O mundo VUCA em tempos de COVID-19
Prezados leitores, quando associamos a expressão VUCA a este mundo contemporâneo, nós estamos querendo reafirmar conhecidos atributos de incerteza e dinâmica sem precedentes para os acontecimentos cotidianos. Há pouco mais de dois meses, celebrava-se a entrada em 2020 com desejos de “feliz ano novo, com dinheiro no bolso, saúde para dar e vender”. Ninguém poderia imaginar que, já em meados de março, as bolsas de valores despencariam, a ameaça de um novo vírus mexeria com o imaginário das pessoas e, como há muito não se via, muda-se o cenário dos negócios, lazer e informação. O ano novo “escondeu” o dinheiro e “trouxe ameaças” à nossa saúde..
Eu tinha outro conteúdo pronto para este espaço mas, alinhado a este mundo VUCA ora bem doente, decidi embarcar na motivação do COVID-19 (Corona Vírus 2019) e troquei o tema. Afinal, nenhum outro assunto está tão em evidência quanto este, exigindo alertas e cuidados. Muitos internautas já se lembraram do vaticínio musical de Raul Seixas, em 1977, sonhando com “O dia em que a Terra parou” (clique aqui). Numa época em que não havia a comunicação global de hoje, nem celular e muito menos rede social, um artista especial produziu algo tão atual que deixa clara a constante fragilidade humana diante do imponderável e de como vivemos em um “mesmo quintal”.
No entanto, a minha abordagem seguirá rumo mais sério, científico e documentário. E também fugirá do padrão de noticiário técnico-explicativo que tem estampado os jornais e se prenderá a alerta de Bill Gates, exatos cinco anos atrás. Em evento organizado como mais um TED, ele demonstrou toda a sua visão e inteligência. E que associadas à certa premonição do futuro, projetou a possibilidade de um vírus devastador fora do controle.
Bill Gates projetou melhor o sonho de Raul Seixas!
Recomendo que vejam o vídeo (clique aqui) – percebendo que a elite pensante do mundo, da qual Bill Gates faz parte, provavelmente não se surpreendeu com o fato de um novo vírus estar a circular entre nós. Cada vez mais essa elite pensante irá investir para uma prevenção futura da desordem social, política e econômica que esse tipo de situação gera. Especialmente preocupado com o problema, a Fundação Bill & Melinda Gates anunciou a criação de um fundo de US$ 125 milhões para financiar a busca por tratamentos do COVID-19, junto com a operadora de cartões de crédito Mastercard e a ONG Wellcome Trust.
Após ver esses vídeos, cabe então uma reflexão pessoal de cada leitor. Este mundo VUCA apresenta surpresas e, em alguns casos, impactos de grande repercussão na vida das pessoas e das empresas. Por exemplo, como estamos vivendo a partir da suspensão de viagens, eventos, reuniões, espetáculos, aulas, etc. Como profissional de coaching, mentoria ou consultoria, pense nas perguntas a seguir. E ajude seus clientes a idealizarem caminhos (cenários) futuros:
- Quais as competências socioemocionais necessárias para superar os problemas causados pela paralisação das atividades profissionais?
- Como as lideranças devem agir em relação aos seus liderados, neste momento de tensão e dúvidas?
- Como organizar fluxo de caixa para este momento anormal?
- E, por fim, como orientar o retorno à normalidade para as gerações mais jovens e para aqueles que são parte dos grupos de maior risco?
Enfim, e de acordo com seus nichos de trabalho, antecipe-se e pense com profundidade: como orientar o seu próprio retorno à normalidade?
Mario Divo
https://www.dimensoesdesucesso.com.br
Confira também: Design Driven: um jeito diferente de tratar a inovação!
Participe da Conversa