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As melhores dicas ao Coach brasileiro

O Coaching remete aos ganhos pessoais em aspectos cognitivos e comportamentais, à capacidade de romper com crises e atitudes limitantes, muito mais do que a relacionada com ganhos profissionais.

Para atender solicitação especial quanto a uma pesquisa minha na área de Coaching, voltada ao contexto brasileiro, fiz a revisão em diversos textos e achei oportuno aproveitar o embalo e divulgar aqui o que me parecem ser as melhores dicas práticas ao Coach. Pense em como cada comentário se aplica (ou não) ao seu caso, e compartilhe com os demais leitores as suas experiências.

Antes que alguém crítico pergunte, a revelação interessante da pesquisa está no fato de não haver evidências quanto a influências por gênero, idade (a pesquisa se limitou a maiores de idade) ou mesmo formação (limitada a graduação ou superior), como motivação básica para se aplicar em uma intervenção de Coaching, o que ficou confirmado pelos testes estatísticos. E os processos iniciados e não terminados mostram evidências que as razões geradoras dos problemas nasceram, primordialmente, da inabilidade ou pela postura inadequada do Coach.

A pesquisa concluiu que a descrição da experiência com o Coaching remete aos ganhos pessoais em aspectos cognitivos e comportamentais, à capacidade de romper com crises e atitudes limitantes, muito mais do que como uma prática diretamente relacionada a ganhos profissionais e/ou de carreira. O trabalho desenvolveu diferentes abordagens e demonstrou haver evidências de que a experiência em Coaching amplia a interpretação de “sucesso” para além de “alcançar as metas”.

O depoimento de um respondente da pesquisa pode ser considerado como emblemático para a conceituação do “sucesso”: Sucesso é o alcance da meta ou do resultado, de forma sadia, levando luz para a vida das pessoas. E a razão ao termo “emblemático” está em que a conceituação resume em si as dimensões de alcançar metas, crescimento, transformação e ganhos pessoais. É o olhar atento para o indivíduo-interior, o ser humano, sem perder de vista o resultado. É uma visão que transcende chegar onde se deseja, pois a perspectiva é a de saber aproveitar aquilo que se conquistou interiormente, sendo então uma pessoa diferente e para melhor.

Seja contratado pelo cliente ou pela empresa, a lição que fica para uma relação Coach-Coachee saudável (e produtiva) está no estímulo à reflexão, com o máximo de equilíbrio possível entre a questão objetiva e o ganho-pessoal. No contexto brasileiro, há evidências que mostram ser o ganho-pessoal a prioridade nítida e apropriando-se do texto de um Coachee, de maneira bem simplista, chegamos a concluir que, tanto para quem fez uma ou mais vezes, o “sucesso” em Coaching é “conseguir se transformar em quem você quer ser e atingir o que quer atingir” (ou seja, a transformação interior e pessoal vem bem antes da meta ou do objetivo).

A conclusão a que este pesquisador chega e quer compartilhar com outras pessoas interessadas em Coaching, tanto o teórico como o prático, é a de que tudo começa com a transformação pessoal do Coachee, como base para o desenvolvimento e o ganho interior e cognitivo. Metas e resultados objetivos acompanham o processo sendo um benefício importante, mas que nem sempre é claramente identificável ou mensurável desde o início pelo cliente. Isso pode ser bem complicado no contexto das empresas, mas é uma realidade que parece se evidenciar continuadamente.

É tarefa do Coach contribuir para que os caminhos do cliente sejam iluminados a partir de um processo de autorreflexão. E a luz ao final desse túnel estará em contribuir para que o cliente possa se aproximar do SER que ele tanto deseja construir para, então, ajudá-lo a chegar mais próximo de TER tudo aquilo que deseja concretizar e materializar como seu objetivo. Talvez o Coachee nem tenha consciência desse jogo semântico para que a intervenção em Coaching seja considerada um “sucesso”. Mais eis aí a lição fundamental para o Coach se tornar o agente inesquecível desse “sucesso” e, indo além, ter presença marcante na vida do Coachee.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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