Olá, seja bem-vindo!
Acredito que o primeiro passo para entender o tema de hoje é pensar o que compõe a nossa cultura individual, a nossa história de vida: Quem somos? Como nos tornamos o que somos? O que nos influenciou?
Na cultura organizacional não é diferente. Há vários aspectos que influenciam a formação da cultura como os símbolos, os valores, as crenças, os modelos de pensamento, de liderança e relacionamento. E, como disse Lévi-Strauss, “É necessário que haja um esforço para não julgar as outras culturas através de nossa própria cultura. É preciso vê-las sem os pressupostos da nossa.”
Para desenhar o futuro de uma empresa é importante entender a sua história e o que ela é hoje, a fim de projetar a cultura desejada. Um dos elementos fundamentais aqui é o “Como pensamos?” Qual é a mentalidade e os processos de raciocínio utilizados? Existe um padrão de pensamento positivo, voltado ao aprendizado contínuo e crescimento individual e das equipes ou a famosa “hidden agenda”, os “esqueletos no armário”, as questões que não podem ser discutidas, os temas que sempre foram e serão assim? Há abertura para o diálogo horizontal onde as ideias são discutidas abertamente ou o estilo de liderança é do tipo “comando e controle”, em outras palavras, “manda quem pode e obedece quem tem juízo”?
Refletindo sobre essas perguntas é interessante notar que os modelos de pensamento traduzem parte da cultura organizacional e são refletidos diretamente no comportamento dos colaboradores, das equipes e da empresa como um todo, impactando diretamente os resultados.
O que buscamos no Coaching de Equipes é potencializar os negócios, ajudando as equipes a traçarem o seu caminho por meio da definição de objetivos (metas) e da direção a seguir. Podemos dizer que o processo de Coaching de Equipes criará uma nova cultura que respeita a essência dos indivíduos e da empresa, uma “Cultura de Coaching” onde o foco é a co-criação e a construção por meio do diálogo, reflexão e ação. Buscamos compreender e utilizar a diversidade individual (personalidades, habilidades e competências) como elemento essencial para aumentar a criatividade, a inovação e a performance da equipe, assim como a percepção dos conflitos como oportunidades de crescimento, de encontrar novas soluções.
É a união entre a cultura e os objetivos organizacionais, as características e necessidades individuais dos colaboradores e a formação de equipes de alta performance, o que gera equilíbrio, aprendizado contínuo e traz resultados sustentáveis e perenes para o negócio.
Para refletir um pouco:
- Como é a cultura da sua empresa?
- Como os colaboradores pensam e agem?
- Como é realizado o trabalho em equipe?
- Se você pudesse resumir a cultura da sua empresa em uma frase, qual seria?
“Com talento ganhamos jogos. Com trabalho em equipe e inteligência, ganhamos campeonatos” Michael Jordan
Um abraço e até a próxima!
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