Tudo Azul - Elizabeth Kassis - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/colunas/tudo-azul/ Tue, 06 Dec 2022 13:24:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png Tudo Azul - Elizabeth Kassis - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/colunas/tudo-azul/ 32 32 165515517 Em Busca de Sentido: Pensamentos e Frases para que nunca se esqueça de Ter Esperança https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-ter-e-manter-a-esperanca-mesmo-em-tempos-dificeis/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=em-busca-de-sentido-como-ter-e-manter-a-esperanca-mesmo-em-tempos-dificeis https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-ter-e-manter-a-esperanca-mesmo-em-tempos-dificeis/#respond_44062 Tue, 06 Dec 2022 12:20:15 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=44062 A esperança nos faz olhar o futuro com outra perspectiva, nos livra do medo e contagia as pessoas à nossa volta. A Esperança prepara o coração para um novo tempo!

O post Em Busca de Sentido: Pensamentos e Frases para que nunca se esqueça de Ter Esperança apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Em Busca de Sentido: Pensamentos e Frases para que nunca se esqueça de Ter Esperança

Neste mês trago pensamentos e frases para que nunca esqueçamos de ter Esperança porque é ela que nos faz olhar o futuro com outra perspectiva, é ela que nos livra do medo, é ela que contagia as pessoas que estão a nossa volta e está ligada ao amor e a fé. Esperança e perseverança andam juntas e ambas são necessárias para uma vida de êxito. E a Esperança prepara o coração para um novo tempo!

AUTOESTIMA É O SEU MELHOR LOOK!

Invista em você com mais frequência.
Seja o grande amor da sua vida!
Expresse seu estilo.
Expresse seu jeito de ser.
Vista-se de si e brilhe por onde andar!

COMPROMETA-SE COM VOCÊ!

Fazer o que você gosta ou experimentar algo totalmente novo é certamente viver bem a vida!
Assim como você se compromete com os outros, e procura não os desapontá-los, faça isso com você também!

O QUE VOCÊ DEIXOU DE SER AO CRESCER…

Amanhã pode ser tarde para ser tudo aquilo que você sempre sonhou.
Comece hoje mesmo. A criança que você foi um dia merece isso!

APENAS EVOLUA!!!

Nenhuma pessoa é obrigada a ser a mesma de 6 meses atrás, 7 dias atrás ou mesmo 15 minutos atrás. Você tem o direito de evoluir sem precisar explicar por isso.

ENCARE BEM A VIDA!

Conduza seus dias com leveza.
Encare os desafios com tranquilidade.
Priorize a compreensão nos relacionamentos.
É essencial entender que tudo é efêmero e, de fato, tudo pode mudar a qualquer momento, exceto a forma como você encara a vida.

CONFIE NA SUA JORNADA!

Existe uma versão sua no futuro que está orgulhosa por ver você enfrentando tanta coisa difícil sem desistir, por isso siga firme…

CONFIE NOS PLANOS DO UNIVERSO!

Foque em coisas boas.
Fale com amor e respeito.
Ofereça boas energias.
Tudo volta para você…
Mantenha a fé e então deixe o Universo cuidar de tudo!

SEJA FELIZ….SEMPRE!

Gostou do artigo? Quer saber mais como nunca deixa de ter esperança mesmo em tempos difíceis? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Até o próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: As frases elaboradas não são de minha autoria e desconheço a mesma. Esta é também a forma como vejo cada uma das coisas citadas e como, de fato, construo minha jornada. Por um mundo melhor, com Esperança e mais calma na alma, por AMOR! 

Confira também: Em Busca de Sentido: Como tornar o seu dia mais feliz e leve?

