fbpx

Coaching e Empreendedorismo para Mulheres: Como empreender na vida e na profissão

No ultimo dia 19 de novembro, comemoramos o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, lançado pela ONU em 2014. O objetivo é chamar a atenção do mundo para o impacto econômico e social causado por negócios geridos por mulheres.

No ultimo dia 19 de novembro, comemoramos o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, lançado pela ONU em 2014. O objetivo de tal data é chamar a atenção do mundo para o impacto econômico e social causado por negócios geridos por mulheres, uma vez que elas reinvestem bem mais na formação e educação dos filhos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, o IBGE, entre 2013 e 2018, a população feminina brasileira deverá crescer 4,2%. Desde 2012, o número de mulheres é maior que o número de homens, e, desde a década de 1970, a atuação feminina em diversos setores cresceu e cresce vertiginosamente.

Na sociedade contemporânea, a mulher vem exercendo uma infinidade de papéis que vão desde a maternidade, vida conjugal, sexual e afetiva, responsabilidades domésticas e o protagonismo no mundo dos negócios. Desde tempos mais remotos, a multiplicidade de tarefas destinadas e naturais do feminino tem dividido espaço com a quebra de paradigmas, busca por igualdade de direitos, e, principalmente, respeito.  É uma mudança profunda numa sociedade de comportamento patriarcal que ainda não processou o papel da mulher na constituição das famílias, no crescimento e modificação da economia do Brasil.

Para muitas mulheres, o emprego não é a primeira opção, uma vez que elas prezam por ter mais tempo e qualidade de vida. Empreender e ter o próprio negocio têm sido o caminho que muitas mulheres escolhem. Em geral, o brasileiro é conhecido por ser um povo criativo e empreendedor. Entretanto, as estatísticas mostram que em média 60% das empresas fecham antes de completar 5 anos por falta de uma boa gestão.

As mulheres têm, em geral, um perfil empreendedor diferente do homem e o processo de Coaching pode também ser de grande ajuda e fundamental para o desenvolvimento da empreendedora através do autoconhecimento e autodesenvolvimento que traz à tona as suas virtudes, mas também reconhecendo e transformando as suas limitações e fraquezas. É um instigante e maravilhoso exercício de autoconhecimento para alcançarmos a realização que buscamos nas nossas vidas, pessoal e profissional.

Através do trabalho de Coaching podemos identificar o perfil da mulher e trabalhar questões que são fundamentais para o sucesso de seu empreendimento como Foco e Visão; como atingir seus objetivos; como melhorar os relacionamentos e ter pessoas que te apoiam e te ajudam a atingir os objetivos; comunicação eficaz e eficiente; como administrar o tempo; qual o seu propósito de vida e quão alinhado está com o propósito da seu negocio.

Empreender é identificar uma oportunidade e transformá-la em algo que lhe traga resultado. Empreender é executar e realizar algo. Neste sentido qual é o seu empreendimento? É uma empresa, é a sua carreira, é a sua família, são os seus relacionamentos, são os seus filhos? Não importa qual seja seu empreendimento, você pode fazer dele um projeto de Grande Sucesso.

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa