados minuciosos para preservar a qualidade da carreira por longos anos.
No dia a dia, eu vejo muitos profissionais que entram numa rotina de gravações, apresentações e reuniões sem hora para acabar e observo a adrenalina de cumprirem as metas e as tarefas impostas pelas equipes de marketing, clientes e os líderes. Com o tempo escasso, ocorre que o indivíduo não reserva um tempo para si.
E o que fazer nessa situação?
A resposta é muito simples: da mesma forma que o profissional se dedica para se arrumar, tomar um café da manhã reforçado, antes mesmo de iniciar as atividades, reservar de 10 a 15 minutos para aquecer a voz e seguir a rotina da vida…
E como fazer esse aquecimento vocal?
- Fazer relaxamento muscular com a movimentação da cabeça para cima e para baixo, muito lentamente;
- Girando a cabeça em movimentos que alongue o pescoço, com lentidão e ao mesmo tempo, concentração nas cordas vocais;
- Mexer a cabeça de um lado ou outro com o direcionamento aos dois lados dos ombros;
- Abrir e mexer a boca, como um bocejo;
- Fazer biquinhos, abrindo e fechando a boca;
- Fazer o som com o trilhar da língua, como TRRRRUUUUUU! Observação: Tentar se concentrar para aproveitar todo o ar do diafragma;
- Praticar a articulação dos encontros consonantais, por exemplo: PRA TRA CRA, PRE TRE CRE, PRI TRI CRI, PRO TRO CRO e PRU TRU CRU, podendo trocar a letra R pela L.
Lembro que estes exercícios permitirão que o seu maxilar, sua articulação, a sua voz, a sua performance, além do oxigênio que emite ao falar, ajudem o seu desempenho para que você não perca qualidade na comunicação.
Aqui listei exemplos de um treinador e um especialista em oratória. Contudo, como eu sempre digo e afirmo em minhas colunas, a avaliação de uma fonoaudióloga é muito importante para o seu desempenho. E todos os exercícios acima devem ser repetidos ao término do dia. Com certeza, a sua voz prevalecerá por muitos anos e a sua carreira agradece.
Cuide-se e será sempre feliz!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância do aquecimento vocal e como aquecer e desaquecer a voz durante as apresentações? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Será que você está preparado para as novas exigências corporativas?
Participe da Conversa