As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito
Controle emocional, foco em resultados, e uma ânsia para prosperar cada vez mais, parecem habilidades necessárias para um bom líder, não é mesmo?
Além de resultados, um bom líder sabe que nenhum negócio prospera sem pessoas.
Uma liderança que inspira outras pessoas, que motiva e engaja seus liderados, consegue destacar o melhor de cada profissional e com isso trazer melhores resultados.
Mas a pergunta que não quer calar: todo líder é perfeito?
Na minha opinião, não!
O líder é um ser humano, e como todo ser humano, ele tem seus pontos fortes e suas fragilidades.
O que diferencia um líder bom ou ruim na minha opinião é um detalhe muito específico, a vontade de ser cada dia melhor!
Uma pessoa com esse perfil, irá errar, mas com certeza irá refletir a respeito e irá aprender com os seus erros.
Essa vontade de querer ser cada dia melhor, mesmo diante dos desafios, não o deixará desistir.
Um bom líder não se vitimiza, um bom líder aprende com os seus erros e assim segue em frente.
São lições que ficam na sua trajetória e o deixam mais forte e mais experiente, com vontade de vencer de apresentar novos resultados.
É aí que começa o show!
Para vencer e apresentar novos resultados, um bom líder precisa de liderados engajados na mesma causa, motivados a apresentarem o melhor de si.
A inspiração vem através de exemplos e não através de discursos, vem através de confiança, parceria, trabalho em equipe… É construída no dia a dia!
O líder confia em suas estratégias, na sua equipe, desenvolve as pessoas, exalta os pontos fortes de cada um… Ele extrai o melhor de cada profissional.
Comemora com o time todas as conquistas, mesmo que seja pequena, não importa, pois foi um avanço em direção ao objetivo final!
Mas é claro que um bom líder não vive em sua bolha, sim existem competições entre pares, superiores, liderados… E ele não pode ignorar esse fato!
É preciso ter inteligência emocional, autoconfiança, jogo de cintura, olhar sistêmico, e malícia corporativa. Por mais vulnerável que possa estar, não deve demonstrar suas fragilidades, seus adversários irão perceber e irão se aproveitar das suas fraquezas…
Faz parte da liderança, se posicionar de forma assertiva, defender suas ideias e seus liderados, se conectar com os demais líderes e executivos…
O tempo todo o líder está lidando com pessoas, e saber se comunicar e se conectar com seus liderados, pares e superiores é o que, de fato, irá gerar melhores resultados.
Um bom líder não é aquele que tem sempre a razão, ou que é superior aos outros, um bom líder é aquele que caminha junto, na mesma direção, que tropeça, que levanta rapidamente, que orienta, escuta, reflete, incentiva, motiva e comemora junto a cada conquista!
Um bom líder não é perfeito, um bom líder é uma pessoa que tem suas fragilidades e mesmo assim se esforça para se tornar cada dia melhor.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre As Vulnerabilidades da Liderança e o Mito do Líder Perfeito? Então, entre em contato comigo. Vou adorar conhecer seu ponto de vista!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Qual é a sua marca profissional?
Participe da Conversa