Nos últimos dias há uma pergunta que recorrentemente me fazem: O que precisa acontecer para um casal poder ter “match” sem se conhecer?
“Casados à primeira vista” é um programa de televisão com sucesso enorme em 89 países onde casais se casam sem se conhecerem e vivem uma experiência de 8 semanas juntos com todas as experiências de qualquer casal “normal”. E onde, semanalmente, renovam ou não o seu matrimônio.
Com a minha participação como especialista no programa Casados à Primeira Vista em Portugal, no canal SIC, muitos jornalistas e curiosos me questionam sobre o que faz a compatibilidade entre duas pessoas que decidem casar mesmo antes de se conhecerem. E, o que faz com essas relações possam funcionar no futuro.
Claro que a experiência social proposta é muito mais que um casamento à primeira vista e eu confesso que compreendo o choque de todos aqueles que se deparam pela primeira vez com o princípio que introduz a experiência. O programa trata de compreender comportamentos naturais que todos os casais têm e com isso aproveita para compreender lições para que os seus relacionamentos possam chagar a novos níveis de equilíbrio e harmonia. De resto, este é o real motivo do enorme sucesso internacional do programa.
Para que uma relação funcione é essencial que se cumpram 3 regras essenciais:
- Que eu respeite aquilo que são as minhas fronteiras;
- Que eu respeite e, se possível, admire as fronteiras do outro, e
- Que em determinados momentos eu aceite mover sem orgulho a minha fronteira, sem que isso me faça perder a minha identidade ou que gere rancor por essa cedência. Até porque essa é a base de crescimento de qualquer relação.
A grande questão que se coloca muitas vezes é a dificuldade que eu possa ter em compreender qual fronteira deva defender. Ou seja, se eu não me conhecer o suficiente, como serei capaz de defender aquilo que não conheço?
Por isso a importância do mapa do Eneagrama não só nos momentos de “matches”, ou seja, na definição dos casais, como no acompanhamento posterior a todos aqueles que seguem construindo as suas relações no programa.
Apenas quando nos conhecemos e nos respeitamos estamos disponíveis para respeitar e admirar os outros. E esse princípio na relação é chave.
O Eneagrama estudo 9 perfis de personalidade. Nove formas de pensar, sentir e agir.
Estuda igualmente a forma como nos comportamos sobre stress e segurança. Os relacionamentos mostram muitas vezes essas nossas facetas com muita autenticidade, trazendo para a relação conflitos tantas vezes desnecessários.
Compreender o nosso perfil de personalidade e como ele se manifesta nas relações pode ser a chave para construir relações ainda mais saudáveis e equilibradas.
Se quiser saber mais sobre o mapa do Eneagrama clique aqui e faça o teste de eneagrama.
Participe da Conversa