Coaching Evolutivo: Como liberar o Potencial Humano?
Ao longo de mais de mais de 16 anos fazendo processos de coaching, com vários processos em coaching de vida, coaching executivo, coaching de equilíbrio, coaching de negócios, a visão de Richard Barret com a metodologia do Coaching Evolutivo, trouxe uma nova visão dessa ferramenta tão importante no mundo que ajuda milhares de pessoas no processo do autoconhecimento e a busca pela sua visão de futuro.
Neste pequeno artigo, quero trazer um pouco a visão do Barret sobre o Coaching Evolutivo, e quem quiser se aprofundar ele escreveu o livro “Coaching Evolutivo – Uma abordagem Centrada em Valores para Liberar o Potencial humano”, ed. Qualitymark, minha edição 2015.
O que ele nos mostra nessa nova visão de ver o processo de coaching, é sobre a prática do coaching evolutivo, onde explora a teoria da evolução humana, trazendo uma descrição detalhada dos sete estágios do desenvolvimento psicológico, da evolução das visões culturais de mundo, das evoluções e dos seis estágios evolutivos do decidir humano. Também descreve as habilidades e técnicas utilizadas no coaching executivo; como ajudar os coachees a dominarem os seus próprios medos; como oferecer o suporte para que eles possam viver uma vida guiada por valores e propósitos; como orientá-los a fazer a diferença em seu mundo e como ajudá-los a realizar o seu potencial, levando uma vida de serviço abnegado para o bem da humanidade e do planeta.
É um processo com uma visão humanística focada no ser humano com base em valores, ajudando-nos a ter mais sucesso nas áreas pessoal e profissional da vida.
O processo da coaching evolutivo passa por quatro áreas importantes no contexto humano, a saber:
1. Amadurecimento sugere progressão:
A habilidade contínua de demonstrar níveis cada vez mais elevados de maturidade. Processo de coaching, ele visa isso mesmo, ajudar nossos coachees a terem uma progressão no seu amadurecimento, para poderem enxergar o futuro como uma realidade possível, e trabalharem seus medos.
2. Desenvolvimento sugere aprendizado:
Um aprendizado progressivo, de forma que cada nova etapa se expanda e agregue valor para o que fora aprendido em etapas anteriores. O Coach é responsável por ajudar seu coachee ter esse aprendizado durante o processo, ou seja, a cada sessão tem que garantir que esse aprendizado seja praticado e que agregue valor a sua vida, esse é o caminho para a realização do propósito do coachee.
3. Evolução sugere avanços:
A habilidade de acessar ideias que levam a novas formas de pensar, proporcionando suporte ao amadurecimento e ao desenvolvimento. Como Coaches precisamos ter certeza de que nosso coachee está se desenvolvendo e ganhando novas habilidades para superar os obstáculos dessa jornada.
4. Autorrealização:
Sugere expressar integralmente quem você é no nível mais profundo do ser. O processo precisa trazer ao nosso coachee a certeza de que ele está realmente realizado com relação ao seu propósito nessa jornada.
Para isso é muito importante ajudar nosso coachee a estar, de fato, sempre motivado para essa jornada tão importante para sua vida.
“O que nos motiva é a satisfação das necessidades do estágio de desenvolvimento psicológico, no qual chegamos à nossa motivação principal e à realização das necessidades não satisfeitas dos estágios do desenvolvimento psicológicos que já ultrapassamos nossas motivações secundárias. Por qualquer motivo e por qualquer período de tempo em que as nossas necessidades secundárias predominam sobre as nossas necessidades primárias, nós ficamos parados em nosso desenvolvimento evolutivo. Enquanto a nossa consciência está focada em satisfazer as nossas necessidades secundárias, não conseguimos focar em nossas necessidades primária.”
Aprender sobre o coaching evolutivo, vai nos dar, como coaches, uma consciência diferencial no mercado, pois seremos aqueles que vamos entender as necessidades de evolução de nossos coachees e poder ajudá-los a realizar seu propósito, trazendo à tona toda a qualidade, talento e habilidades que eles próprios não conseguem reconhecer.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Coaching Evolutivo e as 4 áreas importantes no contexto humano? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um abraço!
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Confira também:
A Eficácia da Execução e a Relação com o Sucesso (ou Fracasso) – parte I
A Eficácia da Execução e a Relação com o Sucesso (ou Fracasso) – parte II
Participe da Conversa