 

O post Em Busca de Sentido: Pensamentos e Frases para que nunca se esqueça de Ter Esperança apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-ter-e-manter-a-esperanca-mesmo-em-tempos-dificeis/feed/ 0 44062
Em Busca de Sentido: Como tornar o seu dia mais feliz e leve? https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-tornar-o-seu-dia-e-sua-vida-mais-feliz-e-leve/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=em-busca-de-sentido-como-tornar-o-seu-dia-e-sua-vida-mais-feliz-e-leve https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-tornar-o-seu-dia-e-sua-vida-mais-feliz-e-leve/#respond_43481 Tue, 08 Nov 2022 12:20:50 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=43481 Aprenda 7 dicas simples e práticas para tornar o seu dia e a sua vida mais feliz e mais leve, começando hoje mesmo!

O post Em Busca de Sentido: Como tornar o seu dia mais feliz e leve? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Em Busca de Sentido: Como tornar o seu dia mais feliz e leve?

Vou dar uma pausa sobre Viktor Frankl… Então daqui até o próximo ano só trarei conteúdos, pensamentos e frases para tornar o meu, o seu, o nosso dia e a nossa vida ainda mais FELIZ e LEVE!

AGRADECER SEMPRE!

Quem agradece o que tem recebe o que lhe falta. Por isso comece o dia sempre agradecendo por tudo que já conquistou e veja seu mundo atingir um novo significado!

PARA HOJE…

Paz na alma. Coragem no peito. Sorriso no rosto. Esperança no coração. Fé na vida. Bem como aquele papo gostoso com um bom amigo!

SEJA VOCÊ!

Seja menos o que os outros querem e mais o que você realmente é! Você pode ouvir conselhos e opiniões das pessoas que te importam de verdade. Selecione o que é relevante e que vai funcionar na sua vida, sem de fato perder sua essência e sua originalidade.

ADAPTE-SE!

Planejar é útil. Seguir cegamente os planos nem tanto. De tempos em tempos pare, revise seus atos e então verifique se deveria continuar fazendo a mesma coisa ou se existe uma maneira melhor de agir.

VALORIZE O CORAÇÃO!

A beleza física atrai atenção. O dinheiro possibilita muitos prazeres. O charme causa aquele impacto. Mas nada – nada mesmo – é mais importante do que um coração bom. Tenha por perto essas pessoas e estará sempre bem acompanhado.

ENFRENTE!

Por trás de toda pessoa de sucesso existe uma história de como ela enfrentou as dificuldades e não desistiu. A vitória ocorre no palco, mas é construída nos bastidores.

ORGULHE-SE DE SI…

Permita-se ter orgulho de si mesmo e de todo progresso que já fez (especialmente aquele que ninguém viu!) Mantenha sempre no coração uma boa dose de amor próprio. Ponha DEUS no início e ele cuidará do fim!!

Gostou do artigo? Quer saber mais dicas para tornar o seu dia e sua vida ainda mais FELIZ e LEVE? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Até o próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: As frases elaboradas não são de minha autoria e desconheço a mesma. Esta é também a forma como vejo cada uma das coisas citadas e como, de fato, construo minha jornada. Por um mundo melhor e mais calma na alma, por AMOR! 

Confira também: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido – parte I, parte II, parte III, parte IV e parte V

 

O post Em Busca de Sentido: Como tornar o seu dia mais feliz e leve? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/em-busca-de-sentido-como-tornar-o-seu-dia-e-sua-vida-mais-feliz-e-leve/feed/ 0 43481
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte V) https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-5/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-5 https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-5/#respond_42382 Tue, 13 Sep 2022 13:20:34 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=42382 Como seria possível Viktor Frankl permanecer vivo, se não fosse a Esperança de encontrar sua família... e ainda existem pessoas que não encontraram até hoje o “Sentido da Vida”.

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte V) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte V)

Dando sequência ao artigo Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV), hoje então voltamos a relatar os detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração, e do Viktor Frankl e a sua busca de sentido.

Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte V) - FELICIDADE É SER POUPADO 

FELICIDADE É SER POUPADO

Éramos gratos ao destino quando ele nos poupava de sustos os mínimos que fossem. Já ficávamos contentes quando, à noite, podíamos catar os piolhos do corpo antes de nos deitar. Em si, não era uma operação agradável, porque era preciso despir-nos no barracão quase nunca aquecido, em cujo interior, muitas vezes, pendiam do teto estalactites de gelo.

