Atenção Palestrantes, o Cuidado com a Voz é Fundamental!
Quem nunca abriu alguma plataforma ou rede social, que permite a realização de lives para os seus membros e, logo se deparou com algum influenciador, palestrante ou o novo integrante dessa chamada era digital, o lançador de infoprodutos, apresentando o respectivo conteúdo e a qualidade da voz, deste, estava desgastada?
Esse é o mal de todos os profissionais que estão dispostos a oferecerem os seus conhecimentos para um determinado público-alvo. Contudo, diante de todo o planejamento criado pelos marqueteiros digitais há o esquecimento de consultarem um profissional de fonoaudiologia.
A voz é a ferramenta que transmite todo o conteúdo e pouco é lembrada. Quando percebemos, vemos os profissionais falando como patos, maritacas e com o timbre vocal de uma pessoa que fumou por 25 anos ou então com uma rouquidão que não permite o entendimento. E, o mais comum dos dias atuais, a entonação de algumas interpretações que não são reconhecidas pela audiência.
Eu tenho 23 anos de carreira como comunicador, palestrante, treinador motivacional. Além disso, sou um negociador de muitos projetos, durante a minha rotina diária. Em outras palavras, falo todo o tempo em que estou acordado e afirmo, todo cuidado é pouco para nossa carreira. Então, não se prenda em adquirir apenas os conhecimentos e aprimorar as suas técnicas, sem se preocupar com você.
Quais cuidados são necessários para cuidar da voz?
As perguntas corretas são – Como está a sua voz? Há quanto tempo você não realiza um exame específico para avaliar as pregas vocais? Quantas vezes ao mês você visita a fonoaudióloga?
Algumas dicas que eu realizo durante a minha rotina diária que sempre me ajudam a manter a qualidade da minha voz:
- Dormir o suficiente para recuperar o desgaste do dia anterior;
- Realizar relaxamento dos músculos da face, pescoço, cabeça e ombros;
- Concentrar a respiração pelo diafragma;
- Realizar exercícios para aquecimento antes de qualquer atividade no qual utilizará a voz;
- Evitar a ingestão de líquidos gelados, principalmente durante a execução das atividades;
- Não ingerir alimentos que geram acidez;
- Este é pouco utilizado pelos palestrantes ou comunicadores em geral, o desaquecimento da voz.
São inúmeras técnicas que eu poderia apresentar para você, leitor, mas o objetivo é conscientizar os profissionais para que não sejam apenas fornecedores de conteúdo com vozes desconfiguradas do original.
Espero que mantenha a qualidade por completo, além do conhecimento, possa utilizar a voz para realizar interpretações envolventes. Que suas apresentações tenham horas de duração, sem que o cansaço atrapalhe assim todo o investimento feito para o seu evento.
Então cuide da voz e lembre-se: “A prática é a defesa da falha e não se deixe levar pela empolgação do sucesso!”.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o cuidado com a voz? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: A Oratória na Era das Reuniões On-line, como usá-la?
Participe da Conversa