As 5 Principais Competências que o RH precisa Desenvolver para Ser Estratégico
Uma pesquisa do AIHR aponta que, para 73% dos entrevistados, o RH é visto como uma área de processos e administrativa. Já o Gartner revela que, para mais de 50% dos próprios RHs, é difícil construir a cultura organizacional desejada.
Sabemos os desafios que a área de pessoas possui no dia a dia, mas não podemos deixar que o piloto automático nos impeça de atuarmos de forma estratégica.
Quais são as 5 principais competências que o RH precisa desenvolver para apoiar e contribuir de forma mais eficaz nos resultados do negócio?
1. Visão de dados
Precisamos mostrar mais o que fazemos dentro de casa. O RH guarda muitas informações para si ou utiliza poucos dados de forma estratégica. Escolha de forma intencional os dados para uma reunião de liderança. Conecte números de diversos projetos: admissão, demissão, saúde ocupacional, avaliação de clima, liderança. Crie gráficos, análises. Crie uma forma de medir as conversas qualitativas. Isso trará consistência às falas. Além disso, precisamos mostrar o que reduzimos nos custos, o que geramos de negócio. Sem dúvida alguma, a visão de dados será uma das principais competências aliadas do RH.
2. Vendas e Influência
Todos somos vendedores. O RH precisa vender melhor seus projetos e benefícios para a organização. Os gestores, muitas vezes, visualizam a área como custo em ações essenciais de cultura, por exemplo. Precisamos vender valor de forma prática. Saber negociar orçamento, prazos e, acima de tudo, saber influenciar pessoas. Muitas vezes, para aprovar um projeto, precisamos de uma rede de apoio, aliados e embaixadores dentro das áreas. Sem influência, você está remando sozinho contra a correnteza.
3. Capacidade de execução
Precisamos tirar do papel projetos de forma mais ágil. As áreas possuem necessidades diferentes. Se quisermos atuar de forma generalizada, perdemos experiências marcantes para os colaboradores. Pertencimento é essencial, mas a jornada é muito única das pessoas. O RH precisa estar presente em rituais do negócio e, para isso, vai precisar se organizar e alinhar agenda com o que o negócio, de fato, precisa no momento.
4. Inovação
O RH precisa sair da bolha e experimentar mais. Não teremos toda verba e tempo disponível, mas podemos agir testando soluções. A inteligência artificial está aí no dia a dia, com ferramentas prontas para testarmos. Não podemos esperar uma aprovação completa das coisas nesse novo contexto de negócio. O erro faz parte do aprendizado e sem inovação, ficamos sempre no mesmo lugar. Seja ambidestro: garanta os processos básicos, mas encontre caminhos para implementar inovação sob medida.
5. Mindset de negócio
Sem visão de negócio, seremos vistos como área que apenas abraça reclamações e é extremamente subjetiva. Sabemos a voz dos colaboradores, o quanto o fator humano é essencial para uma empresa ter sucesso. Porém, sem virar tudo isso em ações práticas para, de fato, apoiar no crescimento e sustentabilidade da empresa, não seremos estratégicos. Nos seus objetivos, coloque metas alinhadas à receita. Experimente ouvir o cliente final da empresa. Mudar a configuração mental é o primeiro passo para que possamos ser vistos como assertivos e estratégicos.
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Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/
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