
Perdão: Muito Além da Sua Saúde
Recentemente, fui convidada para ministrar uma palestra sobre o perdão, com foco no seu potencial preventivo, terapêutico e curativo. Compartilho aqui alguns achados científicos, práticos e espirituais sobre esse tema tão essencial para nossa evolução e bem-estar.
A origem da palavra “perdão” vem do latim perdonare: per (em direção a, através de, total) + donare (dar, doar, entregar). Nos dicionários, encontramos a definição de perdão como “o processo mental ou espiritual de cessar o ressentimento ou a raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo”. Mas será que compreendemos, de fato, o que significa perdoar?
Para refletirmos sobre o perdão, podemos nos perguntar, por exemplo:
- Perdoar para quê?
- A quem? Ao outro ou a mim?
- O que está por trás do perdão, quais seus benefícios?
- O perdão pode curar sintomas físicos, emocionais e relacionamentos?
- Existe uma “ordem ou padrão” para realizar o perdão?
A jornada do perdão não segue um cronograma ou roteiro predefinido. Somos seres biológicos, psicológicos, sociais, históricos, espirituais e transcendentais. Nossa memória emocional guarda informações em todos esses níveis, e a compreensão do perdão passa – sem dúvida – por essa integração.
Que tal começar pelo Sentir?
O primeiro passo dessa jornada seria a introspecção. Em um mundo de muitas distrações, observar-se é essencial: como você se sente em relação a si mesmo e aos outros?
Perceba situações, memórias que te incomodam, afetam seu comportamento, sua voz, sua (não) escuta, seus músculos, suas vísceras e/ou sua saúde emocional.
Sente culpa, raiva, mágoa, tristeza, ressentimento? São energias de baixa vibração, de contração – não de expansão – que geram comportamentos contrários à saúde e à vida, e não a favor dela.
“Quem quer ser feliz por um instante – Vingue-se
Quem quer ser feliz para sempre – Perdoe” (Tertuliano)
Lembremos que o ciclo energético de pensamento, emoções e sentimentos é decodificado pelo cérebro que declara quais hormônios, neuroquímica e respostas celulares fluirão desse sistema, repercutindo – positiva ou negativamente – na saúde integral.
Estudos científicos demonstram que o perdão é capaz de promover a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, bem como o risco de doenças cardíacas. Além disso, diminui os níveis de ansiedade e depressão, aumentando a sensação de bem-estar. Em adição, pessoas que praticam o perdão apresentam respostas imunológicas mais favoráveis, com efeito sobre as células e mediadores químicos desse sistema, além da promoção da longevidade.
Perdão: Escolha e Consciência
Se considerarmos o perdão como parte do nosso processo de evolução, podemos então afirmar que:
- Perdoar é uma escolha consciente;
- Perdoar não significa esquecer, negar ou minimizar o ocorrido;
- O perdão não isenta a outra pessoa das consequências de seus atos;
- Perdoar não é sinal de fraqueza. Afinal, qual a proposta de Jesus?
“Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.” (Jesus, Evangelho de Mateus)
Ao perdoar, nos libertamos de pessoas, lugares ou situações que nos mantinham ancorados.
Vivamos a experiência de deixar o barco da vida navegar…
Vivamos a experiência de nos reconhecermos verdadeiramente como responsáveis e cocriadores de nossa realidade.
E vivamos para nos tornarmos mais atentos às leis da ressonância e vibrarmos em frequências mais elevadas.
Se esse tema ressoa com você, adoraria continuar esta conversa.
“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre os benefícios do perdão para a saúde física e emocional? Então, entre em contato comigo. Eu vou adorar falar com você.
Abraço de paz,
Dra. Marcia Coronha
CEO do Instituto Consciência
Confira também: Saúde Mental: Saiba o que é e como cuidar da sua!
Palavras-chave: perdão, benefícios do perdão, saúde emocional, bem-estar físico, cura pelo perdão, impacto do perdão na saúde, como o perdão pode melhorar sua saúde, perdão e bem-estar emocional, efeitos do perdão na saúde mental, o que a ciência diz sobre o perdão
Participe da Conversa