Este mês, vou-lhe dar 3 Dicas de Sucesso para que possa alterar o seu comportamento alimentar e atingir o patamar de peso que deseja.
Por vezes ainda que a dedicação ao plano alimentar seja grande, a dificuldade no emagrecimento persiste. E essa situação pode acontecer por diversas razões, muitas vezes exteriores à sua vontade.
No entanto, e pondo de parte os fatores externos, deve fazer um inventário do que habitualmente come, bem como do seu estilo de vida, de forma a perceber o que pode estar ocorrendo de pior nos fatores que só dependem de si, que esses sim, pode controlar e melhorar.
Já alguma vez parou para pensar porque tem certos hábitos alimentares? Muitas vezes diferentes dos seus amigos?
Já se questionou porque motivo ainda não os mudou?
Esses padrões alimentares e de estilo de vida, têm a ver com a nossa educação, com valores que nos foram incutidos pelos nossos país, familiares e amigos e com as nossas crenças, ou seja, com a ideia de que fomos construindo ao longo da nossa vida que seria o melhor para nós.
No comportamento alimentar é muito semelhante, ou seja, sabe-se que apenas uma pequena parte, cerca de 10% dos casos de Obesidade têm razão genética. A maioria, ou seja, os restantes 90% têm a ver com a educação alimentar e os hábitos alimentares que a família criou e que replica de geração em geração.
Daí ser muito comum ouvir “Eu sou gordinho porque a minha mãe é, a minha avó também e toda a minha família. Há só lá uma prima afastada que é magra”. E será que essa prima afastada também não tem o mesmo patrimônio genético? Ou por outro lado, será que essa prima ESCOLHEU fazer diferente e romper com o padrão alimentar?
Para então emagrecer com Sucesso, vou partilhar agora as minhas 3 Dicas mais Valiosas:
Dica de Sucesso#3
Reconhecer quais os seus padrões ou hábitos alimentares, os que lhe favorecem e os que o prejudicam de forma a conseguir alterar os menos positivos!
Dica de Sucesso#2
Perceber se está fazendo algo por si e para si, ou se é para agradar alguém. Isto porque querer emagrecer para caber no vestido de casamento ou no Bikini, de nada adianta o esforço!
Pois se o seu objetivo não é forte e motivador o suficiente, vai fazer o sacrifício até caber no vestido e assim que caiba, lá vai comemorar comendo uma pizza!
Lembre-se de que se não compreender AGORA qual o seu padrão alimentar, vai continuar anos e anos no mesmo ciclo e sem atingir o seu verdadeiro bem-estar.
Faça um pequeno exercício, recorde-se de onde estava precisamente neste dia no ano passado? E o peso que tinha? E o que estava fazendo para alterar a situação?
Se a sua resposta foi que tinha mais peso do que tem hoje e que estava fazendo os tais sacrifícios para emagrecer, mas que hoje está em forma e feliz, então está de Parabéns e posso quase garantir de que superou a fase crítica de retrocesso de resultados!
No entanto, se a sua resposta era que estava igual ao ano passado ou por outra que hoje, está pior, então deixe-me também dar-lhe os Parabéns porque está tendo neste momento uma oportunidade única e fantástica de aprendizagem e mudança!
Dica de Sucesso#1
Focar em si e no seu objetivo! Fazer com que os motivos pelos quais quer emagrecer sejam fortes o suficiente para o motivar numa base diária fazendo diferente. E ainda que ocorram deslizes de vez em quando, que esses não sejam vistos como fracassos, mas como pequenos prazeres a que se permitiu e que lhe podem dar mais força para continuar nesta batalha!
Grande parte dos resultados só dependem de si!
E quando vir que não quer fazer este caminho sozinho e que precisa de mais dicas de motivação ou alternativas alimentares não hesite em procurar um Nutricionista especializado em Motivação, como um Nutricoach!!
Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
www.nutri-coaching.com
Participe da Conversa