Toda essa transformação digital que temos visto, começa e termina nas pessoas pois, ao final de tudo, a tecnologia e a digitalização em larga escala não existiriam sem que alguém estivesse sendo seus usuários diretos, gerando também impactos na sociedade à sua volta.
Até que ponto e em que grau as inovações tecnológicas afetarão a sua vida? Como será o caminho, de hoje até lá? E você Coach, terá preparo para ajudar seu cliente a ultrapassar esse tsunami que está mais próximo do que se espera?
Há uma questão muito curiosa quando o Coach busca assumir um papel de guru. O foco distorcido começa, portanto, ao “querer dar dicas”. A dica deve ser algo que leve o interessado a refletir em mudanças para seu próprio bem, em alguma dimensão da vida, não uma “receita de bolo”!
Muitos clientes que recorrem ao Coaching estão embaralhados entre questões básicas do cotidiano com as oportunidades que as novas tecnologias apresentam. Daí, INOVAR também cabe para um profissional (Coach ou Coachee) que busca ter sucesso nas suas escolhas.
Hoje em dia há um culto em torno dos profissionais que sistematicamente falam “não”. Os profissionais que constroem o mundo são aqueles que até sabem dizer “não”, quando a situação assim sugere, mas conseguem arregaçar as mangas e enfrentar os riscos ao saírem da mesmice do dia a dia.
Empreender é lidar com desafios diferentes todos os dias. Já tentou validar seu modelo de negócios? Tem clientes regulares? Quais são os desafios que merecem seu foco para que você consiga dar o próximo passo rumo ao seu grande sonho?
Você já percebeu que, sempre que propõe algo a alguém, precisa obter pequenos momentos de aceitação para finalmente chegar ao ”sim” final? E percebeu que basta um não parcial, momentâneo, ou um quê de dúvida para esse caminho ser dificultado ou até interrompido?
As organizações têm posturas muitas vezes similares quanto ao trato com os funcionários, há um faz-de-conta hipócrita na relação funcional, onde o chefe finge que acredita estar sendo respeitado e o funcionário finge que respeita o seu superior, mas pelas costas externa aos colegas a real relação.
Se você é um profissional de Coaching que tem se ligado seriamente ao mundo digital e às fórmulas na construção de sua marca pessoal, de forma a ser um líder de pensamento, ótimo! Porém, tome todo o cuidado... Quer saber o porquê?
A “liderança lateral” mostra-se como essencial aos novos gestores. Você, como um profissional de Coaching, precisa entender (e aceitar) que muitos de seus clientes têm a ganhar alcançando competências de liderança lateral. Você está pronto para esse desafio?