Primeiramente, quero agradecer à Sociedade Brasileira de Coaching pela publicação de um trabalho de minha autoria, em parceria com o Prof. Dr. Flávio Vasconcelos, em sua última edição da Revista Científica Brasileira de Coaching. Fiquei honrado em compartilhar de um espaço onde aparecem estrelas internacionais, sendo que o artigo Resumos de Propostas de Pesquisas de Coaching inspirou a minha postagem de hoje.
Da autoria de Carol Kauffman, Grace Russel e Mary Bush, o conteúdo foi publicado originalmente pelo International Coaching Research Forum, em 2008, trazendo as principais conclusões a que chegaram quarenta pesquisadores, de sete países, a respeito dos fundamentos científicos necessários para o avanço do Coaching em bases mais sólidas. Grande parte das conclusões foi reafirmada em novo encontro, em 2014 (infelizmente, por motivos pessoais, não pude atender o convite dos realizadores).
As possibilidades de pesquisa em Coaching são amplas, mas foram divididas em cinco temas, cada um deles com uma expectativa de contribuição tanto científica como prática. Conheça agora cada um:
- Definindo o Coaching, ou seja, como o processo de Coaching é percebido e, se de alguma forma, aparece como sendo algo diferente para aqueles que passam pela intervenção. Particularmente, aqui mesmo no espaço Cloud Coaching, eu apresentei resultados de minhas pesquisas nesse campo.
- A exigência de qualificação do Coach, ou seja, o que faz com que um Coach seja considerado excelente e outro não? Haveria algum tipo de diferença entre a aplicação do Coaching em uma área de negócios ou em outra (educação, saúde, indústrias, tecnologia, etc). Também nessa linha de atenção dos cientistas, eu já apresentei aqui o resultado de trabalhos que desenvolvi, recentemente.
- A capacitação do Coach, ou seja, como melhor estruturar um programa de formação e capacitação do Coach. Qual a melhor metodologia e duração? É melhor o treinamento em sala de aula ou no campo, como parte de uma observação real? Funciona o treinamento à distância? E videoconferência?
- Resultados amp; Metodologias em Coaching, ou seja, em que grau os diferentes fatores afins se relacionam com o resultado do processo de Coaching. Isso envolve analisar as abordagens do Coach, a prontidão (do cliente e da organização, quando for o caso), a colaboração entre o Coach e o Coachee, entre outras possibilidades de pesquisa. Eis mais um campo em que me apliquei, tendo resultados interessantes para os fatores e os indicadores de sucesso no processo de Coaching.
- A aplicação das pesquisas na prática do Coaching, ou seja, há um grande interesse da comunidade científica em conhecer mais sobre como os Coaches estudam, conhecem e até mesmo aplicam os resultados alcançados pelas pesquisas em Coaching. Certamente, seja com viés positivo ou negativo, interessa saber o que um profissional de Coaching quer entender e saber.
Como os amigos podem ver, este meu esforço por trazer novidades na área de estudos avançados em Coaching é premiado pelo fato de que, cada vez mais, conhecimento teórico e o prático deverão andar de mãos juntas e, ao final de um processo de Coaching, que o sucesso seja alcançado pelo cliente.
Participe da Conversa