Centro de Serviços Compartilhados (CSC): O que é e qual seu papel para o RH e BPs?
Entendendo e reconhecendo um dos mais importantes Subsistemas de Suporte e Organização de Processos de RH, o CSC (Centro de Serviços Compartilhados). Pouco falado, talvez não tenha o mesmo reconhecimento que outros Subsistemas mais conhecidos dentro da estrutura de RH.
Mas, que sem dúvida, é o robusto CSC que possui uma ampla e complexa estrutura, pois armazena muitos dados e informações de extrema importância. Ele assegura que tais informações e documentos fiquem centralizados e dentro de um formato que possam ser acessados e otimizados, quando necessário dentro das Organizações. E que ao mesmo tempo, quando não estruturados e automatizados, podem impactar na qualidade e eficiência de todo o processo e de seus resultados.
E, dentro desse cotidiano de entregas de forma segura e através de procedimentos confiáveis, os BPs de RH, entendem a importância de estarem alinhados com o CSC. Um alinhamento na forma de responsabilidade por informações que necessitam o compartilhamento com áreas clientes – internas.
De acordo com o renomado autor e guru da Metodologia, Dave Ulrich: a importância da área de Recursos Humanos acontece quando há a consciência de sua atuação interna como Gestora estratégica na eficiência e contribuição para os resultados Organizacionais. Incorporando o conceito e finalidade do Capital Humano em sintonia com seus Sistemas Operacionais de suporte instaurados.
Toda Empresa que preparou seus RHs para essa estruturação, entendeu a importância de seguir “etapas” na construção e implantação, de forma dedicada e programada, desse formato de suporte de informações e dados compartilhados.
A necessidade de envolver pessoas, é essencial. Isso porque uma grande estrutura de dados como essa, precisa de uma equipe preparada e motivada para prestar todo o suporte necessário. Tanto localmente, quanto à distância.
E é neste momento que os BPs de RH “servem de ponte” para explicar como ter acesso à toda informação. Dessa forma, se tornam facilitadores nesta integração das informações, apoiando e orientação no acesso necessário e em tempo real e útil.
Dentre todas as vantagens de implementar um CSC em RH, está a diminuição de custos, aumento na produtividade, comunicação interativa e integrativa mais eficiente, melhor fluxo de informações na solução de problemas, e maior confiabilidade, por parte de seus usuários internos.
E, como tudo é divulgado e integrado entre o RH e seus clientes internos, faz toda a diferença na consolidação da credibilidade.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as vantagens de implementar um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) em RH? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Fátima Farias
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