O crescimento das iniciativas empreendedoras, por parte das Mulheres, tem sido significativo no Brasil. Cada vez mais mulheres abrem empresas e assumem as dores e as alegrias de empreender!
Os motivos são variados, necessidade, oportunidade, inspiração, maternidade… Independentemente do motivo, e dos desafios Elas estão liderando o empreendedorismo no Brasil.
Conversando com algumas Mulheres Empreendedoras é possível perceber algo em comum entre Elas, a vontade de fazer acontecer, de sentir-se plena e realizada é um dos motivos que as fazem continuar!
Não pense que neste perfil empreendedor, não existem os sentimentos de medo, angustia, fragilidade, dúvidas, inseguranças, autocrítica… Eles existem, mas prevalece a vontade de fazer acontecer!
Para ilustrar as dores e as alegrias de empreender, convidei algumas Mulheres Empreendedoras para compartilharem conosco suas experiências:
Cassilda Berzin Garbin dirige a Escola O Mundo Maior, ela nos conta que a educação foi seu ponto de partida, hoje aos 69 anos e 50 de profissão, ser educadora é uma constante em sua vida!
Mesmo sendo concursada efetivada, ela interrompeu a carreira de educadora para acompanhar o marido como oportunidade de desenvolver novas experiências com a família, aproveitou para trabalhar em lugares diferentes e oferecer novas experiências aos filhos, com isso vivenciaram juntos outras culturas e novas experiências. Num revés, desse que nos surpreende, recomeçou empreendendo com sua escola, O Mundo Maior!
Algo latente e que exigiu muito mais do que ser um sonho, mas um constante desafio, superado com amor e dedicação. Este sonho se tornou real, e há 18 anos o foco da escola é em uma educação humanista, direcionada para crianças nos primeiros anos de vida. Este sempre foi o propósito da escola, e hoje, diante do reconhecimento de tantas famílias que participaram da construção deste sonho, ela tem a sensação de dever cumprido!
Lucia Winther dirige a Editora Ponte do Brasil, que é exclusiva das obras do escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard.
Ela nos relata que vender livros no Brasil já não é fácil, imagine obras profundas de autoconhecimento sobre a mente, o espírito e a vida. É muito desafiador! Sempre teve que ser muito criativa, persistente e resiliente para ultrapassar todas as dificuldades, incertezas e quedas comuns ao empreendedorismo.
Além disso, logo que começou a empreender ela descobriu que estava grávida, a maternidade não a fez desistir, apesar de a sua filha ter lhe cobrado atenção, e ela sofrido muito com isso, continuou se dedicando ao trabalho para prover a sua filha um estudo de qualidade! Hoje, com sentimento de missão cumprida sua filha é arquiteta urbanista formada pela FAU-USP.
O que a mantém na atividade é ver os resultados que seus leitores alcançam com a aplicação do conhecimento contido nos livros, DVDs e CDs que estudam. Ter ajudado milhares de pessoas a faz sentir uma emoção que não tem preço, além de fazer tudo valer a pena!
Rebecca Damaceno é Fotógrafa e idealizadora do grupo Almanaque.
Ela nos relata os desafios de iniciar a carreira no setor de Eventos Sociais, onde depois de um tempo realizando trabalhos para a família e amigos, decidiu anunciar seu trabalho em revistas especializadas, porém devido aos altos custos de investimento do setor no estado do ES, ela teve que rever suas estratégias onde se uniu a outros profissionais da área para a criação de um portfólio com o objetivo de realizar suas propagandas.
Esta união foi muito próspera, após conhecer mais as necessidades das noivas e dos fornecedores, o grupo obteve sucesso com as Revistas Almanaque da Noiva e Almanaque da Festa, ampliando ambas também em aplicativos, além de realizarem congresso, feira de negócios e consultoria voltada para profissionais deste setor.
Segundo Rebecca o mercado de eventos é cheio de desafios, apesar do crescente mesmo em época de crise é carente no que se trata de informação e capacitação em muitos setores. Por ser um mundo que se renova a cada dia e com sonhos em jogo, lhe motiva saber que é um mercado com muito a ser explorado!
Bárbara Mean é Psicóloga Clínica, Coach de Carreira e Consultora RH.
