Fiquei extremamente satisfeita com o convite para ser colunista da Cloud Coaching. Poder escrever sobre as mais recentes pesquisas da neurociência para transformar nosso comportamento, no dia a dia, é um assunto que tenho visto que traz muito impacto para a vida profissional e pessoal das pessoas. Toda informação sobre o cérebro é baseada nas minhas fontes de pesquisas, e principalmente, fornecida pela Neuroleadership Institute.
“Quando você trabalha, produz, cria alguma coisa, há uma nobreza no que está fazendo. Acontece que muitas vezes nós trabalhamos no modo automático, reagindo a situação e nos comportando por instintos emocionais. Senda assim, é necessário observar e refletir sobre nossos pensamentos e comportamentos de forma atenta para alinhar corpo, mente e espírito. Potencializando a força que cada pessoa tem dentro de si mesmo, que particularmente chamo de Espírito Empreendedor.
Para que o Espírito Empreendedor se destaque nas pessoas é imprescindível desenvolver novas habilidades e competências, tais como: Inteligência Emocional, Liderança, Visão Estratégica, inteligência Social, Organização e Propósito. Além de, adotar estratégias que potencializarão seus pontos fortes.
Seja bem-vindo a esta coluna que irá conduzir você para a transformação dos seus pensamentos, criando novos comportamentos, abrindo caminhos e descobertas.
Que a nossa troca aumente a cada dia!
Coaching como ferramenta para promover alta performance!
Esqueça de uma vez por todas aquelas conversas que Coaching é coisa para quem está fora do mercado de trabalho ou para solucionar problemas profissionais. O processo de Coaching pode ser fundamental para quem busca alta performance no trabalho, e mais, para despertar o espírito empreendedor profissional. Ou seja, para empoderar.
Pense no Coach como um treinador de um time e o Coachee como o jogador, neste caso o profissional. O primeiro tem o papel de extrair o melhor de cada jogador para o bem maior: os resultados positivos do grupo.
Coaching para quem?
Com a rotina corporativa exigindo cada vez mais doação emocional dos colaboradores e, principalmente, dos líderes, é comum surgirem algumas “turbulências” no meio do caminho.
Nosso cérebro, em momentos de turbulência, funciona de acordo com os instintos e temos a tendência a reconhecer apenas as ameaças. Por isso é comum tomarmos atitudes “automáticas” em determinadas situações.
Situações de promoção, tomada de decisão, execução de tarefas, mudança de cargo, delegação e “delargação” de funções: são todos os casos em que o Coaching pode agir e ser muito eficaz. É uma forma de reorganização da forma de pensar e agir no trabalho.
Os Coaches são responsáveis por mapear a linha de pensamento, oferecendo reflexões que tornam os profissionais mais assertivos. Por meio das emoções e percepções é possível transformar as atitudes e pensamentos, eliminando os comportamentos auto sabotadores e melhorando a performance deste profissional dentro de uma corporação. É a neurociência agindo para explicar essas ações e reações.
É neste processo que você descobre seus pontos fortes e explora sua capacidade individual em prol do grupo e de resultados consistentes. É um programa para o autoconhecimento e busca pelo significado, daquilo que você deseja e precisa.
Não estamos aqui para orientar ou aconselhar. Muito menos para julgar atitudes dentro do ambiente de trabalho. Ao invés de falarmos de problemas, focamos no que a pessoa tem de melhor para empoderá-la.
Benefícios
Quando você altera algum aspecto da vida profissional, consequentemente sua vida pessoal sofrerá mudanças. E para melhor. Ao promover o autoconhecimento e a reflexão você ganha confiança para tomar as melhores decisões na vida e na carreira.
Esse processo pode ser a chave que você precisa para abrir as portas das oportunidades profissionais. E a resposta está dentro de você.
Participe da Conversa