fbpx

Avalie sua Maturidade Emocional

Hoje, a Inteligência Emocional é uma competência das mais relevantes. O Dr. Travis Bradberry, especialista no assunto, listou os 18 comportamentos essenciais da pessoa emocionalmente inteligente. Você sabe a sua Maturidade Emocional?

Avalie sua Maturidade Emocional: Os 18 comportamentos das pessoas emocionalmente inteligentes

Avalie sua Maturidade Emocional:
Os 18 comportamentos das pessoas emocionalmente inteligentes

Hoje, a Inteligência Emocional é uma competência das mais relevantes, pois afinal vivemos no mundo “BANI”.

BANI é um acrônimo formado pelas palavras Brittle, Anxious, Nnonlinear e Incomprehensible – em português, frágil, ansioso, não-linear e incompreensível – que descreve o atual paradigma que a sociedade atual, de fato, vive.

E para saber lidar com este mundo Bani, então é bom começar com o AUTOCONHECIMENTO.

Segundo Aristóteles:

“Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria.”

Autoconhecimento nada mais é do que a consciência que temos de nós mesmos, ou seja, é conhecer a si mesmo, é o ato de olhar para si.

O auto-olhar permite conhecer sue potencial, analisar suas crenças e valores bem como os impactos nos seus comportamentos. Além disso, ele permite reconhecer suas forças e vulnerabilidades e, claro, quais são as melhores decisões a serem tomadas na vida.

Em artigo escrito para as revistas Time e Inc., o autor Dr. Travis Bradberry, especialista em inteligência emocional, listou 18 comportamentos essenciais das pessoas que são, de fato, emocionalmente inteligentes.

Para promover este momento de reflexão na busca do autoconhecimento, então construímos o teste exercício a seguir baseado nos 18 comportamentos identificados por Dr. Travis BradBerry para avaliar sua maturidade emocional.

Leia com atenção e procure se lembrar de situações que você vivenciou e que possibilite assim a autoanálise da sua maturidade emocional.

ATRIBUTOSSIMNÃO
1. Você tem um vocabulário emocional extenso e consegue identificar e nomear cada sentimento específico porque desenvolveu autoconhecimento emocional.
2. Você é curiosa sobre as pessoas, resultante de sua preocupação empática pelo outro.
3. Aceita a mudança porque possui flexibilidade e adaptabilidade, tendo consciência da ameaça do medo paralisante.
4. Você conhece suas forças e fraquezas e sabe usá-las para que haja um pleno aproveitamento, mantendo os pontos fracos longe de serem exploráveis pelos outros.
5. Você é bom juiz de caráter porque tem a capacidade de ler as outras pessoas. E entender o que está em causa e assim compreender as motivações alheias
6. É difícil ofender você porque é autoconfiante e de mente aberta, o que cria boa resistência à ofensa.
7. Sabe dizer “não” (para si e para os outros) pois sabe exercer o autocontrole suficiente para adiar gratificação e evitar a ação repulsiva.
8. Você se desapega de seus erros, pois olha o erro como oportunidade de melhoria para o futuro, mantendo-os a uma distância segura, sem esquecê-los.
9. Você oferece coisas sem esperar algo em troca pois está sempre pensando no bem-estar dos outros.
10. Não guarda rancor pois tem consciência dos seus efeitos maléficos.
11. Você neutraliza pessoas tóxicas porque quando precisa enfrentar uma pessoa tóxica, aborda a situação de forma racional.
12. Você não busca a perfeição porque sabe que isso não existe
13. Aprecia o que tem porque pratica a arte da gratidão.
14. Você se desconecta quando necessário para manter o stress sob controle
15. Você limita seu consumo de cafeína pois sabe dos seus efeitos maléficos
16. Dorme o suficiente porque sabe que seu autocontrole, atenção e memória são todos reduzidos quando não dorme o suficiente
17. Você separa pensamentos negativos de fatos concretos a fim de escapar do ciclo de negatividade. E assim se mover em direção a uma nova perspectiva, mais positiva.
18. Você não deixa alguém limitar sua alegria porque não age baseado no que os outros estão pensando.

Com base no que você preencheu neste teste exercício de maturidade emocional, reflita então sobre os atributos que lhe faltam. Entenda o gatilho que aciona suas crenças limitadoras e que, dessa forma, não lhe permite demonstrar o referido atributo. Faça algo que neutralize assim os efeitos negativos da ausência do atributo. E, se tiver alguma dúvida, então entre em contato comigo.

Gostou do artigo? Quer saber mais como avaliar sua maturidade emocional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Um bom trabalho!

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: Feedback: Por que o Equilíbrio é uma virtude no feedback?

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa