BPs: Apoio em Ações para Melhorar o Clima Organizacional e a Gestão de Conflitos
Os BPs sabem o quanto os conflitos têm se mostrado inevitáveis. E, no contexto Organizacional, cada vez mais, estes “confrontos ou questionamentos” têm sido confirmados.
A questão central parece estar em como se tem gerenciado esses conflitos na busca de soluções. E principalmente, como se tem conseguido reverter esses dilemas em algo positivo, dentro “de limites aceitáveis”. Buscando entender motivações, opiniões, objetivos e percepções de cada Colaborador. Relacionando os pontos convergentes e interesses similares, que possam se transformar em ações positivas e integradas.
Nesta trajetória sinuosa e cheia de altos e baixos, o equilíbrio do clima interno, precisa ser resgatado.
Evidências dentro desse cotidiano apontam para necessidade na ampliação da resiliência, do aumento da empatia e atenção plena. Exigindo análises constantes do contexto, na busca de maior flexibilidade e adaptabilidade. E o que não tem sido facilmente compreensível, está clamando por: transparência e resgate da intuição.
O importante exercício que tem ajudado a mapear e investigar as variáveis do ambiente, para além de suas fronteiras, nas diversas relações, permeiam a “arte da convivência”. Assim, podemos comprovar uma afirmativa:
“Ambientes permeados por tensões constantes os torna improdutivos, amplia a agressividade, a desconfiança, o desconforto e as emoções ruins”.
Quando todo esse mal-estar se instala, segue uma série de conversas, reuniões e pesquisas que passam a ser prioritárias para esclarecer e identificar possíveis falhas, ocorridas nesse amplo “sistema”, que estejam sendo permeadas por crenças limitantes, expressas por vieses e contradições.
Neste momento crucial, a utilização de uma “comunicação eficaz”, acolhedora, respeitosa e “não violenta”, que possa minimizar desentendimentos, ruídos e reduzir frustrações geradas por mensagens que não estão sendo entendidas ou estão sendo transmitidas de forma inadequada, fazem parte da estratégia de evitar conflitos, identificar as reais necessidades e sentimentos de seus interlocutores.
Outro empenho que também surge nas ações dos BPs, se refere a estimular boas formas de negociações. Acordos que possibilitem a conquista de novos pontos de vista. E que possam reestabelecer o entendimento e superação de dilemas expressos.
Separando pessoas de problemas, pode-se enxergar a situação com empatia, entendendo as emoções envolvidas, baixando a guarda e a rigidez, para, de fato, diminuir tensões. Sempre abertos à uma “escuta ativa” de seus “contrapontos”, buscando juntos, identificar resultados favoráveis para ambos.
Ou seja, utilizando critérios objetivos que não gerem desvantagens ou sentimentos de injustiça ou perda de espaço. E de forma clara e imparcial, criar espaço para estreitar novas conversas, possíveis relações e afinidades.
O que se sabe é que o “grau de satisfação” das pessoas no trabalho, reflete como uma Organização está e se é “o melhor lugar para se trabalhar”.
E quando seus BPs se aproximam de seus clientes internos buscando compartilhar as boas práticas voltadas a OUVIR verdadeiramente o que pode estar afetando a segurança psicológica, a saúde psicossocial, as relações e afinidades, a motivação, a cooperação, a transparência, a inovação e demais indicadores, onde há o fortalecimento de uma cultura agregadora, que possibilite ações proativas do Time de RH, principalmente, na prevenção de crises e no fortalecimento da marca empregadora que propicie uma experiência real de bem-estar.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como os BPs têm apoiado ações para melhorar o clima organizacional e a gestão de conflitos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Fátima Farias
https://www.linkedin.com/in/fatima-farias-b1a71214
Confira também: Ecossistema de Aprendizagem nas Organizações: Como BPs de RH têm mudado o jogo!
Participe da Conversa