Assuma 100% da Responsabilidade e Transforme Sua Vida!
Vale a pena assumir 100% da responsabilidade por nossas escolhas ou devemos colocar embaixo do tapete?
Bem, na medida que você assumir 100% da responsabilidade por suas escolhas poderá ter uma grande oportunidade para aprender, crescer e evoluir.
Muitas vezes acreditamos que assumir a responsabilidade seja um fardo porque me deixará em situação de vulnerabilidade e o outro poderá usar qualquer coisa contra mim.
Por isso mesmo gastando mais energia, ficando angustiada e com medo muitas vezes as pessoas escolhem fugir da responsabilidade. Culpam o outro, as circunstâncias, o governo, o chefe, o colega ou seja lá o que for.
O que não é percebido é que assumir 100% de responsabilidade é empoderar-se de si mesmo. É tomar as rédeas da própria vida, encarar as situações de frente e ir em busca de soluções positivas. Além disso, assumir 100% de responsabilidade é um ato de coragem e autenticidade. Um ato que mostra sua disposição para lidar com as consequências das próprias decisões.
Vale ressaltar que, quando a pessoa assume 100% da responsabilidade, ela pode influenciar e moldar sua realidade por meio de suas próprias escolhas e atitudes, sendo capaz de se comprometer a agir de acordo com seus objetivos e desejos.
O que você tem feito para não ser 100% responsável? O que você ganha quando não assume 100% da responsabilidade?
O ganho secundário em não assumir 100% da responsabilidade é evitar confrontar as próprias falhas ou limitações. E pode dar uma sensação temporária de alívio ou proteção contra a culpa ou o medo de enfrentar as consequências de nossas ações.
Porém, no longo prazo, é possível que essa atitude venha a minar a autoconfiança bem como prejudicar as relações interpessoais. Isso porque a falta de responsabilidade pode gerar desconfiança e ressentimento por parte dos outros.
Assumir a responsabilidade, por outro lado, pode promover o crescimento pessoal e fortalecer os laços com os outros, criando um ambiente mais saudável e produtivo. Dessa forma, desenvolve o estado resiliente trazendo segurança e proteção.
Será importante ressaltar o que repetidamente vem acontecendo em relação à responsabilidade, que está diretamente ligado aos padrões que fazem parte das suas crenças e experiências de vida que não foram das melhores e levam você ao mesmo drama.
Será importante se perguntar o que estou criando, permitindo ou promovendo para que esse padrão de drama seja mantido?
Quais os pensamentos, sentimentos, que podem ser distorcidos, crenças, vieses cognitivos e comportamentos que podem estar desconectados da realidade que estou alimentando a repetição de situações negativas?
Na medida que buscar o autoconhecimento será possível reconhecer esses padrões, será possível trabalhar para mudá-los e buscar soluções mais positivas.
Como seria refletir para que este possa ser um passo importante para promover mudanças positivas em sua vida?
Um grande abraço
Gostou do artigo?
Quer saber mais por que assumir a responsabilidade pode promover o crescimento pessoal e fortalecer os laços com os outros, criando um ambiente mais saudável e produtivo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um grande abraço,
Wania Moraes Troyano
Especialista em Resiliência Científica e Neurociências
http://www.waniamoraes.com.br/
Confira também: Como deixar de sofrer pelo que me dizem ou fazem?
Participe da Conversa