Autoliderança: Como assumir o Protagonismo da sua Carreira
Autoliderança é a habilidade valiosa de liderar a si mesma, assumindo o protagonismo da sua vida com a clareza sobre onde se quer chegar. É seguir uma rota clara rumo ao sucesso, sem se deixar levar por distrações ou obstáculos.
A sua prática nos permite controlar nossas ações, pensamentos e emoções para alcançarmos nossos objetivos.
Quando você é líder de si, não transfere o seu desenvolvimento, nem crescimento à ninguém. Assume completamente a responsabilidade pela gestão da sua carreira, traça metas e objetivos e trabalha arduamente para conquistá-los.
Liderar não é uma tarefa simples e fica ainda mais complexa quando se trata de nós mesmos. A prática da autoliderança requer outras habilidades como o autoconhecimento, a automotivação, o autocontrole e a autoconsciência.
Não adianta, quando o assunto é a gestão da nossa carreira, o desenvolvimento de habilidades e o conhecimento sobre o que somos capazes de realizar, além do controle de nossas emoções são fundamentais para que consigamos nos desenvolver e chegar aos nossos objetivos.
Quando você está focada em construir uma carreira bem-sucedida, estará mais engajada nos processos, projetos e em relacionamentos que lhe proporcione chegar aonde quer chegar. Afastando de si tudo o que não agrega valor para essa jornada maravilhosa que você escolheu trilhar.
Bora?
Como podemos desenvolver a autoliderança?
Liderar pessoas exige certa maturidade, contudo precisamos primeiramente saber liderar a nós mesmos para nos tornamos uma boa liderança feminina. É preciso voltar toda a atenção para dentro de nós, analisar nosso comportamento diante de todas as situações, desde as mais fáceis até as mais desafiadoras. Com isso, você vai reconhecendo suas habilidades e fraquezas, além de entender o que precisa ser mudado para alcançar melhores resultados no seu dia a dia.
E aí, não estamos falando só da vida profissional, mas também da vida pessoal, afinal não há como dividir você em duas. Tudo o que acontece em casa e nos relacionamentos pessoais afeta nosso desempenho no trabalho e vice-versa. Então, equilibrar os “pratinhos” também é importante.
Temos cinco dimensões que compõe autoliderança, são elas:
1. Significado:
Entender o que tem significado pra você e faz sentido para a sua vida é a primeira etapa nesse caminho para o sucesso. Defina e escreva o seu propósito para que a partir dele possa traçar um plano, com objetivos e metas para a sua carreira;
2. Visão positiva:
Ter um olhar positivo sobre as circunstâncias é sempre bom, mas temos de ir um pouco além, enxergar o nosso lugar no mundo e nos posicionarmos de maneira positiva, acreditando em nosso potencial de realização;
3. Gerenciamento de energia:
Há de se ter energia para dar conta das tarefas de nossa rotina. Por isso é tão importante cuidar para que ela esteja sempre em alta e nos proporcione um bom desempenho. Para isso é necessário cuidarmos com zelo da nossa saúde, corpo e mente. Além de canalizar a energia necessária para lidar com as situações, nem mais, nem menos, mas o necessário;
4. Conexão:
Buscar conexões interessantes que possam te apoiar na jornada. Referências no seu setor de atuação, pares que estão se destacando na carreira, gestores que possam ser mentores e também pessoas que possam te apoiar. Criar alianças e parcerias que sejam prazerosas, para ambos;
5. Engajamento:
Engajar-se verdadeiramente com as pessoas, com autenticidade, empatia, generosidade e assim, construir relacionamentos baseados na confiança e na credibilidade.
Por que é importante desenvolver esta habilidade?
Sem autoliderança nossa carreira fica sem direcionamento, somos levados pelo acaso e pelas oportunidades que aparecem, ou não. Dessa forma, vamos levando a vida de acordo com as possibilidades que nos são impostas.
Peter Drucker, considerado o pai da administração, disse em 1999, no seu texto Managing Oneself, publicado pela Harvard Business Review.
“Vivemos em uma era de oportunidades sem precedentes: se você tem ambição, garra e inteligência, consegue chegar ao topo da profissão que escolher – não importa onde começou. Mas com a oportunidade vem a responsabilidade.” (Peter Drucker)
Vejam que se tomamos a responsabilidade por nosso sucesso e desenvolvemos as habilidades necessárias para alcança-lo, então nada nos impedirá de chegar ao topo. Criaremos oportunidades e ultrapassaremos todas as barreiras, mas temos de sentar na cadeira de CEO da nossa vida.
Defina seus objetivos, estabeleça suas metas, crie um plano de ação e um de desenvolvimento de suas habilidades, cuide da sua saúde e equilíbrio emocional. Dessa maneira, ninguém vai te segurar!
Eu desejo que você conquiste tudo o que sempre sonhou. Seja protagonista da sua história e colha assim todos os frutos dessa linda jornada.
E como sempre faço, deixo aqui alguns livros que podem te ajudar a entender melhor sobre autoliderança.
- Autoliderança e o Gerente-minuto – Ken Blanchard;
- (Auto) liderança antifrágil – Victor de Almeida Moreira;
- Liderança e propósito – Fred Kofman;
- A coragem para Liderar – Brené Brown.
Está disposta a assumir o protagonismo da sua carreira através da Autoliderança?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a autoliderança e como assumir o protagonismo em sua carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Edna Vasselo Goldoni
https://www.institutoivg.com.br
Confira também: Autorrespeito. Comece por você!
Pausa necessária
Pensando em devolver à sociedade um pouco do que havia conquistado, criou o projeto “Semeando Pérolas”, uma ação social que realizava em comunidades carentes, hospitais e empresas, empoderando mulheres e valorizando suas histórias. Em pouco tempo, foi convidada pela ONU para representar o Brasil no Congresso Mundial ONU Mulheres.
Nasce o Instituto
Em 2017, nasceu o IVG – Instituto Vasselo Goldoni com o objetivo de trabalhar o protagonismo feminino. Desde então, sua missão tem sido mostrar para as mulheres, o quanto elas são capazes de conquistar tudo o que quiserem.
Com grande força realizadora e muito senso de responsabilidade, segue à frente do IVG, trabalhando pelo empoderamento feminino, desenvolvimento e capacitação de mulheres, através de programas de mentoria, entre outras atividades diversas que ocorrem em paralelo com o mesmo foco: protagonismo feminino | empoderamento feminino | a força da mulher | liderança feminina | carreira de sucesso |
Participe da Conversa