Ativação do potencial que poderá elevar nosso desempenho e nosso grau de satisfação com a Vida.
Introdução
Para atingirmos uma meta ou obtermos um determinado resultado, iremos depender de como vemos, sentimos e nos preparamos para realizarmos as ações para o objetivo almejado. Portanto para sermos bem-sucedidos será necessário que condições prévias estejam ativas e presentes no inicio de uma atividade, como se fosse uma base ou um suporte. Também funcionará como uma sustentação e referencia à realização das ações que nos levarão à meta.
Em outras palavras, podemos adquirir ou ativar um conjunto de conhecimentos, atitudes e ações interligados entre si que comporão o campo-base onde seus componentes interagem dinamicamente formando uma frequência energética própria.
Podemos chamar este campo de dimensionamento, ou seja, como nos dimensionamos e preparamos para as ações que queremos executar.
Através do dimensionamento, podemos viver e atuar no mundo de forma mais potencializada e capacitada em nossos pontos de partida e suporte durante o processo que iremos realizar.
Exemplos: Podemos nos dimensionar ou redimensionar de forma consciente e conduzida para termos uma nova forma de agirmos em família ou com o cônjuge, ou então atuarmos como profissionais com maior performance e resultados.
Portanto o dimensionamento trata-se da forma, condições e disponibilidade interna para um determinado processo, as quais determinarão o andamento e o grau de sucesso que se poderá alcançar. Todo resultado dependerá dessas condições iniciais.
Chamo atenção sobre este aspecto: o grau de sucesso depende do dimensionamento ou preparo que temos nos três campos do cérebro. Vejamos:
Existem três aspectos fundamentais no dimensionamento, um foco ou eixo para cada campo mental, segundo os estudos sobre o Cérebro Triúno de Paul Maclean.
1. VISÃO – hemisfério esquerdo, aspecto racional.
Ter consciência da Visão que nos impulsiona na fase inicial e que usaremos durante o ciclo. Geralmente não temos esta consciência da mentalidade inerente ou subjacente na vida ou numa ação.
Muitas vezes tomamos consciência que nossa visão é pequena ou mais restrita – por exemplo, podemos estar embasados numa visão tecnicista, dicotômica, dogmática, emotiva. Assim podemos, por exemplo, nos esforçar para usarmos uma mentalidade mais ampla e aberta como a visão sistêmica. Portanto, não inicie nada sem examinar a mentalidade que está movendo você no momento, e verifique se ela é condizente ou suficiente para este ciclo.
2. VONTADE – hemisfério direito, campo emocional–atitudinal.
Este aspecto se refere mais à postura interna ou então ao aspecto atitudinal, de termos uma vontade impulsionadora natural que nos move com alegria interior. Este é o estado da automotivação, algo bem natural em pessoas bem dimensionadas.
3. APTIDÃO – parte comum do cérebro, corpo caloso, campo operacional.
Aqui devemos examinar a nossa aptidão no sentido de preparo operacional, ou capacidade implementadora, de realização, de fazer acontecer. Nem sempre estamos aptos a implementar determinadas ações ou atividades, e neste caso poderá não ser conveniente prosseguir sem antes buscarmos maior aptidão.
O que ultrapassamos com as três qualidades?
Quando cultivamos permanentemente o Dimensionamento pessoal teremos como resultante a Autonomia e Coerência com a Vida.
Isto permitirá ultrapassar aspectos condicionados em nós, como preconceitos, lixos mentais, dogmatismos, obtusidade, insensibilidade, adestramentos (dos outros sobre nós), inatividade, automatismo e procrastinação.
Igualmente, em campo profissional ou organizacional o Dimensionamento gerará uma motivação profunda dos profissionais ou nas equipes, o que permitirá a superação da: falta de clareza, visão mecanicista, falta de foco, inconfiabilidade, descomprometimento, gestão por conflitos, ineficiência, resultados a qualquer preço, falta de delegação.
O Poder do Dimensionamento reside no interior de cada ser humano. Faz parte de nossa natureza de sabedoria. Já está dentro de nós e pode ser ativado mediante conscientização, cultivos e exercícios.
Em campo pessoal a resultante maior é reavermos nossa Autonomia e Coerência de Vida e isto está em sintonia com a natural beleza do Ser Humano.
Participe da Conversa