Mas nos dávamos por satisfeitos quando, em tal hora, não havia um alarme aéreo que causasse um blecaute e nos impedisse de completar a operação cata-piolho, o que significava metade da noite sem conseguir dormir.

É claro que todas essas miseráveis “alegrias” do campo de concentração representavam, por excelência, uma felicidade no sentido negativo de Schopenhauer, ou seja, uma isenção de sofrimento, e mesmo essa, conforme mostramos acima, apenas em sentindo muito relativo. Alegrias positivas, mesmo pequenas, tínhamos só raras vezes.

Lembro-me muito bem que elaborei, certa vez, uma espécie de balanço do prazer, cujo saldo resultou em que, no curso de muitas e muitas semanas, tive apenas poucos momentos de real contentamento.

O primeiro momento

Ao voltar do serviço para o campo, depois de longa espera em frente ao barracão de cozinha, destacaram-me para aquela fila que dava no cozinheiro F., também prisioneiro. Tinha ele à sua frente um tacho enorme, de onde tirava sopa para distribuí-la nas vasilhas que lhe estendiam os companheiros de trabalho enfileirados.

Era ele o único cozinheiro que não olhava para a pessoa que lhe estendia o prato; era o único que distribuía a sopa por igual, literalmente “sem olhar a quem”, sem dar preferência a seus amigos pessoais ou a seus conterrâneos, pescando para eles as batatas no fundo do tacho, para dar aos outros o caldo ralo “de cima”…

– Mas não faz sentido criticar aqueles prisioneiros para quem a sua panelinha era tudo.

Quem vai atirar a primeira pedra em pessoas que dão preferência a seus amigos quando, mais cedo ou mais tarde, se trata de uma questão de vida ou morte? Num caso desses, ninguém deveria levantar a pedra antes de se perguntar com sinceridade, à toda prova, se com certeza teria agido de outra forma, estando na mesma situação.

Então, quem pode criticar? E se fosse você nesta situação… como agiria?

O segundo momento

Muito tempo depois de ser libertado do campo de concentração e recomeçar uma vida normal, alguém me chama a atenção para uma fotografia reproduzida numa revista, mostrando prisioneiros num campo de concentração amontoados em seus beliches coletivos, a fitar de olhar vazio e observador.

“Você não acha terrível isto, esses olhares horripilantes e tudo o mais…?” – “Como assim?” pergunto eu – e de fato não consigo entender. Pois naquele momento, estamos muito satisfeitos, sim, até felizes, apesar de tudo!

Cada vez que leio trechos deste livro, me pergunto como foi possível, Viktor Frankl permanecer vivo, se não fosse a Esperança de encontrar sua família! E ainda existem pessoas que não encontraram até hoje o “Sentido da Vida”. Mirem-se no exemplo e história de Viktor Frankl, bem como na Logoterapia!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a história de Viktor Frankl e a sua busca de sentido? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em informar.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Em Busca de Sentido (Viktor E, Frankl -1984), Professor Dr. Alberto Nery.

Confira também:
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I), (parte II), (parte III), (parte IV)

 

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte V) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-5/feed/ 0 42382
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV) https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-4/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-4 https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-4/#respond_41874 Tue, 16 Aug 2022 13:20:32 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=41874 A vida em um campo de concentração é muito rica de contrastes. Uma vida repleta de tantos efeitos contrastantes, por sua vez, pressupõem certa relatividade de todo o sofrimento. Como buscar sentido numa situação assim?

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV)

Dando sequência ao artigo Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III), hoje então voltamos a relatar os detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração, e do Viktor Frankl e a sua busca de sentido.

Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV)

ARTE NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Arte no campo de concentração – será possível isso? Vale dizer que vez por outra havia inclusive teatro improvisado. Desocupava-se provisoriamente um barracão, improvisaram-se alguns bancos de tábuas e elaborava-se um “programa”. E à noite vêm aqueles que passavam relativamente bem no campo, como por exemplo os capos ou os trabalhadores internos que não precisavam marchar para o trabalho externo. Eles vêm para rir ou chorar um pouco, em todo o caso para esquecer.

Apresentam-se algumas canções e recitam-se poemas, contam-se ou apresentam-se cenas cômicas. Ou então mesmo sátiras alusivas à vida no campo de concentração, tudo para ajudar a esquecer. E realmente ajuda! Ajuda a tal ponto que alguns prisioneiros comuns, não privilegiados, vêm para esse teatro. Ainda que exaustos da labuta do dia e mesmo perdendo por isso a distribuição de sopa.

Eu diria, até, que a experiência propriamente dita daquilo que de certa forma, está ligado à arte, provinha antes do tremendo contraste entre o que era apresentado e o pano de fundo da desolada vida no campo. A arte tem, de fato, esse poder redentor de salvar a vida! Jamais esquecerei quando acordei do profundo sono de esgotamento na segunda noite em Auschwitz, despertado por música.

O chefe do bloco estava comemorando alguma coisa em seu compartimento bem ao lado da entrada do barracão. Vozes embriagadas berravam canções populares. Repentinamente silêncio, e um violino chorava um tango de tristeza infinita, raramente tocado e ainda não gasto de tanto ouvir… chorava o violino – dentro de mim algo chorava junto. É que naquele dia alguém fazia vinte e quatro anos e este alguém estava deitado em algum barracão do campo de Auschwitz, distante apenas algumas centenas ou milhares de metros dali – e mesmo assim fora de alcance. Esse alguém era minha esposa.

HUMOR NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Se a pessoa que está de fora já pode surpreender-se com o fato de o campo de concentração permitir algo como a experiência da arte ou da natureza, mais ainda se espantará se eu disser que ali também existia humor. Claro, somente um princípio de humor, e mesmo assim, apenas por segundos ou minutos. Também o humor constitui uma arma da alma na luta por sua autopreservação.

Afinal é sabido que dificilmente haverá algo na existência humana tão apto como o humor para criar distância e permitir que a pessoa se coloque acima da situação, mesmo que somente por alguns segundos. Um amigo e colega com quem trabalhei lado a lado, por semanas a fio, no local da construção, foi por mim adestrado na prática do humor: propus-lhe o compromisso mútuo de inventarmos ao menos uma piada por dia, mais especialmente uma ocorrência que poderia ter lugar após a nossa libertação e volta para casa.

A vontade de humor – a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada – constitui um truque útil para a arte de viver. A possibilidade de optar por viver a vida como uma arte, mesmo em pleno campo de concentração, é dada pelo fato de a vida ali ser muito rica em contrastes. E efeitos contrastantes, por sua vez, pressupõem certa relatividade de todo o sofrimento.

Em sentido figurado, se poderia dizer que o sofrimento do ser humano é como algo em estado gasoso. Assim como determinada quantidade de gás preenche um espaço oco sempre de modo uniforme e integral, não importando as dimensões desse espaço, o sofrimento ocupa toda a alma da pessoa humana, o consciente humano.

Daí resulta que o “tamanho” do sofrimento humano é algo bem relativo. O transporte se dirigia “apenas” para Dachau”… Essa é uma outra analogia, sobre quando eles saíam de Auschwitz e iam para outro campo de concentração e no meio daquela viagem miserável, eles percebiam que o trem não ia para Mauthausen, mas ia apenas para Dachau. Eles também tinham essa sensação de humor. Eram nessas pequenas ironias que eles se apegaram para conseguirem algum alívio através desse senso de humor.

E como foi depois, ao chegarmos ao campo sucursal em Dachau? Tínhamos viajado dois dias e três noites e no chão do apertado vagão-cárcere não havia lugar para todos se assentarem. A maioria teve que passar de pé a longa viagem, enquanto alguns poucos podiam acocorar-se por turnos sobre um pouco de palha, que estava molhada de urina. Em outras palavras: estávamos completamente esgotados ao chegar.

INVEJANDO PRESIDIÁRIOS

Ou como nos sentíamos quando víamos um grupo de presidiários passando pelo local de trabalho? Ali se revelava flagrantemente a relatividade de qualquer situação de sofrimento! Ocorre que invejávamos esses presidiários por sua vida relativamente regrada, relativamente assegurada, relativamente asseada! Ou como invejávamos até aqueles entre nós que tinham a grande chance de ir trabalhar numa fábrica em ambiente fechado, protegidos do frio e do tempo!

Com quanta ansiedade cada um de nós esperava essa chance de salvar a vida! Mas a escala de felicidade relativa ainda vai além. Mesmo entre nós, que tínhamos que trabalhar em grupos de trabalho externo, podia ser que aquele destacado para um comando pior invejasse outro justamente por este não ter a infelicidade de ficar doze horas por dia descarregando as vagonetas de uma linha rural, numa encosta íngreme, com o barro até os joelhos.

Nesse comando ocorria a maior parte dos acidentes, que eram diários e muitas vezes fatais. Outros comandos tinham capatazes tão rigorosos e inclinados à violência contra os prisioneiros, que nos considerávamos relativamente felizes pelo fato de não pertencer a eles. Certa vez, por uma infeliz coincidência, caí num desses comandos de trabalho.

Durante duas horas, o supervisor me maltratou constantemente, até que um alarme aéreo forçou a interrupção do serviço. Depois se tornou necessária uma nova distribuição do pessoal em grupos de trabalho. Não fosse isso, eu acabaria sendo transportado de volta para o campo de concentração sobre o trenó em que eram levados os companheiros já mortos ou prestes a morrer de esgotamento.

Ouvir a sirene de alarme numa situação dessas é uma redenção que nem um pugilista, que já experimentou o que se representa a batida do gongo, no final de um round, a salvá-lo do nocaute no último instante, pode imaginar.

No próximo artigo vamos falar do que é Felicidade num Campo de Concentração.

Até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a história de Viktor Frankl e a sua busca de sentido? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em informar.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Em Busca de Sentido (Viktor E, Frankl -1984), Professor Dr. Alberto Nery.

Confira também:
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I)
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II)
e Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III)

 

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte IV) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-4/feed/ 0 41874
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III) https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-3/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-3 https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-3/#respond_41342 Tue, 19 Jul 2022 13:20:40 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=41342 A falta de sentimentos do prisioneiro de muitos anos no campo de concentração é precisamente um dos reflexos da desvalorização de tudo aquilo que não serve ao interesse mais primitivo da preservação da vida.

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III)

Dando sequência à parte II, hoje então voltamos a relatar os detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração, e do Viktor Frankl e a sua busca de sentido.

AUSÊNCIA DE SENTIMENTOS

Na grande maioria dos prisioneiros, a preponderância dos instintos primitivos e a necessidade de se concentrar sobre a pura e simples preservação da vida constantemente ameaçada, suscitam uma depreciação radical de tudo aquilo que não serve a esse interesse exclusivo. Assim se explica a ausência absoluta de sentimentos por parte do prisioneiro quando avalia os acontecimentos.

Ao ser transferido de Auschwitz para um campo filial em Dachau, tomei consciência dessa frieza de forma drástica.

Agora, se por um lado a sexualidade era rebaixada, o interesse em política e religião era muito comum…

Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III)

RELIGIÃO

A falta de sentimentos do prisioneiro de muitos anos no campo de concentração é precisamente um dos reflexos da desvalorização de tudo aquilo que não serve ao interesse mais primitivo da preservação da vida. O interesse religioso dos prisioneiros, quando surgia, era o mais ardente que se possa imaginar.

Não era sem um certo abalo que os prisioneiros recém chegados se surpreendiam pela vitalidade e profundidade do sentimento religioso.

O mais impressionante neste sentido deve ter sido as preces e os cultos improvisados, no canto de algum barracão o num vagão de gado escuro e fechado, no qual éramos trazidos de volta após o trabalho em uma obra mais distante, cansados, famintos e passando frio em nossos trapos molhados.

