Um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados. Aqui, vou falar de Coaching, um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade.
O que é Coaching?
O Coaching é uma metodologia que utiliza diversas ferramentas e recursos próprios para o desenvolvimento de metas e objetivos pessoais ou corporativos. Esta metodologia é aplicada em sessões, que variam em número e duração entre os atendimentos individuais e corporativos.
O Coaching é um acelerador de resultados, tendo a média de 68% de agilidade em relação a outros processos similares. E é por isso que o Coaching atrai tantas pessoas e empresas, pois tem 100% de eficácia.
Coaching é um processo de desenvolvimento em competências e de construção de trajetórias de vida pessoal e de carreira profissional.
Através do processo de Coaching, novas competências e habilidades surgem para o cliente. Não estou falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente. Coaching é mais do que treinamento, o Coach permanece com o cliente (Coachee) até o momento em que ele atingir o resultado. É dar apoio para que a pessoa produza, para que suas metas se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados.
Na relação com o cliente, o Coach deve:
- Estimulá-lo a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal;
- Desafiá-lo a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora.
Exemplo:
“A visão que o cliente tem do problema é a própria fonte do problema. Por exemplo, um cliente muito viciado numa determinada estratégia de negócio pode não perceber novas e melhores estratégias. Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras”.
Coaching é ação comprometida
Coaching é determinação, é a coragem necessária quando se tem desafios a superar. As emoções são essenciais para construir uma ponte vigorosa entre o Coach e seu cliente, que sustente o percurso desde a intenção até a realização. Sem emoção, não há envolvimento nem energia para a ação. Alegria, determinação e, principalmente, confiança são as bases para um relacionamento/projeto bem-sucedido. Respeito, solidariedade e afeto tornam o caminho mais suportável.
Mas é preciso construir uma trilha clara para que estas emoções surtam o efeito desejado. É preciso construir um plano de ação previamente acordado entre Coach e cliente/Coachee para garantir o sucesso da meta. Entretanto, este plano de ação não deve ser uma “camisa de força” à qual os dois estão amarrados, e sim deve funcionar como uma bússola, um esquema norteador na jornada que ambos estão empreendendo.
A Liderança na organização
Porque Coaching é liderança refinada. Coach é líder, nem todo líder é Coach. Para ser Coach, não precisa ser chefe do cliente, embora gerentes, chefes e supervisores sejam os Coaches mais prováveis, em função da liderança que se espera que eles exerçam junto aos outros e não sobre os outros. Os Coaches ganham uma escola prática de liderança e autoconhecimento que nenhuma formação acadêmica dá, os clientes ganham suporte ao seu desenvolvimento e a organização ganha uma extraordinária rede de formação contínua e compromisso com resultados. Pode haver algo mais útil e econômico?
Participe da Conversa