Boas relações no trabalho por meio da resolução de conflitos de forma eficaz
A “chave” para o estímulo de uma cultura de comunicação aberta e respeitosa.
Os RHs sabem que cada conflito não detectado ou não solucionado de forma adequada pode afetar de modo significativo o clima interno. Isso também impacta o engajamento, estimulando, direta ou indiretamente, a desconexão de pontos essenciais para a manutenção de um bom ambiente de trabalho. Como consequência, isso se reflete na produtividade.
Uma das formas de ter referências positivas, claras e estruturadas é por meio do desenvolvimento de um “Código de Conduta”. Esse documento deve promover a boa convivência e estimular as boas práticas internas. Tais práticas não podem ficar restritas apenas aos manuais; precisam ser, de fato, aplicadas por todos de forma constante e cotidiana. E disseminadas pelos principais interlocutores entre as equipes: os gestores.
As ações planejadas pelos BPs de RH em parceria com os especialistas de RH em T&D podem ser um convite à participação dos colaboradores em workshops e treinamentos que desenvolvam formatos interativos para demonstrar e estimular práticas nas diferentes formas de comunicação integrativa e não violenta. Esses treinamentos devem alinhar os pontos de maior eficácia aos objetivos estratégicos da empresa, garantindo práticas aderentes à cultura de comunicação aberta, respeitosa e segura.
Toda essa comunicação integrada fortalece a reputação e a visibilidade da empresa, aumentando sua credibilidade, tanto interna quanto externamente.
Dessa forma, o CEO da empresa deve ser o primeiro a demonstrar que o discurso é compatível com o que é praticado.
Em momentos em que a comunicação é, de fato, afetada por muitos ruídos — incluindo aqueles disseminados em grupos internos —, o fortalecimento coletivo da comunicação organizacional se torna essencial. Isso ocorre porque ela desempenha um papel fundamental na manutenção da cultura, dos princípios e dos valores da empresa, tornando-se um dos principais focos de dedicação dos RHs.
Sabe-se que, quando percebemos a comunicação como parte do espaço harmônico de uma área, ela ajuda a reduzir o distanciamento entre setores. Ao mesmo tempo, ela amplia a conexão entre o que é falado e o espaço de escuta. Essa sintonia tende a facilitar a interação e a fortalecer a confiança entre as pessoas que compartilham esses espaços de fala.
A abertura para solucionar problemas ou esclarecer dúvidas do cotidiano de forma rápida e fluida contribui para mitigar riscos e, eventualmente, até eliminá-los.
Compreender que o ambiente organizacional é diverso, incluindo diferentes comportamentos e estilos, favorece e otimiza a capacidade de lidar com essas variáveis de forma a compor formatos interativos mais inteligentes e inclusivos.
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Quer saber mais sobre como a relação entre resolução de conflitos no trabalho eficaz e a comunicação aberta pode fortalecer a cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho saudável? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito!
Fátima Farias
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