… e te impedem de tomar novos rumos em busca de uma vida mais feliz e com propósito.
Dando continuidade então às partes I (veja aqui), II (veja aqui), III (veja aqui), IV (veja aqui) e V (veja aqui) deste artigo, segue então a penúltima armadilha que trava a sua vida e te impede de tomar novos rumos em busca de uma vida mais feliz e com propósito. Desta vez vamos falar de “deixar-se governar pelos outros, pelas crenças dos outros, deixar-se influenciar”.
Armadilha 6 – Deixar-se governar pelos outros, pelas crenças dos outros, deixar-se influenciar.
Vivemos em um mundo de comparações e fomos condicionados a nos preocupar com a opinião dos outros. A sociedade nos forma com padrões que faz com que nos identifiquemos com a necessidade de termos muito dinheiro, bens, fama, sucesso e a recompensa de uma suposta felicidade a partir destes aspectos. Assim com esta visão condicionamos e solidificamos cada vez mais nosso Ego através desta necessidade fictícia de reconhecimentos e aplausos. E no final acabamos dependentes deste mecanismo que se instala em nossas mentes.
A situação se agravará e chegará um momento em que passaremos também a ter uma sensação que precisamos ser aprovados pelos outros. Uma espécie de necessidade de aprovação para nos sentirmos no direito de estarmos vivos…! Porém isto é um enorme engano, um erro, uma ilusão! Mas de forma cega criamos metas e mais metas para ter e manter estas conquistas na ilusão de termos como recompensa uma felicidade mais plena, mas que no final acaba nos fazendo viver cada vez mais insatisfeitos e com uma grande sensação de vazio.
De um modo geral, tudo isso significa que muitas vezes somos, de fato, influenciados pelas crenças, modelos e padrões dos outros. Aqui todo cuidado é pouco. Podemos dialogar, conversar e escutar os demais. Mas é preciso cuidar para não adotarmos cegamente as crenças alheias como sendo uma verdade. Podemos sim criar a nossa verdade dentro daquilo que nos faça feliz de fato. Mas a questão central da armadilha 6 é que quando adotamos visões alheias de forma cega, nos privamos de viver nossa própria individualidade e deixamos de desfrutar de quem gostaríamos de ser.
Entenda mais da armadilha 6
Não devemos satisfazer o mundo exterior, porque essa busca não terá fim, mas sim satisfazer o mundo interior. A base para sermos felizes está dentro, e não fora (em reconhecimentos, aprovações e bens materiais).
Nós somos senhores de nossa vida. Somos responsáveis pelo que criamos e deixamos de criar. Toda a manifestação da realidade depende exclusivamente de nós. A opinião do outro é muitas vezes distorcida por percepções enraizadas em seu ser, assim como a nossa opinião demonstra o conjunto de experiências e aprendizados adquiridos em nossa vida.
A sexta trava é deixar-se governar e influenciar pelos outros, pelas opiniões e crenças dos outros. O maior bem que possuímos somos nós, seres divinos, cada um com sua luz e dom em poder transformar a si mesmo e a humanidade através dos atos de amor e união. Temos a capacidade de nos governar e termos autocondução, e de conviver pacificamente com todas as pessoas.
Marcos Wunderlich
https://holos.org.br
Confira também:
As 7 Armadilhas que travam a tua Vida (parte I)
As 7 Armadilhas que travam a tua Vida (parte II)
Sa 7 Armadilhas que travam a tua Vida (parte III)
As 7 Armadilhas que travam a tua Vida (parte IV)
As 7 Armadilhas que travam a tua Vida (parte V)
Participe da Conversa