Se você é uma pessoa curiosa e quer conhecer um pouco mais sobre o tema emoções, nesse artigo relato brevemente o trabalho do psicólogo holandês Nico Fridja em relação às 7 leis das emoções; nessa primeira parte abordo sobre as 3 primeiras.
Fridja esteve comprometido com uma pesquisa sobre o funcionamento das emoções durante sua vida, contribuindo para o mundo todo seu estudo em sínteses às tendências emocionais que nomeou como leis emocionais.
Não devemos considerar que seja uma interpretação rígida, pois ao tratar de emoções muitos elementos podem interferir no contexto. No entanto, considerar como uma tendência situacional. As primeiras leis são:
1ª Lei do Significado Situacional:
As emoções são resultado de situações específicas, de acordo com o significado tende a produzir emoções similares. Exemplo: Estar num ambiente agradável conversando, gera reações de alegria. Já num ambiente hostil, as emoções são contrárias.
2ª Lei da Realidade Aparente:
As reações emocionais de uma situação estão baseadas na realidade mental que a pessoa percebe a situação de acordo com suas crenças. Exemplo: Cinco amigos irem numa festa e cada um descrevê-la de forma diferente no dia seguinte.
3ª Lei da Habituação, Comparação e Mudança:
Habituação remete às emoções que com o decorrer do tempo e da exposição você acaba se acostumando e as emoções são menos intensas do que ao início. Exemplo: Ter medo de algo, que com a exposição você se habitua à situação e o medo vai diminuindo.
Comparação refere-se que sempre estamos comparando a intensidade das nossas emoções de forma consciente e inconsciente em relação a nós e aos outros. Exemplo: Antes eu sentia insegurança, hoje não mais. O outro não tem a mesma tristeza que eu tive ao receber a notícia.
Mudança: as emoções nesse caso têm uma alta intensidade frente às mudanças. Exemplo: Estou desempregado, vai demorar muito para arranjar um emprego novamente.
No próximo artigo escreverei sobre as quatro últimas leis. Te convido nesse intervalo, a refletir sobre as primeiras tendências do funcionamento emocional para que expanda a consciência sobre si e o outro.
Até breve!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa