Autoliderança é a base para uma vida de superação e realizações
Atitude traz à luz força interna para contornarmos obstáculos e tornar nossa existência mais leve, produtiva e alegre!
Toda a humanidade foi afetada de maneira direta ou indireta pela pandemia da Covid-19. Houve medos, depressões, suicídios, atribulações em relacionamentos, aumento no número de divórcios, perda de rendimentos etc. Não é mais preciso citar o que todos já sabemos, o foco aqui são as diferentes reações das pessoas frente a essa tragédia.
Há os que sofrem muito, em especial quem não tinha preparo para lidar com acontecimentos de grande ameaça. E, nesses casos, predominam o medo, a insegurança e o sofrimento psicológico de fato. Por outro lado, há pessoas que sabem melhor se conduzirem frente às mesmas adversidades. Por exemplo: perda do trabalho, mudança para o home-office, exercer outra atividade profissional com ganhos menores. Onde está a diferença? Por que alguns sofrem mais e outros conseguem até melhorar suas condições de vida?
A capacidade da autogerência propicia agirmos com assertividade e coerência frente os revezes da vida. Vamos chamar isso de AUTOLIDERANÇA, obtida a partir do autoconhecimento. Abaixo, elenco então cinco atitudes de autoliderança que geram um comportamento que evita conflitos, dificuldades e problemas para o Ser Humano:
1. Praticar a lei da impermanência
O mundo e tudo o que faz parte dele estão em mudança constante, portanto não temos o controle do que irá acontecer. Não temos certezas de nada, vivemos em um universo de infinitas possibilidades. Portanto temos que estar preparados internamente para sempre nos ajustarmos aos movimentos da vida.
2. Viver no momento, estar presente
Na vida humana, temos apenas o momento presente para viver. Isso significa estar livre das preocupações e tentativas de controle dos acontecimentos futuros, Contudo, não nos impede de fazermos planos para o amanhã. A preocupação excessiva, no entanto, causa ansiedade.
3. Aceitar a Vida como ela é
A vida sempre se manifesta do seu jeito e de sua forma, portanto o que é, simplesmente é. Nada é como deveria ser. A aceitação do que é provoca pacificação interior, é uma Sabedoria, mas não significa conformismo e deixar de agir para melhorar o mundo.
4. Fazer mudanças
Fazer mudanças nos ajustes que precisamos realizar. Talvez devemos mudar de hábitos, de cidade, de país, diminuir o padrão de ganhos ou então cumprir outras atividades profissionais. Porque agora vivemos sob outras condições e a vida pede que nos adaptemos sem lamentações, com hombridade e alegria interior.
5. Aprender com as situações
Cada pessoa pode ressignificar os acontecimentos de sua vida e aprender com esse entendimento. A aprendizagem nos dá força, coragem e sabedoria, amplia assim nossa visão de mundo.
Ninguém é máquina, somos humanos que sentem e têm dúvidas, mas, ao mesmo tempo, dispõem de autoliderança. Uma postura condutora, um farol que traz luz a momentos difíceis, que permite enfrentarmos as situações como elas são com ações assertivas.
Por isso, não precisamos agir como fracos e coitadinhos, pois a força está em nós. Isso não é indiferença e nem insensibilidade, é atitude e coerência. A autoliderança nos impulsiona para frente, leva-nos a contornarmos obstáculos para assim vivermos melhor e mais capacitados.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Autoliderança? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Marcos Wunderlich
Formador em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®
https://holos.org.br
Pessoas ou Líderes interessadas em mentoria pessoal contatar o autor pelo e-mail marcoswunderlich@holos.org.br ou pelo site www.holos.org.br
Confira também: O que fazer para Superar as Dificuldades da Vida?
Participe da Conversa