Em 2015 ela define como o ano das mudanças em sua vida, pois iniciou sua trajetória profissional como empreendedora.
Iniciou sua careira no mundo corporativo atuando na secretaria de uma escola, depois de ingressar na faculdade de psicologia atuou na área RH de uma indústria, após outras especializações fez trabalho voluntário como psicóloga que lhe ajudou a ganhar mais experiência para seguir na área de psicologia clínica.
Todas essas mudanças lhe deram muito medo, mas ela garante que foram importantes, positivas e necessárias. Em 2015 ela concluiu sua pós, mudou duas vezes de casa, saiu da empresa, casou-se e começou sua atuação efetiva na área da psicologia e como consultora de RH. Em 2016 foi o ano de mais desafios e aprendizados, aperfeiçoou seus conhecimentos realizando dois cursos na área de Coaching e orientação profissional.
Hoje ela atua como Psicóloga Clínica, Consultora de RH, Coach Pessoal e de Carreira. Apesar de todos os desafios de uma empreendedora, ela ama sua profissão, e deixa um conselho para as pessoas que querem empreender: que elas realmente amem o que fazem e que se dediquem, pois o sucesso vem! Ela acredita muito nisso.
A cada conquista que realiza, coloca outros objetivos pra ela e se esforça muito para realizá-los e ela assegura que com amor tudo fica mais fácil!
Helena Miceli, é fundadora do Empreenvivendo e mentora de empreendedoras solo.
Já teve um escritório de arquitetura e Design de Interiores enquanto morava no Brasil, hoje ela mora na Austrália e após sua maternidade e mudança de país, se deparou com novos desafios e com uma sensação de que lhe faltava alguma coisa para se sentir realizada.
Foi então que surgiu a ideia de criar um blog com postagens de autores e palestrantes que lhe inspiravam e motivavam. Foi assim que tudo começou! Pesquisou e aprendeu muito sobre desenvolvimento pessoal, isso a empolgou demais. Foram dois anos de muito estudo e dedicação.
Como ela mesma diz, os desafios de empreender são muitos, cheio de altos e baixos e o que a faz superar os desafios é a forma como ela encara atualmente esses momentos. A autoconfiança e coragem para continuar foram alguns dos desafios que ela tem superado, assim como autocrítica, síndrome do impostor e medo de julgamentos que por alguns anos limitou o crescimento do seu negócio.
Esses desafios a fizeram mais forte e deram forma ao seu negócio, afinal outras mulheres passam também por desafios parecidos. Sua motivação para continuar vem da sensação gratificante de estar cumprindo sua missão de ajudar outras mulheres conquistarem seu negócio online. Ela acredita que somos todas designers e que temos o poder de criar a realidade que desejamos vivenciar. Esse processo de criação se dá de dentro para fora através do autoconhecimento, que é a base de tudo e que transformou sua vida.
Adriana Coyado é Coach e fundadora da empresa Despertando Borboletas.
Ela atuou por 8 anos no mercado corporativo na área de Ti, sendo os últimos 4 anos como coordenadora de projetos e líder de equipe. Para aperfeiçoar sua performance ela foi em busca de novos conhecimentos sobre desenvolvimento de pessoas. Através do Coaching aprendeu inclusive colocar esse conhecimento em prática não só na sua equipe, mas no seu desenvolvimento profissional.
Através deste processo reconheceu suas fraquezas e fortalezas, talentos e oportunidades. Realizou alguns atendimentos probono como coach para finalizar sua formação e percebeu que essa atuação lhe fazia sentir plena e realizada. Até que enxergou a oportunidade de uma transição de carreira.
Mesmo diante das inseguranças, dos medos das críticas, julgamentos, ela seguiu atuando como coach e hoje sua experiência trouxe a missão de ajudar mulheres que querem começar empreender.
Após esses relatos fica claro que quando se tem um propósito e ele está alinhado aos seus valores, crenças, desejos e prioridades, por mais desafios que existam, ainda assim vale a pena continuar!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Nota: Gostaria de agradecer a contribuição importante da Cassilda Berzin Garbin, Lucia Winther, Rebecca Damaceno, Bárbara Mean, Helena Miceli e Adriana Coyado, por terem relatado com carinho as dores e as alegrias de empreender!
Participe da Conversa