O maior desafio hoje dentro das empresas não é gerir o negócio e sim gerir as pessoas.
Problemas de relacionamento interno tomam tal proporção, que chegam a ameaçar o bom andamento da empresa, gerando mal estar e a formação de grupos antagonistas, que se digladiam em busca de um melhor reconhecimento pelos dirigentes.
O bom andamento dos relacionamentos entre funcionários e os mesmos terem um espírito colaborativo é um grande desafio. O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, afinal, são as pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas.
As pessoas são o maior ativo de uma empresa. A valorização de colaboradores é uma prática que deve estar presente na gestão de todo líder.
São eles que têm o poder de influenciar profissionais através de suas ações. Profissionais desvalorizados tendem a perder o foco, desmotivam-se facilmente, diminuem sua produtividade o que acaba prejudicando e muito o bom andamento da empresa.
Algumas atitudes podem ajudar a manter boas relações interpessoais no ambiente organizacional, uma delas é investir na criação e manutenção de relacionamentos saudáveis.
Evite gerar competição uns com os outros e estimule a colaboração, a busca de um objetivo comum entre colegas e equipes. Esteja próximo de seus colaboradores, cada pessoa é única, com características e personalidades próprias. Por isso, conheça seus funcionários, saiba qual é o perfil comportamental de cada um, assim será mais fácil identificar a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo com cada um deles.
Promover o desenvolvimento de sua equipe é outro ponto importante para manter relacionamentos interpessoais saudáveis, incentivar o desenvolvimento da comunicação assertiva, a escuta ativa e a proatividade é investir no desenvolvimento de habilidades, assim o aprimoramento de competências da equipe é um campo que merece atenção.
Fundamental também é resolver os conflitos. Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo, por isso, é importante que chefes e gestores fiquem sempre atentos aos comportamentos do time, e atuem o mais rápido possível evitando que os conflitos se espalhem.
Quando surgirem os conflitos e as diferenças, aja com cautela e não tome partido de ninguém. Lembre-se que todos são peças chave no sucesso do negócio.
Participe da Conversa