Atitude empreendedora. Como eu gosto dessa expressão. Quando me deram a oportunidade de sugerir o nome de uma coluna para a minha participação no portal Cloud Coaching não tive dúvida! Para mim a palavra “empreendedor” remete à força, à atitude, à persistência, à coragem e à disposição para se reinventar! E, já que vamos ter muitas oportunidades para nos encontrarmos por aqui, quero falar neste artigo de estreia sobre a importância de investir na autoconfiança. Aliás, olha aí outro aspecto inerente ao perfil do empreendedor.
Tenho observado uma movimentação bem interessante no mundo corporativo. Atuo como palestrante profissional há 16 anos, mas me comporto e trato a minha carreira como se eu tivesse um ou dois anos de presença ativa no mercado. Se eu não permanecer atenta, a diferença entre a minha marca profissional e a de um profissional com pouco tempo de carreira, pode ser zero.
No mundo moderno, o tempo de caminhada profissional deixou de ser garantia de posicionamento. Isso tem se transformado muito rapidamente de algumas décadas para cá e, com a velocidade da comunicação e das mudanças, os anos de carreira têm sido cada vez mais mero detalhe. Tem muito profissional novinho de idade e de experiência, mas com uma capacidade tremenda de fazer conexões e associações no mundo dos negócios.
A habilidade com tecnologia e o acesso ao conhecimento gerado na Internet estreita mundos, realidades, sociedades e geram novas possibilidades, o que justifica o surgimento de tantas inovações! Uma boa parte dos jovens dessa nova geração tem o empreendedorismo nas veias! A maioria trabalha por um ideal e não tem medo de desbravar o novo. Isso faz muito diferença! Mas esse comportamento não deve ser encarado como ameaça pelos profissionais mais maduros e sim como perspectiva de novos negócios, novas possibilidades! Cada um de nós deve se colocar como empreendedor do próprio talento.
A autoconfiança é uma habilidade muito importante para todo e qualquer profissional e pode ser um grande diferencial na conduta de um profissional – e se desenvolve com exercício e treino. Pense em um jogador de basquete! Ele precisa treinar lances, aperfeiçoar técnicas! Investe tempo para ter excelência e conquistar vitórias. A autoconfiança se adquire cada vez que uma pessoa reconhece um acerto, um aprendizado.
O sucesso de muitos empreendedores tem origem justamente no desenvolvimento da autoconfiança, independentemente do seu tempo de mercado. A falta dessa habilidade pode se manifestar em sentimentos de incapacidade, impotência e dúvidas paralisantes sobre si mesmo. Quem não confia em si sente muita dificuldade para enfrentar desafios e cada fracasso, quando acontece, confirma uma sensação de incompetência, trazendo muito sofrimento.
A vida do empreendedor deve ser comparada a um relacionamento. Cada um de nós precisa ter coragem de perguntar se seríamos capazes de atrair, seduzir e conquistar a pessoa amada que convive conosco. O meu termômetro para avaliar se devo continuar investindo em um negócio parte de três princípios: estou me divertindo, estou aprendendo e estou ganhando dinheiro. O divertimento é o prazer da alma na matéria, aprender é o desenvolvimento como ser humano, ganhar dinheiro significa que as pessoas precisam do que sei e faço. Tudo isso tem um propósito, mas torna-se uma condição simplista se não for alicerçado em valores, sentido de vida e amor, então não vale a pena.
Mais que tempo de carreira, o sucesso hoje exige urgência, consciência constante e o saber lidar com todas as exigências de um mercado altamente competitivo com qualidade de vida. Haja desafio! Mas, vale a pena.
Participe da Conversa