Já estamos às portas da virada do ano. Certamente no decorrer de 2015 você viveu muitas coisas e, se olhar atentamente para trás, verá que todas os momentos vividos podem servir de aprendizado para a sua vida. Muito tem se falado sobre crise, mas também de oportunidades que surgem para pessoas que estão antenadas à sua realidade. Antes de entrar no ritmo de final de ano, quero chamar a sua atenção para uma reflexão importante. Você já ouviu falar ou já pensou na existência do assédio positivo? Sendo sim ou não a sua resposta quero refletir um pouco a respeito deste assunto.
Classifico como assédio positivo aquele que pode nos dar a medida de como estão os nossos relacionamentos ou contatos profissionais. Geralmente eu pergunto em minhas palestras: Quem no último ano foi assediado profissionalmente, ou seja, outra empresa procurou você para uma proposta de trabalho? Algum amigo já o convidou para abrir um negócio? Já ouviu de algum cliente que quando quisesse, na empresa dele haveria um lugar garantido para você?
Diante desses questionamentos, as pessoas ficam mais quietas e pensativas, mas eu não dou trégua e continuo: Quem nos últimos seis meses foi assediado profissionalmente? Nos últimos três meses? No último mês? Na última semana? Quem não levantou a mão até agora está morto, está fora do mercado.
Pode parecer brincadeira, mas se durante todo o ano de 2015 você não foi percebido como um profissional com diferencial, se nenhum gestor cobiça ou demonstra interesse pelas suas competências, se você não recebe ao menos um elogio por alguma estratégia ou sugestão diferenciada, eu, sinceramente, sinto muito! Infelizmente você não tem sido o protagonista da sua história. O seu marketing pessoal está deficiente e talvez você já nem saiba com clareza quais sãos seus diferenciais competitivos no mercado. Cuidado! Ligue o alerta! Se você não está sendo o galã da sua novela, certamente existe um que está ocupando um lugar de destaque e atraindo muito mais audiência. Uma coisa é certa: gente boa quer gente boa ao seu lado – pensar diferente é uma triste ilusão.
No mundo existem sete bilhões de pessoas – um recorde do Universo! Entre essas pessoas, três bilhões são mulheres, oito são top model, mas somente uma é Leila Navarro. Esse mesmo raciocínio você pode seguir para a sua vida. Só existe um de você e nada mais! Por isso, para conseguir um papel de protagonista, ser o mocinho do filme, o galã da novela, o atleta medalha de ouro nas Olimpíadas, o campeão da nossa escolha é necessário fazer o impossível, ir além do dever e da responsabilidade, ser COMPROMETIDO com suas próprias escolhas.
O assédio positivo acontece quando somos percebidos pelo que escolhemos fazer de melhor. Por isso é importante ficar atento. Se você não anda inspirando interesse “fora de casa”, o de “dentro de casa” pode estar fingindo que a sua presença corresponde às necessidades! Você acha que estou sendo cruel? Nada disso. Não existe nada de crueldade nessas observações, muito pelo contrário. Estou apresentando uma realidade iminente na vida de cada um de nós. Se você não estiver atento às mudanças, ao desenvolvimento de suas competências, habilidades e talentos, corre sério risco. A zona de conforto é um risco grande tanto na vida pessoal como na profissional. O grande aprendizado é se colocar atento e consciente o tempo todo, assim como os escoteiros: “Sempre alerta”. Quando começar a alinhar os seus projetos para 2016, coloque como objetivo principal ser assediado, comprometa-se com seus projetos e verá que coisas incríveis acontecerão. Estarei torcendo por você.
Participe da Conversa