
Autorresponsabilidade Radical: O Caminho para a Superação e o Autoconhecimento
O inferno são os outros. Um pensador fora de moda e com o qual eu não concordo em praticamente nada do pouco que conheço sobre suas ideias, cunhou essa frase, que ficou famosa. E com ela eu concordo, mas fazendo uma leitura bem particular.
Se a cada coisinha desagradável que me acontece, ou mesmo diante de situações mais graves, olhar para os outros e procurar culpados, mesmo que eles existam, vai aumentar a dor, prolongar o conflito, retardar a cura e gerar efeitos colaterais às vezes mais indesejados que a própria dor: raiva, indignação, desejos de vingança.
O que aprendi com os tantos anos de estudos e aplicação prática da visão sistêmica
O caminho mais rápido, reto e profundo para superar um infortúnio, um prejuízo, uma ofensa, é eu identificar a minha parte no evento.
Mesmo que seja mínima, e geralmente não é, a minha parte na responsabilidade pelo ocorrido e principalmente com a maneira que eu vou lidar com o ocorrido, essa é a mais importante, mais poderosa e transformadora porção da realidade com a qual eu posso lidar.
Requer esforço, coragem, pede silêncio, reflexão e alguma humildade, mas autorresponsabilidade é um santo remédio para todos os males que têm remédio. Sim, porque alguns não tem, é preciso admitir. Mas são poucos, entre tantos motivos que tanta gente encontra para apontar o dedo para algum culpado.
Quem prioriza olhar para a sua parte e a tratar de recolher todo o aprendizado, com o objetivo de evitar sofrer outras vezes a mesma dor, tem a possibilidade de, mais rapidamente, deixar o passado passar, crescendo como ser humano a cada tropeço ou “má sorte”.
Pensando sobre isso, me vem um olhar esperançoso
Quando formos bilhões e bilhões de autorresponsáveis radicais, talvez a tão sonhada paz esteja finalmente ao alcance da mão. Enquanto esse dia não chega, certamente passarei a ter, diante de cada experiência vivida, mais material que me facilite o autoconhecimento e a transformação pessoal.
Tomara que faça sentido para você, mas se não fizer, a responsabilidade é toda minha!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como a autorresponsabilidade pode acelerar a superação de desafios e contribuir para o crescimento pessoal? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/
Confira também: Cultura do Pessimismo: Sintomas, Causas e Como Superar
Participe da Conversa