Tudo na vida está em constante mudança! Principalmente a Nutrição!
E isso é significativo se olharmos com atenção para a evolução da alimentação e estilo de vida.
Na minha perspectiva, enquanto Nutricionista, o que acredito verdadeiramente é que ocorreram mudanças em todos os sentidos. Se por um lado a atividade física do Homem diminuiu, trocou o campo pela secretária e pelo computador, o que por consequência diminui o metabolismo e aumenta o peso, por outro lado também se verifica uma forte industrialização nos produtos alimentares, passando de produtos simples e naturais para produtos com excesso de corantes, conservantes e gordura escondida.
Também devido a todo o stress a que diariamente somos submetidos, a questão da Fome Emocional tem sido o fator nº1 no aumento de peso e Obesidade, que se traduz por “aquela” vontade de comer mais alguma coisa a seguir a uma refeição.
Nesse sentido, surgiu o conceito de Nutricoaching. Que se baseia numa nova vertente na área da Nutrição, com uma componente mais motivacional, aliando duas áreas fascinantes como a Nutrição e o Coaching.
Coaching?! Que significa?
O Coaching é sobre mudança e transformação, permitindo a pessoas e empresas adquirir competências específicas e desenvolver potencialidades, motivação e consequentemente alteração de comportamentos. De uma forma sintética, o processo de Coaching tem como objetivo aumentar a performance de um determinado indivíduo e/ou equipe, a partir de um conjunto de perguntas e metodologias específicas.
Levando o individuo do ponto A para o ponto B, do modo mais rápido e eficaz possível!
Através do estabelecimento de objetivos específicos, com prazos claramente definidos, o Coaching proporciona ao Coachee (cliente do processo de Coaching) uma melhor percepção do seu estado atual, estado desejado e de quais as respetivas ações a ter para a concretização das metas por si definidas. Este método é indicado para todos os que queiram melhorar o seu desempenho, aumentar a autoconfiança, desenvolver o seu potencial e obter uma verdadeira transformação na sua vida.
A essência do Coaching resulta em formular questões mais do que em facultar respostas!
Na sessão de Nutricoaching, e por exemplo numa 1ª sessão, é avaliado o estado inicial do cliente, o estado desejado e são definidos objetivos concretos. Procede-se a uma rigorosa avaliação nutricional (dados antropométricos, história alimentar, avaliação do estado de saúde,…) e à elaboração, em conjunto com o cliente, de um plano alimentar adequado às suas necessidades, gostos e preferências alimentares e rotina diária, ou seja, tem a base da consulta de Nutrição, com o acréscimo motivacional através de exercícios específicos e concretos de Coaching, que se vão verificar ao longo de cada sessão.
Nutricoaching é sobre mudança. É identificar as causas para potenciar a ação!
É a junção de dois mundos que acredito serem fascinantes, profissionais, seguros e motivantes.
O resultado, é uma mudança mais confiante e determinada por parte dos clientes, perante os novos hábitos alimentares. Daí a verdadeira diferença das sessões de Nutricoaching para a consulta tradicional de Nutrição, de uma forma consciente vamos trabalhar no inconsciente do nosso paciente, de forma a que mantenha sempre elevados os seu níveis de motivação e perceba claramente onde e como terá de mudar.
Além de Portugal, outros países como o Brasil, Canadá, Estados Unidos já recorrem a estes tipo de terapias cognitivas-comportamentais (das quais o Coaching faz parte) em programas de perda de peso, e já são vários os estudos neste sentido, que evidenciam resultados bastante positivos, na manutenção e consistência dos resultados, pois está comprovado que apenas quando o individuo está num processo (seja ele de perda ou aumento de peso) por si, ou seja, quando tem uma motivação intrínseca (que só depende dele) é que consegue os melhores resultados.
De uma forma sucinta, a metodologia Nutricoaching vem revolucionar a consulta típica de Nutrição, na medida em que prevê a visão holística do individuo.
Não irá ser o Nutricionista que ditará as “regras” a seguir numa base diária, mas irão ser encontrados, em conjunto com o paciente, os fatores de mudança.
Passamos de uma atitude mais passiva, que o paciente vem em busca da “solução milagrosa”, e da “pilula mais eficaz”, para uma atitude cada vez mais proativa, em que o paciente também faz parte do seu tratamento e consequentemente da solução.
Pois como costumo dizer: “A chave para o sucesso de um plano alimentar está dentro de SI”!
Não valendo a pena procurar fora, quando temos a solução dentro!
Joana Carvalho Costa
joana.costa@nutri-coaching.com
www.nutri-coaching.com
Participe da Conversa