Todos nós nos debatemos com diferentes sombras. Sombras que nos impedem de ter acesso à nossa totalidade. Sempre que estamos assombrados pelas nossas sombras afastamo-nos da nossa luz e por isso nos impedimos de nos ver com clareza e inteiros.
Mas será que existirá uma sombra em cada um de nós que seja “a sombra maior” e que nos impeça, muitas vezes, de observar? Tal é a sua dimensão. Eu acredito, baseado no estudo do Eneagrama, verdadeiramente que sim.
O Eneagrama estuda nove perfis de personalidade. E quando, muitas vezes, vejo recém-chegados ao Eneagrama confusos com a identificação da sua personalidade, observo por vezes como é desafiante para eles observar a sua sombra maior. E tornando assim o seu processo de identificação confuso e frustrante.
É como questionar um peixe, que sempre viveu submerso debaixo de água, se o ambiente que vive é um rio ou oceano. Ele poderia questionar: O que é isso? E nós poderíamos questionar de novo: É doce ou salgada? E ele questionaria novamente: O que é isso?
É essa a dimensão da sombra de cada uma das personalidades, por isso é tão desafiante entendê-la. Então isso significa que se eu identificar o meu perfil de personalidade eu saberei controlar a minha sombra? Não, significa somente que saberás que és peixe e que vives num rio. Não te garante que chegarás ao mar ou a qualquer outra parte…
O Eneagrama nos ajuda de fato a compreender o que nos impede de viver o nosso verdadeiro potencial e mostra-nos um caminho longo e que necessita ser percorrido, passo a passo, até que nos libertamos das nossas sombras. Sempre que essa sombra cresce é bom sinal. É assustador, mas é na verdade um bom sinal. Significa que estamos mais perto da luz. Tal como acontece com um objeto que é iluminado por um foco.
Que sombras afastam cada um dos perfis de ver a sua verdadeira luz e o seu potencial?
No perfil tipo 1, o perfeccionista, a sua sombra maior é entender que o seu mundo só está em equilíbrio quando está perfeito. O vício por aperfeiçoar tudo, nomeadamente ele próprio, nunca lhe garantirá o equilíbrio.
No perfil tipo 2, o prestativo, a sua sombra é achar que só é merecedor do amor dos outros quando se sacrifica para os ajudar, como se eles não fossem autônomos sem o seu auxílio.
No perfil tipo 3, o motivador, a sua sombra é achar que nada aconteça sem a sua intervenção, tornando-se refém de fazer e do reconhecimento pelo mesmo.
No perfil tipo 4, o romântico, a sua sombra é achar que nunca está à altura e que nada que faz é suficiente para a sua harmonia, alimentando um sentimento de que algo está em falta.
No perfil tipo 5, o analítico, a sua sombra é a limitação da sua experiência emocional, tornando-o incompleto e vazio interiormente.
No perfil tipo 6, o questionador, a sua sombra é a dúvida que alimenta a sua eterna incerteza e a sua ação com confiança e fé.
No perfil tipo 7, o entusiasta, a sua sombra é a falta de profundidade, afastando-o do verdadeiro caminho e fazendo com que se disperse na eterna experiência superficial.
No perfil tipo 8, o confrontador, a sua sombra é o controle, não se permitindo confiar e afastando-o da sua sensibilidade e de viver a sua criança interior em harmonia.
No perfil tipo 9, o pacificador, a sua sombra é a apatia e narcotização, afastando-o de mais concretizações pessoais e, muitas vezes, desvalorizando todo o seu potencial para evitar o confronto.
E de que forma essas sombras nos podem ajudar? Poderão ser a chave essencial para que possamos observá-las atentamente e crescer com elas na nossa consciência, sabendo que quanto mais crescemos mais elas irão se sofisticar. O bom sinal é que esse é o caminho da liberdade e de viver ao máximo o nosso potencial.
Se quer saber mais sobre o Eneagrama nos mais diferentes aspectos da sua vida, mas ainda não descobriu a sua personalidade, no site da Eneacoaching.com tem oportunidade de fazer o teste de Eneagrama gratuitamente.
Participe da Conversa