Muitos profissionais têm questionado sobre a possibilidade de atingir alto índice de produtividade, eficiência, excelência, criatividade e, ainda, manter a qualidade de vida, a motivação, o entusiasmo!
Quem tem espírito empreendedor não para de questionar e, entre algumas perguntas, existem as recorrentes como: qual é o segredo para produzir mais sem aumentar os custos? Como aumentar a eficiência sem perder a qualidade de vida? Como buscar a excelência sem perder o foco? Dá para inovar sem enfrentar resistências? E, por último, uma bastante apropriada: Qual o segredo para ser poderoso, fazer bons negócios e fazer a diferença? Para responder a essas questões é importante fazer uma rápida abordagem sobre o cotidiano de profissionais que estão sempre em busca de melhores resultados.
Pensando no dia a dia frenético dos profissionais de diversas áreas, procure sentir a complexidade das colocações a seguir e diga se, de alguma forma, você se identifica com elas. Diariamente, ao ligar o computador, você encontra centenas de e-mails na sua caixa de entrada. A secretária eletrônica pisca com dezenas de recados importantes que devem ser respondidos. O bloco de anotações tem uma lista de contatos a serem feitos – e você não sabe se dará conta de tudo. Quando se debruça sobre os itens que já são mais que suficientes para ocupar as 24 horas de um dia, o telefone toca. Ao atender, constata que do outro lado tem um fornecedor importantíssimo solicitando uma reunião urgente. Atento às exigências dos parceiros, coloca toda a programação de lado e marca a reunião… Você se reconhece nesta sequência de episódios? Certamente aqui estão reunidos “ingredientes” mais que suficientes para dias intensos de trabalho.
O grande impasse da maioria dos profissionais é como se organizar diante de tantas demandas, pressão, velocidade dos acontecimentos e das necessidades? Por mais irracional que possa parecer, eu garanto que mesmo envolvido em um ritmo de vida alucinante é possível ter mente produtiva, atingir resultados e manter insights de criatividade para ser e fazer a diferença. E, apesar do tempo parecer escasso para isso, quanto mais qualidade de vida a pessoa tem (isso inclui atividade física regular, alimentação equilibrada, tempo para lazer, leitura de um bom livro, etc.), mais produtiva, ousada e capaz de obter resultados ela será e, vice-versa. Tudo isso depende de um eixo que está firmado no trio planejamento, foco e disciplina.
Muita gente resiste ao processo de planejamento porque, em geral, se assusta com a quantidade de itens a serem observados. Por outro lado, a falta de planejamento gera a procrastinação (que está relacionada à falta de motivação e disciplina) e o medo de tomar decisões, dois comportamentos corriqueiros (e perigosos) que perseguem muitas pessoas. Quanto mais clara é a visão daquilo que você quer para a sua vida, para a sua carreira e/ou para seus negócios, mais fácil é para decidir o significado de cada coisa e estabelecer ações e prioridades para cada uma delas. O que vale reforçar aqui é que todas as suas ações devem ser determinadas com base em três princípios:
1º Comprometimento com o seu projeto/negocio;
2º Definição de objetivos para curto, médio e longo prazo;
3º Visão de mundo e de valores.
Considerando a elaboração de um planejamento, a visão focada em seus objetivos e a disciplina para manter sob controle todas as suas ações, basta incrementar a prática desses três princípios e você está apto a ser um profissional de vendas que pode alavancar muitos negócios com o brilho no olhar e fazer grande diferença com vendas poderosas!
Participe da Conversa