Hoje vou escrever sobre Boas Energias. Vou escrever sobe Feng Shui.
E o que Feng Shui ou Energias tem a ver com Coaching? Nada. São assuntos totalmente diferentes.
Mas, se o ambiente em que você trabalha está com uma Energia Positiva, vai afetar diretamente seu desempenho, humor e sua autoestima. Aí ficará mais fácil até para trabalhar seu processo de Coaching.
Vamos agora falar sobre Boas Energias no trabalho ou na empresa.
Muitos brasileiros almejam ter seu próprio negócio. O que poucos sabem é que está no “sangue” do brasileiro ser empreendedor por natureza. É o que mostrou uma pesquisa feita em vários países, em que o Brasil se destaca com o maior índice de empreendedorismo.
O brasileiro tem muitas ideias e pontos favoráveis para ter seu próprio negócio. É criativo, gosta de trabalhar, sabe produzir e vender como ninguém um produto ou serviço com qualidade. Tem jogo de cintura e coragem para abrir e ver seu próprio negócio funcionando. É arrojado até demais, às vezes.
Na busca de ver seus negócios prosperarem, o empreendedor usa de todas as armas. Muitos deles entram em contato comigo através desta coluna para pedir orientação ou tirar dúvidas de como o Feng Shui pode melhorar a Energia de seu negócio.
As perguntas mais comuns que recebo são: Qual a cor que devo pintar meu escritório de advocacia para atrair clientes? Qual o número do imóvel que a empresa deve ter para atrair mais prosperidade? Tenho uma loja de roupa infantil. Como aplico Feng Shui nela?
A resposta inicial que dou a estes empreendedores não é muito agradável, mas é sincera: Feng Shui não diz se uma cor ou número de imóvel irá atrair mais clientes ou dinheiro, nem tem dicas simples para ficar rico do dia para noite. Quando falamos de empresas, estamos falando da aplicação de Feng Shui empresarial e comercial, um ramo da técnica de harmonização de ambientes muito especifico e rico em detalhes na hora da aplicação, mas com resultados muito prósperos para a empresa.
Aí o leitor ou leitora pensa: “Ótimo. Basta eu aplicar o Feng Shui comercial no meu negócio e vou ganhar muito dinheiro!”
Quase certo o pensamento. Mas, o Feng Shui comercial, como disse, é mais complexo. Nesta técnica, o Feng Shui irá estudar a energia de um imóvel onde a empresa está localizada, com a intenção de verificar como está a circulação desta energia no imóvel e saber se há pontos problemáticos e negativos que podem atrapalhar ou não a energia dos ambientes. Caso haja problemas energéticos, o Feng Shui irá propor soluções, além de energizar mais os ambientes.
Na sequência, aplicamos o Ba-Gua no imóvel, localizando e ativando os Setores do Ba-Gua – dinheiro, clientes, sucesso, negócios, trabalho, etc. Iremos também verificar como está a energia da empresa e de todos que trabalham nela para detectar se algo ou alguém está fora de sintonia. Pronto. Feng Shui aplicado no empreendimento.
E agora? É só esperar o cliente bater na porta. Certo?
Não, ainda não. Faltam alguns pontos fundamentais a serem analisados para saber se o negócio vai ou não dar certo. Estes pontos não serão analisados pelo Feng Shui, mas por você que é dono. Recomendo iniciar analisando a energia dos responsáveis pelo negócio e sua administração. Falo isto por experiência própria como consultor de Feng Shui para empresas.
É surpreendente descobrir que o problema da empresa está no próprio dono ou nos diretores, que não acreditam muito no próprio potencial do negócio ou no seu próprio potencial como empreendedor.
Como um negócio pode dar certo se o pai do negócio não acredita no próprio investimento ou em si mesmo?
Como um negócio pode dar certo ou fluir se para o dono o negócio é um simples passatempo ou hobby?
Como pode um negócio dar certo se ele foi montado para “ganhar ou ter uns trocados”?
Como um negócio pode dar dinheiro se ele foi montado para o dono ter mais tempo para ficar com a família ou poder curtir mais a vida? Até aonde eu saiba “o boi engorda sob os olhos do dono”.
Como vender mais se não há propaganda ou divulgação na mídia? Como o negócio pode dar certo se, a cada minuto, alguém fica falando que está no ramo errado ou está sempre pessimista?
Aliás, pessimismo, reclamação constante e pensamento negativo são grandes bloqueadores de negócios, pois a pessoa fica tão negativa que não consegue pensar em novas ideias de trabalho, não enxerga os erros e espanta os clientes.
Antes de abrir seu próprio empreendimento ou colocar mais energia no que já está aberto, pare e pense como você vê seu negócio ou para que você já tem um. Muitas vezes, o erro está na finalidade de ter o negócio.
Se alguém quer uma dica para fazer o negócio fluir, é só ler este artigo algumas vezes e aplicar o Feng Shui para Negócios.
Participe da Conversa