Assessment para Identificar Pontos Fortes
Muitos falam que precisamos desenvolver e trabalhar os nossos pontos fracos, e por que não trabalhar e fortalecer aquilo que temos de mais forte?
O que seria do Cristiano Ronaldo se seus pais o colocassem para tocar piano em vez de jogar futebol que já era seu ponto mais forte? Provavelmente ele não seria o melhor do mundo não é mesmo?
Você já parou para pensar se isso acontecesse com todos nós na infância? Tiramos nota boa em português e ruim em matemática e somos colocados em aula de reforço de matemática. Acabamos nos tornando mediano nas duas matérias. Tudo seria diferente se tivéssemos aula de reforço naquela matéria que já somos bons, podendo assim, nos tornar o melhor do mundo naquilo.
E nas empresas essa história não é diferente, contratamos profissionais que possuem uma ótima competência técnica e ignoramos o fato de que os comportamentos é algo muito mais difícil de aprender do que um conhecimento em específico. Contratamos a pessoa pensando em desenvolver seus pontos fracos e então no futuro teremos um profissional mediano, infeliz, sem comprometimento e desengajado.
Agora, já parou para pensar na grande transformação que poderia acontecer nas empresas e nas pessoas se os profissionais fossem contratados avaliados por seu maior potencial e talento? Se pararmos de focar em pontos a desenvolver e começarmos a focar naqueles pontos fortes que podemos potencializar ainda mais? O que mudaria se as pessoas estivessem, de fato, mais alinhadas ao seu real talento?
Vou citar aqui apenas alguns ganhos para ambos os lados, a saber:
- Maior desempenho e produtividade;
- Colaboradores mais felizes e engajados;
- Diminuição do turnover e absenteísmo;
- Menos tempo e investimento em treinamentos;
- A pessoa certa no lugar certo;
- E muito mais.
Ter compromisso, responsabilidade e vestir a camisa da empresa é tudo que as empresas desejam de seus colaboradores, mas para conseguirem isso é preciso colocar as pessoas onde elas realmente desejam estar. E como fazer isso de forma objetiva e assertiva? Os diversos tipos de assessment que encontramos no mercado podem nos ajudar, mas é extremamente importante saber o que cada assessment mede para o processo ser conduzido da forma certa.
Medir apenas os comportamentos em um processo como este não será suficiente, somos muito mais do que a forma como nos expressamos. Precisamos entender o ser humano de forma mais profunda, quais são os valores pessoais e de carreira, motivações ocultas, orientadores de carreira, inteligência emocional, a forma como pensamos e tomamos decisões, outras inteligências, etc.
Sim, é um processo um pouco mais complexo, mas que trará grandes benefícios para a empresa e para o colaborador.
Quando sou contratada para prestar consultoria de assessment ou desenvolvimento dentro de organizações faço um mapeamento detalhado do que a empresa precisa implantar de ferramentas. Como atuo neste mercado há10 anos conheço muito bem o que ele oferece e consigo ajudar de forma assertiva.
Para ajudá-los a iniciar este processo vou deixar aqui duas indicações de assessment que avaliam além dos comportamentos, a saber:
DISC com valores – Neste assessment conseguimos medir os comportamentos baseado na metodologia DISC, identificando as facilidade e dificuldades comportamentais e, os valores pessoais e de carreira, o que a pessoa gosta ou não gosta, trazendo assim informações de como engajar e motivar.
PERFIL SOLUT – Uma ferramenta inovadora e diferente de tudo que já vi, baseada em neurociência traz de forma objetiva o que desenvolvemos mais ao longo da nossa trajetória, o que fazemos porque temos que fazer, o que fazemos de forma fácil, feliz e com muito mais performance. Cruza comportamentos com Inteligências Múltiplas.
É claro que existem outras ferramentas e atuo com elas dependendo do caso, mas acredito que se você começar por alguma das duas citadas acima já terá avançado muito no quesito identificar e trabalhar pontos fortes para colocar a pessoa certa no lugar certo dentro da sua organização. Lembrando que mais de 90% das empresas trabalham apenas em cima de comportamentos observáveis. Então, se sua empresa desejar se diferenciar e atrair talentos precisará mudar as ferramentas que utiliza internamente.
Se você precisar de ajuda para mapear qual ferramenta precisa implantar ou de mentoria em assessment pode contar comigo. Terei prazer em contribuir para alavancar os resultados da sua organização.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre assessment para identificar pontos fortes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Katia Miyazono
http://www.acertorh.com.br/
Confira também: Problemas com a Gestão de Tempo? Este Assessment pode ajudar!
Participe da Conversa