fbpx
  • Gestão com empatia

    Empatia não é “tratar o outro como você gostaria de ser tratado”. Empatia significa tratar o outro como ele gostaria de ser tratado, como ele deseja ser tratado, como ele necessita ser tratado. Significa calçar-se com os calçados do outro, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.

  • Excelência no Atendimento

    Duas experiências que ilustram a diferença entre um atendimento medíocre e outro com excelência. O que diferencia de forma tão contundente o atendimento em ambos os estabelecimentos? Seria a infraestrutura de cada um deles? Ou a formação dos profissionais envolvidos?

  • Não fique doente

    A baixa qualificação dos profissionais da área médica e o custo dos medicamentos tornam a saúde um privilégio acessível a poucos, ou seja, a saúde não é definitivamente um bem público ao alcance da população. A conclusão é una: simplesmente, não há o direito de se ficar doente...

  • A Arte de Empreender

    A 4ª Revolução Industrial caracterizada pela predominância da tecnologia da informação que levará a produção industrial a uma independência da atuação humana em larga escala. Assim, o futuro do emprego está na prestação de serviços e por isso o empreendedorismo precisa ser estimulado.

  • O Brasil público que dá certo

    É bom saber que em meio a tanta desfaçatez e malversação do dinheiro público, há pessoas trabalhando com criatividade, dedicação e afinco para promover a inclusão e a redução das gritantes desigualdades que afligem nosso país.

  • Anatomia de um acidente

    Acidentes de trabalho são frutos de nossas escolhas e consequências de nossas próprias atitudes. Por isso, a semente da prevenção reside em três fatores: conhecimento, conscientização e ação. Conhecer para prevenir, conscientizar-se dos riscos e agir para evitá-los.

  • Ensaio sobre a amizade

    Não existem bons ou maus amigos, sinceros ou dissimulados. Por definição, um amigo é verdadeiro, honesto, leal e digno de honra e admiração. Lembro-me de Publius Syrus: “A amizade que acaba nunca principiou”.

  • Como se fosse a primeira vez

    A rigor, podemos qualificar nossas vidas como absolutamente rotineiras. Uma repetição constante de tarefas e experiências em favor da sobrevivência, da subsistência. Apenas passamos. Podemos nos imaginar medíocres, vivendo vidas previsíveis e medianas. Como mudar isto?

  • Educação sem futuro

    Nosso sistema educacional está falido. Inadequado, ultrapassado, anacrônico. Continuamos formando um exército de estudantes doutrinados a grafar uma letra “X” em uma alternativa dentre cinco possíveis, desperdiçando a oportunidade de ensiná-los a pensar, a raciocinar, a criar.

  • O engraxate

    Em tempos de valorização dos consumidores, quando tanto se apregoa que o cliente deve estar em primeiro lugar, um engraxate coloca-se de joelhos, diante daquele que lhe pede seus préstimos, com humildade e subserviência, altivez e competência, dedicação e comprometimento.