Qualificando a Palavra:
O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O autoconhecimento pode ser obtido através da meditação (na ioga, por exemplo), psicoterapia, fenomenologia, psicologia cognitiva, psicologia comportamental, psicanálise etc.
Autoconhecimento como objeto de investigação científica:
O conhecimento de si distingue-se do conhecimento de outras coisas (as coisas exteriores ao sujeito) por ser imediato, no sentido de não depender de evidências. Pode-se dizer que o autoconhecimento é fruto da introspecção. O sujeito tem acesso privilegiado aos próprios pensamentos, isto é, conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem. Tal acesso privilegiado é a marca da autoridade da primeira pessoa, pois usualmente o que o sujeito diz sinceramente que pensa deve ser considerado como o que ele pensa, enquanto o que outra pessoa diz que o sujeito pensa usualmente não é um relato que desfrute da mesma autoridade.
A frase “Conhece-te a ti mesmo” foi dita e escrita por Sócrates. Ele se referia à nossa relação com o mundo…
Se você quiser se conhecer melhor, pergunte de você para os outros. E se fizer isto, não se espante e ouça porque realmente a outra pessoa pode te conhecer melhor do que você mesmo.
Não é sempre que paramos e ficamos em silêncio para encontrar com o nosso EU. Isto é um exercício e nem sempre gostamos do que enxergamos. Podemos até negar. Se conseguirmos por meio de qualquer instrumento trabalhar o autoconhecimento, ele irá nos ajudar a resolver situações de ordem pessoal, comportamental, profissional etc.
Não pense que a tarefa é fácil e nem dolorosa, porém o resultado é espetacular. Esta é uma das formas de tomar o Destino da Sua Vida em Suas Próprias Mãos e ter Sucesso. Você será o único responsável pelas suas escolhas.
FRASES INSPIRADORAS
“Eu sou eu e minhas circunstâncias.”
(José Ortega y Gasset)
“Habitualmente detestamos o que nos é semelhante e nossos próprios defeitos vistos de fora nos exasperam.”
(Marcel Proust)
“As coisas sobre as quais menos falamos são aquelas em que mais pensamos.”
(Charles A. Lindbergh)
“Costumamos encontrar nosso destino justamente onde nos escondemos para evitá-lo.”
(Provérbio Chinês)
“Da verdade e do bem possuímos uma parte misturada com a falsidade e com o mal.”
(Blaise Pascal)
“Nós nos julgamos pelo que nos propomos a fazer, os outros nos julgam por aquilo que fazemos.”
(Henry Wadsworth Longfellow)
-Todos têm problemas e preocupações, mas frequentemente nossos maiores problemas são causados por nós mesmos.”
(Tsai Chih Chung)
E para finalizar Victor Giudice nos deixa esta frase:
“Nossa vida é uma história policial. Temos nossos segredos e pequenos crimes perfeitos.”
Até o próximo encontro!
Feliz Ano Todo!
Participe da Conversa