A tecnologia alterou completamente a forma com que fazíamos negócios, exigindo dos profissionais maior competência, ética, destreza, dinamismo, conhecimento dos produtos e serviços e conhecimento das ferramentas disponíveis para a cura das necessidades do cliente.
Esta nova forma de negócio, vem nos proporcionar um tempo maior para observar atentamente o comportamento e necessidades dos clientes, que até então era ignorado. A preocupação constante era vender preço ou inovar produtos, sem o mínimo de atenção e respeito ao cliente.
Competir com a inteligência artificial é impossível, nós, seres humanos, não somos capazes de alocar, gerir, analisar, tabular, comparar todos os dados disponíveis e tomar decisões, porém somos capazes de desenvolver competências necessárias para executar outras centenas de coisas que somente os seres humanos podem fazer, tais como: relacionamento, negociação, lembranças, o toque, o aperto de mão, o olho no olho, a empatia, a confiança e por fim a experiência de compra proporcionada ao cliente.
Qualquer coisa que não for digitalizada ou automatizada terá um extremo valor, pois por maior que seja o desenvolvimento tecnológico, este nunca substituirá o relacionamento humano, o “tête a tête”.
Atualmente acredita-se que somente a tecnologia é suficiente para a satisfação das pessoas, porém este pensamento não condiz com seu real desejo, sendo assim quem tiver este equilíbrio conseguirá destaque no mercado e com a certeza de que deve atuar imediatamente neste GAP, fazendo a fusão tradição x tecnologia.
A cada dez consumidores que pesquisam preços através da Internet, ao menos, nove deles se dirigem à loja física para tocar, manusear, sentir, conhecer e ter a espetacular experiência de compra.
A Venda Online, a cada dia ganha mais espaço, segundo a pesquisa de maio de 2015, realizada pela CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, mais de 26 milhões de brasileiros compraram, pelo menos, um produto na rede no ano de 2014. Embora este hábito esteja menos presente em consumidores com idade superior a 50 anos.
A pesquisa detectou que 63% das pessoas visitam lojas físicas antes de comprar produtos através da Internet. É neste momento que o profissional deve estar preparado para atuar.
Estes dados são de suma importância e relevância para que a equipe de vendas reflita, entenda o novo consumidor (B2B ou B2C), observe tendências comportamentais e trace novas estratégias.
Não enxergue a tecnologia como um iminente inimigo, aprenda a usufruir de seus benefícios e use-a como aliada. No mercado existem inúmeras ferramentas disponíveis que estão ao alcance dos profissionais, e sendo bem utilizadas agregam alto valor no relacionamento com os clientes. Uma importante forma de aumentar o fluxo de clientes em suas lojas físicas possibilitando oferecer e demonstrar novos produtos.
Conhecendo algumas Tendências comportamentais
As tendências influenciam e transformam nossos consumidores no que tange às suas preferências e peculiaridades, sejam elas pela rotina dos grandes centros urbanos, mudanças comportamentais, evoluções científicas e tecnológicas, tendo como escopo o futuro das gerações. O mundo nos próximos anos será de fato mais interconectado.
Este cenário é percebido pela participação ativa dos consumidores por meio online, que influencia no processo de relacionamento das empresas através da experiência de consumo, mudando totalmente seu comportamento.
A tendência comportamental é duradoura, sua influência na sociedade e no estilo de consumo será por um longo tempo.
Segundo estudos realizados, pela Inova Consulting, destaco algumas tendências que mudam o comportamento dos clientes e como podemos usar a nosso favor nesta fusão com a tecnologia.
Empowerment
O desejo dos consumidores em ter a decisão em suas mãos e assim agilizar seu atendimento e definir qual escolha será mais atraente. Consumidores modernos não querem esperar para serem atendidos, querem agilidade e objetivação em seus pedidos e soluções.
Compra Consciente
Hoje, os consumidores analisam e esmiúçam a fundo suas vantagens e desvantagens ao adquirir um produto ou serviço, o profissional de vendas deverá levar a estes consumidores uma importante experiência com seu serviço personalizado, para que tenham a sensação de serem únicos.
Os clientes desenvolvem necessidades específicas, enquanto descobrem, avaliam, compram, acessam, usam e obtêm suporte a respeito dos serviços e produtos relacionados a uma empresa.
Experiência de Compra
A experiência de compra terá cada vez mais papel fundamental na construção da relação emocional dos clientes com os profissionais, as organizações e as marcas.
Storytelling – Resgate do passado para criar o futuro
Os clientes têm a necessidade de relembrar o passado, e estarem rodeados por imagens, símbolos e histórias que liguem o imaginário às raízes gerando identificação e integração.
Crowd Everything – Co‐criação
Nossos consumidores desejam fazer parte da criação, das melhorias, sugestões e experiências nos produtos e serviços, alinhando à sua expectativa.
Finalizando os conceitos acima:
- Mude seu modo de agir e interagir com seus clientes;
- Observe atentamente o comportamento do cliente;
- Otimize o recurso mais escasso na sociedade contemporânea: a atenção das pessoas;
- Entregue o que realmente o cliente veio buscar;
- Agregue a tecnologia a sua competência no relacionamento com o cliente.
O grande segredo da fusão tradição x tecnologia está na prontidão, no agora, no retorno imediato, utilize o poder destas ferramentas tecnológicas.
Seja gentil e ético, pois o contato humano jamais será exterminado e o relacionamento será sempre a moeda de maior valor na diferenciação do Novo Mundo.
Quanto mais cedo você e sua equipe começarem a experimentar essas modalidades de relacionamento, maiores serão as chances de sobrevivência em um Mundo cada vez mais dinâmico e automatizado.
Bem-vindo ao futuro, onde a inteligência artificial, jamais, irá superar a abordagem pessoal e emocional!
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