Caro leitor,
É com orgulho que aceitei o convite para ser um dos colunistas da Cloud Coaching, onde escreverei quinzenalmente assuntos sobre o tema Excelência no Atendimento ao Cliente. Parabenizo os organizadores pela ação pioneira de levar conteúdo de tão elevada qualidade em formato digital e dou as boas vindas a cada um dos leitores na expectativa que apreciem o conteúdo.
Ao inaugurar a coluna “Excelência e Competitividade” convido o leitor para debatermos este tema amplamente discutido, mas, com tão pouca efetividade na prática.
Para comprovar o que digo basta perguntar a qualquer empreendedor qual a importância de atender um cliente com excelência e certamente obterá a resposta que é uma questão de sobrevivência.
Faça uma segunda pergunta: Se como cliente, ele se sente bem atendido pelo mercado e, quase que unânime, a resposta será negativa. Por que isso ocorre? Justamente pelo fato de que há um abismo enorme entre discurso e prática.
O objetivo desta coluna será refletir quais os efeitos deste distanciamento, o papel do empreendedor dentro deste contexto, e soluções para aumentar as possibilidades de acerto e satisfação dos clientes.
Perceberemos ao longo dos artigos que o segredo da excelência no atendimento ao cliente é ter um olhar holístico sobre 3 pilares: pessoas, processos e clientes. Como também que toda mudança parte de cima, então a primeira lição é que o empreendedor também reflita constantemente seu posicionamento como líder e sobre as ações necessárias para atingir este objetivo.
Na sua essência o sucesso de uma relação de sucesso com seus clientes são as pessoas, pois, mesmo os processos são elaborados e praticados por elas.
Desejo uma excelente semana a todos e aguardo vocês daqui 15 dias, mais especificamente na quarta-feira dia 12 de novembro para debatermos este tema tão importante nos dias de hoje.
Abraços e votos de sucesso.
Luciano Amato
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