O que antes dava certo, hoje, nem sempre, funciona mais. Por isso os profissionais devem buscar novas formas de lidar com as mudanças de forma criativa e eficaz.
Quando falamos em atender o cliente com excelência a primeira palavra que vem à tona é fidelização, mas como fidelizá-lo? Quando podemos considerar que um cliente está fidelizado? Fidelização gera retorno financeiro?
É hora de confraternizar, de dar presentes para aquele ente querido. Toda esta movimentação faz com que as lojas aumentem consideravelmente o fluxo de atendimento e vendas. As pessoas ficam mais suscetíveis às compras pelo espírito de Natal e pela pressão social. Mas como fica o atendimento?
Saber abordar o cliente, identificar suas necessidades e oferecer os produtos ou serviços de maneira que o cliente não se sinta forçado a comprar algo é importante. Uma forma de ter sucesso nesta abordagem é utilizar as perguntas inteligentes.
Sábado, bem cedo, aquele friozinho que faz você pensar se levanta da cama ou fica mais 5 minutos debaixo da coberta quentinha. Então trimmmm... trimmmm, o telefone toca. Será algo urgente? Você levanta, atende ao telefone e descobre que é alguém vendendo um produto. O que dizer sobre isso?
“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Ao atender um cliente ou vender algo, as perguntas têm grande poder, mas é preciso saber perguntar. Há tipos diferentes de perguntas que, se feitas nos momentos certos, podem ajudar bastante. Quer saber mais?
Muito se comenta que a excelência no atendimento ao cliente é uma questão de sobrevivência. Isso levaria a crer que a prioridade das empresas é a melhoria desta relação e que a grande maioria delas se encontra num nível elevado de satisfação do cliente. Mas na prática a situação é diferente.