A crise sempre existiu, porém esta na qual, nós brasileiros, estamos vivenciando é uma das piores, pois além da crise financeira, há a crise moral e consequentemente social… O cenário é crítico e não vai mudar em curto prazo, cabe a cada um se adequar!
É uma luta diária… Hoje os empresários estão tendo que readequarem-se e, muitas vezes, reinventarem-se, devido à instabilidade econômica.
Mas para reinventarem-se e readequarem-se a este novo cenário, não é um processo fácil, gera algumas feridas, muitos empresários estão sentindo na pele a inadimplência, a queda nas vendas, altos impostos, aumento dos alugueis dos pontos comerciais, algumas demissões, às vezes, causas trabalhistas, acordos com fornecedores, ansiedade, noites em claro, acompanhada de muitas preocupações exigindo rápidas soluções… A pancada está sendo brutal!
Neste momento o mais importante para manter o equilíbrio emocional é encontrar dentro de você ou lembrar qual foi o motivo pelo qual você empreendeu neste negócio e avaliar se ele ainda faz sentido para você!
Para lhe ajudar nesta reflexão eu lhe trago algumas questões. Procure ser o mais honesto possível consigo:
- Qual é o seu atual cenário?
- Ele está de acordo com as suas expectativas?
- Se não estiver, você tem consciência do motivo?
- Gostaria de continuar com seu negócio?
- Se sim, quanto à melhora deste cenário rumo ao seu objetivo, depende de você? E quanto depende de outras pessoas?
- Quanto está disposto a lutar para obter melhores resultados?
- Você tem consciência de quais ações pode ter hoje, para mudar este cenário e por onde pode começar?
- Você conhece bem o seu mercado, as necessidades dos seus clientes e o seu potencial enquanto gestor?
- Consegue enxergar oportunidades e estabelecer um rápido plano de ações com datas de implantação?
Estas são algumas perguntas que farão você sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade de novas atitudes. Conhece aquele ditado popular “Se Maomé não vai a montanha a montanha vai até Maomé” Então, é exatamente este o ponto, não adianta ficar reclamando da política, da crise, da corrupção, da falta de educação e das atitudes do outro, o mais importante é o seu desenvolvimento, o quanto você está disposto a melhorar e prosperar!
Não se deixe abater pelos desafios e feridas desta instabilidade econômica, se apegue ao motivo pelo qual você empreendeu, e o porquê vale a pena continuar!
Quando os empresários não projetam cenários e ações para enfrentar os desafios, o risco se torna ainda maior, pois ao estar inserido no problema focando apenas nos desafios, o lado emocional pode lhe dominar se não houver o devido equilíbrio!
A partir do momento em que você empresário ou gestor, define um objetivo e traça um plano para conquistá-lo, entende as fragilidades e potencialidades do seu negócio, as necessidades do mercado, compreende a foto do cenário atual e desejado, passa a sair do foco crise e começa a ter insights para melhorias.
Para mudar o seu cenário é preciso ter muita força de vontade, controle emocional, autoconhecimento, autoconfiança e competência…
Nos atendimentos de Business Coach tenho observado de perto estes desafios e fico contente que ao entenderem o propósito pelo qual empreenderam, começam a encontrar forças para se aperfeiçoarem e driblarem diariamente esta crise!
Se você quiser conversar sobre o seu negócio, estou à disposição nos canais abaixo!
Um grande abraço!
Skype: grazielaheusserazeredo
www.facebook.com/GHA.GESTAO.DE.NEGOCIOS
Participe da Conversa