Atenção Palestrante, antes de motivar alguém, MOTIVE VOCÊ!
Estamos na era em que todos querem ensinar, levar o conhecimento, treinar pessoas e desenvolver as pessoas com um único objetivo: faturar muito com as experiências adquiridas pelo tempo de profissão.
E o que vemos no mercado de treinamentos e de palestras, são profissionais que pensam que apenas a fórmula de oferecer cursos e conceitos transformadores vai mudar a vida das pessoas que os assistem ou acompanham o trabalho deles.
Acompanho inúmeros influenciadores, formadores de opiniões, treinadores, professores e palestrantes buscando oferecer o que possuem, o conhecimento. Mas esquecem do sentido de ensinar, treinar ou orientar alguém que é ver a mudança nas pessoas que utilizarão das ferramentas transmitidas. E, com todo o conceito técnico, entenderem que aquela foi a solução que tanto buscaram.
Afirmo, nesta coluna, que os mesmos palestrantes e demais denominações que temos nos dias atuais, se perderam no pensamento. Em todas as ocasiões que possuem em multiplicar o conhecimento, como por exemplo, em lives, palestras, treinamentos ou mentorias, sempre estão com um único foco: vender algo para a sua audiência, quando o objetivo de quem está à frente é adquirir uma nova teoria para aplicar em sua área que mais necessita de mudança.
Diante desse novo conceito de vender o conhecimento, os experts precisam entender que a bagagem intelectual é a base para que formem uma mentalidade diferente para que, o verdadeiro resultado, seja o de transformar e não o de lucrar.
Explico a você a minha teoria: veja como é muito mais satisfatório quando convidado a palestrar para uma empresa, todo o planejamento da apresentação seja fundamental para mudar a direção daquele grupo de colaboradores, alcançando o objetivo principal da companhia que é formar profissionais com novas ferramentas que alavancarão os negócios e o faturamento de quem o contratou.
Em muitas ocasiões, somos responsáveis em usar nosso conhecimento para motivar as pessoas. E que por um motivo ou outro, não enxergam possibilidades de crescimento pessoal ou profissional.
O que podemos fazer para motivar alguém se dentro de nós, palestrantes, temos pensamentos distintos dos objetivos do nosso cliente?
A resposta é simples: quando enxergarmos em nós o sentido de ensinar ou treinar, vemos que as mesmas necessidades das pessoas que estão nos assistindo são as nossas. E, que antes de buscar um GATILHO mental para surpreender a audiência em questão, temos que praticar essa mesma teoria e ferramenta em nós. Dessa forma, a mudança partirá do nosso coração e não da nossa mente. Porque, muitas vezes, a motivação de transformar está na percepção que temos da nossa visão do mundo.
Motive-se e se tornará o motivador que todos esperam!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se motivar antes de motivar alguém? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo!
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Quando Sua Opinião prejudica a comunicação com as pessoas?
Participe da Conversa