Preciso inovar, por onde devo começar? Conheça as 12 dimensões da inovação!
Já conversamos bastante nessa coluna, sobre a necessidade contínua de inovação em nossos negócios, o cliente procura algo que ele ainda não tem, se podemos dar isso a ele, concretizamos uma venda. Melhor ainda quando somos os únicos que detêm esse produto, algo novo, inovador e ainda raro, pois observamos que os preços desse tipo de produtos tendem a serem maiores, proporcionando um maior lucro.
Portanto, se inovar é preciso, por onde devo começar?
O sucesso de uma inovação depende de diversos aspectos em uma organização, inovar não é uma tarefa simples, pois requer diversas competências distintas, geralmente distribuídas em vários departamentos da organização, e um bom volume de recursos financeiros. Portanto, uma análise abrangente da empresa deve ser realizada para mostrar a situação atual da empresa com relação à inovação e planejar as ações.
Como podemos fazer essa análise?
Uma opção é utilizamos um framework de processo de inovação para suportar essa análise, como por exemplo, aquele desenvolvido por Mohanbir Sawhney, juntamente com seus colegas, em 2006, denominado “12 dimensões da inovação”, que representa um modelo abrangente que visa elucidar a natureza multifacetada da inovação dentro das organizações.
Segundo Mohanbir Sawhney, o quadro acima oferece uma abordagem estruturada para as empresas identificarem e procurarem oportunidades de inovação em vários aspectos das suas operações.
Em essência, o framework é composto por doze dimensões que suportam a inovação dentro de uma empresa, as quais abrangem um amplo espectro de elementos, que incluem:
- Ofertas – Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Plataforma – Evoluir a partir de componentes comuns ou blocos de construção para criar ofertas derivadas, com maior rapidez e eficiência;
- Soluções – Criação de ofertas integradas e personalizadas que resolvam problemas de ponta a ponta do cliente;
- Clientes – Descoberta das necessidades de clientes não atendidas ou identificação de segmentos de clientes, atualmente, mal atendidos;
- Experiência do cliente – Redesenho das interações com o cliente em todos os pontos de contato e todos os momentos de contato, para assegurar a compreensão e transferência do valor;
- Valor capturado ou agregado – Redefinição de como a empresa é remunerada ou a criação de novos fluxos de receita;
- Processo – Redesenho dos principais processos operacionais para melhorar a eficiência e a eficácia;
- Organização – Alteração da forma, função ou escopo das atividades da empresa, para melhor alinhamento com as necessidades do cliente ou com o modelo de negócio;
- Cadeia de fornecimento – Redefinição dos processos e do relacionamento com fornecedores, com o objetivo de integrá-los aos processos de inovação, dividindo lucros e riscos;
- Presença – Criação de novos canais de distribuição ou pontos de presença no mercado, incluindo os locais onde as ofertas podem ser compradas ou usadas pelos clientes;
- Rede – Criação de ofertas inteligentes e integradas centradas em uma rede de parceiros que expandem a atuação e abrangência do negócio;
- Marca – Expansão das forças da marca em novos domínios, para a criação de novos mercados.
Cada dimensão serve como pilar para que as empresas direcionem seus esforços e estratégias, além de obterem uma visão holística de seu cenário de inovação. Ao considerar a inovação em várias dimensões, as empresas podem obter insights sobre seus pontos fortes e áreas potenciais de melhoria.
Portanto, faça uma reflexão sobre cada uma dessas 12 dimensões na sua empresa, por exemplo, dê uma nota de 1 a 10 para cada uma delas e organize as informações em um gráfico radar, esse será um excelente ponto de partida para o planejamento da inovação na sua empresa.
Gostou do artigo?
Quer saber conversar mais sobre as 12 dimensões da inovação? Ou como obter recursos para seu projeto de inovação ou sobre o diagnóstico do processo de inovação? Me chame no WhatsApp (12) 99605-1999. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Até o próximo artigo!
Um abraço.
Marcelo Farhat
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Referências:
- Sawhney, M.; Wolcott, R.; and Arroniz, I. – T he 12 Different Ways for Companies to Innovate, MIT Sloan Management Review, 2006.
- Berne, D. et al. – The innovation challenge in micro and small enterprises (MSE), Innovation and Managemet Review, FEA-USP, 2019.
- Bachmann, D. – Medindo e promovendo a inovação, Comunidade SEBRAE, 2020.
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