Vivemos numa época de incertezas. Crise econômica, reestruturação nas empresas e demissões. Diante desse cenário, o que pode ser feito para melhorar a gestão da carreira e o dia a dia profissional? Segue abaixo, algumas sugestões para driblar os desafios profissionais.
1 – Aprenda a ouvir a sua intuição
Estamos acostumados a fazer uso do pensamento lógico e racional no ambiente corporativo. Porém, ouvir a intuição pode fazer a diferença em momentos de tomada de decisão. Em muitas situações, nos vemos “perdidos” sem saber qual caminho seguir. São nesses momentos, que precisamos parar silenciar a mente e dar voz aos nossos pressentimentos. A meditação é uma ótima ferramenta para treinar a escuta interior.
2 – Adquira novos conhecimentos e coloque em prática
Alguns profissionais investem pesado na aquisição de novos conhecimentos. Livros e cursos são os seus maiores investimentos. Alimentar o intelectual é fundamental para o desenvolvimento da carreira, mas sem perder de vista a aplicação prática de tudo que aprendeu. Caso contrário, corre-se o risco de saber muito e aplicar pouco.
3 – Aprenda a desapegar
De tempos em tempos avalie as suas atitudes e a sua forma de pensar. O cérebro para poupar energia, busca condicionar certos padrões de pensamento. Automatizando, assim, a forma de agir e reagir frente às situações. Porém, nem tudo que vira hábito é positivo e produtivo. Portanto, saiba desapegar-se daquilo que não serve mais.
4 – Cuide do seu bem-estar
O bem-estar do funcionário tornou-se uma preocupação constante para as empresas. Aulas de meditação, alimentação mais natural, atividades esportivas, cantinho da soneca fazem parte das ações que colocam na prática essa preocupação. Porém, mesmo com esse movimento, o profissional deve estar ciente de que ele é o responsável pelo seu próprio bem-estar. Portanto, não se acomode. Cuide da saúde do corpo e da mente. Faça exercícios físicos, invista em produtos naturais e menos industrializados e sempre que puder tenha contato com a natureza. Ela recarrega as nossas energias e nos dá ânimo para continuar.
Participe da Conversa