A permanência de Escritórios de Advocacia no mercado nos traz a indagação de qual o caminho que os advogados bem-sucedidos trilharam para os seus êxitos.
Identificar e conhecer esses caminhos, que oferecem satisfação pessoal e profissional aos advogados, é possivelmente um dos questionamentos que os profissionais procuram incessantemente sem saber, ao certo, como encontrar essa resposta.
O ser humano está envolto por cenários relacionais, profissionais, políticos e econômicos velozes e que estão exigindo dele agilidade de raciocínio e de execução. Atitude e disciplina são insumos essenciais requeridos para atingir o sonhado sucesso.
Quando nos reportamos a sucesso, podemos estar falando em questões individuais como também a um contexto empresarial. Há ao menos três perspectivas que requerem evoluções incessantes e permanentes devido ao ritmo e dinâmica da conjuntura mundial. A esses três pontos de vista tem-se denominado como: Capital Humano, Capital Social e Capital Organizacional.
Quando se fala em Capital Humano destaca-se a importância das pessoas vistas individualmente, mas dentro de um contexto de cooperação. O constante desenvolvimento individual e a identificação dos próprios talentos e habilidades, bem como as competências e os desafios almejados, compõem um dos elementos importantes à mantença e crescimento das empresas no mercado.
Quando nos referimos ao Capital Social, a segunda perspectiva acima mencionada, tratamos das relações individuais trabalhadas em redes de relacionamento, promovendo interações sociais que contribuem para o bem comum organizacional.
E, quando nos referimos à terceira Perspectiva, que trata do Capital Organizacional, falamos sobre vantagens competitivas entre as organizações. Neste enfoque o desempenho dos líderes é fundamental para o sucesso. É pelas lideranças que a cultura organizacional se diferencia.
Ser bem-sucedido sob o ponto de vista de qualquer uma das três perspectivas antes descritas é um desafio. Nesse desafio há o que parece um “enigma” para que essas descobertas possam vir à tona. Mas o que pode ser a resposta a esse enigma talvez seja tão prosaico, que, por ser tão trivial, está relegado em nível de importância quase inexistente nos relacionamentos.
Esse segredo para o desenvolvimento, melhoria e constância do negócio no mercado poderá ser desvendado através da performance dos líderes do Escritório, a Alta Administração, ao se permitir ser ouvida e ouvir a sua Equipe.
Ouvindo-se, possibilitamos que as ideias se organizem e que possam fazer parte de reflexões. Mas por outro lado não encontramos a cada esquina alguém para nos ouvir e apoiar nossos pensamentos de forma que essas ideias sejam estimuladas e capacitem esse gestor a se repensar, permitindo descobrir suas habilidades e vocações.
A intervenção metodológica e estratégica proporcionada pelo Processo de Coaching é a indicação que permitirá o desvendar de potenciais e pendores do Sócio, dono do negócio.
No processo de Coaching o objetivo e limites do pretendido ficam estabelecidos pelas partes. Denomina-se Coach o facilitador do Processo e Coachee, quem está almejando mudanças em seu comportamento.
Os líderes dos Escritórios de Advocacia ao se preocuparem com o futuro do seu negócio podem contar com mais essa ferramenta de mudança e busca da otimização que o Processo de Coaching proporciona.
“O processo de Coaching Executivo acontece durante um espaço de tempo limitado e estimula e facilita a identificação e a adoção de novas posturas para a identificação dos talentos do Profissional.”
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