O que é Bem-estar para você?
Pesquisas realizadas ao redor do mundo pelo Instituto Gallup, revelaram que o Bem-estar deve ser avaliado em cinco categorias essenciais: Profissional, Social, Financeiro, Físico e na Comunidade.
O Bem-estar Profissional é identificado pela ocupação principal exercida, seja em casa, na empresa, na escola ou ar livre, aquilo que nos ocupa a maior parte do nosso tempo.
Ter alto Bem-estar Profissional se configura pelo prazer que as pessoas têm em realizar o que fazem todos os dias, e com comprometimento.
Acordam ansiosas para se dedicarem, utilizam seus conhecimentos e pontos fortes, mas isso não significa que se detenham muitas ou poucas horas, apenas o suficiente para ser realizado, podendo se dedicar à vida social. Geralmente são pessoas que têm um sentido e projeto de vida.
Ter um Líder que promove o entusiasmo, que convive com a equipe com a qual compartilha suas paixões, gera maior Bem-estar profissional para todos.
Pessoas com alto Bem-estar Social têm uma rede de relacionamentos e amigos íntimos, que os motivam a ter sucesso ou a ser mais saudáveis. A rede de amigos funciona como um anteparo nas situações de adversidade.
É fundamental dedicar-se ao desenvolvimento e manutenção de sua rede de amigos, separar um tempo para reuniões sociais com amigos e familiares, é ter amor pela vida e ativa uma energia positiva no dia a dia.
Você acredita que ter muito dinheiro significa ter um elevado Bem-estar Financeiro?
Na verdade, ser rico ou pobre não é o que define ser feliz ou infeliz, mas sim a forma como a pessoa administra sua vida econômica com sabedoria.
As pessoas com Bem-estar Financeiro elevado se identificam e estão felizes com seu padrão de vida, têm estratégias bem-sucedidas e como consequência segurança financeira. Podem decidir quando e como utilizar os seus rendimentos.
Comprar bens materiais e de consumo trazem prazer a curto prazo, investir em atividades que gerem experiências positivas, como por exemplo viagens, permanecem na lembrança ao longo do tempo.
O Bem-estar físico está relacionado com escolhas que determinam estilo de vida saudável e inteligente em relação à alimentação, atividade física, descanso; aquilo que nos dá mais energia; são pessoas mais dispostas diariamente.
Contribuir para o bairro, a cidade ou até o País, em síntese, ao local onde vive, é uma via com retorno garantido, uma sensação de compromisso que gera satisfação e orgulho.
Por isso o Bem-estar na Comunidade implica na participação de forma a melhorar a segurança, lazer, opções saudáveis, bens e serviços e a interação.
É um investimento a longo prazo que pode iniciar com algo pequeno, mas caminhar para um envolvimento maior promovendo satisfação e Bem-estar na Comunidade.
Para finalizar, Bem-estar elevado é buscar satisfação na sua ocupação principal, ter uma rede de amigos com quem possa contar, uma vida financeira bem administrada, saúde e energia, e ainda contribuir e sentir-se orgulhoso no local onde vive.
A pesquisa realizada pelo Gallup em 150 países, concluiu que 66% sentem Bem-estar em pelo menos uma dessas categorias, apenas 7% em todas as categorias.
Diante das adversidades da vida, muitas vezes, é difícil manter as cinco categorias elevadas o tempo todo, mas ter consciência nos permite lidar melhor com as adversidades, desenvolver a Resiliência e gerenciar o Estresse.
Afinal “O essencial é estar bem consigo mesmo” Voltaire.
Natalia Marques Antunes
Psicóloga, Master Coach e Palestrante
Participe da Conversa