LIDANDO COM O TIFO

Alguns dos sintomas dessa doença eram muitíssimo desagradáveis: uma repugnância quase que insuperável por qualquer bocado de comida e ainda os terríveis delírios.

Para escapar deles, fiz o mesmo que muitos outros: procurei manter-me acordado a maior parte da noite. Por horas a fio, fazia discursos mentalmente. Por fim, passei a reconstruir com rabiscos estenográficos, em minúsculos pedaços de papel, aquele manuscrito que tive que jogar fora antes da desinfecção em Auschwitz. O caso mais angustiante de delírio, entretanto, foi-me relatado a respeito de um companheiro que, sabendo-se próximo da morte, quis orar, mas não conseguiu articular palavras, transtornado pela febre…

RECURSOS DE SOBREVIVÊNCIA

  • Apatia;
  • Fuga para dentro de Si;
  • Força do Amor;
  • Meditação;
  • Monólogo.

FUGA PARA DENTRO DE SI

Pessoas sensíveis, originalmente habituadas a uma vida intelectual e culturalmente ativa, dependendo das circunstâncias e a despeito de sua delicada sensibilidade emocional, experimentarão a difícil situação externa no campo de concentração de forma, sem dúvida, dolorosa; essa, não obstante, terá para elas efeitos menos destrutivos em sua existência espiritual. Para essas pessoas permanece aberta a possibilidade de se retirar daquele ambiente terrível para se refugiar num domínio de liberdade espiritual e riqueza interior.

Essa é a única explicação para o paradoxo de, às vezes, justamente aquelas pessoas de constituição mais delicada conseguirem suportar melhor a vida num campo de concentração, do que as pessoas de natureza mais robusta.

FORÇA DO AMOR

Nenhum de nós pronuncia uma palavra mais, mas sabemos neste momento que cada um ainda só pensa em sua mulher.

Converso com a minha esposa. Ouço-a responder, vejo-a sorrindo, vejo seu olhar como que a exigir e a animar ao mesmo tempo; e -tanto faz se é real ou não a sua presença – seu olhar agora brilha com mais intensidade que o sol que está nascendo.

Compreendo agora o sentido das coisas últimas e extremas que podem ser expressas em pensamento, poesia – e em fé humana: a redenção pelo amor e no amor!

FORÇA DO AMOR E OS VALORES DE ATITUDE

Na pior situação exterior que se possa imaginar, numa situação em que a pessoa não pode realizar-se através de alguma conquista, numa situação em que sua conquista pode consistir unicamente num sofrimento reto, num sofrimento de cabeça erguida, nesta situação a pessoa pode realizar-se na contemplação amorosa da imagem espiritual que ela porta dentro de si da pessoa amada. Em outras palavras, sempre é possível, mesmo na pior condição a gente tentar se conectar com algo positivo.

MEDITAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO

Certa vez, no transporte de prisioneiros de Auschwitz para o campo de concentração na Baviera, estávamos de novo olhando por entre as grades da abertura de um vagão. Quem estivesse visto nossos semblantes arrebatados, a contemplar as montanhas de Salzburgo, cujos picos resplandeciam as cores rubras do sol poente, jamais acreditaria tratar-se de rostos de pessoas que nada mais esperavam da vida.

Sol se pondo entre os pinheiros na Bavária. E alguém exclamou após alguns minutos de silêncio arrebatado:

“O mundo poderia ser tão belo!”

Ao conversar mentalmente com um ente querido: “Eis cá aquilo: no mesmo instante – o que é aquilo? – sem que tenhas notado, acaba de pousar um passarinho bem à tua frente, sobre o torrão que recém cavaste, parte fitar atento e sereno …” Frankl, usava muito esses recursos para ajudá-lo a tirar daquele lugar, pelo menos mentalmente, porque fisicamente ele era um prisioneiro. Mas mentalmente através desses recursos ele era livre.

E assim continuamos relatando em detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração…

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a história de Viktor Frankl? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em informar.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Em Busca de Sentido (Viktor E, Frankl -1984), Professor Dr. Alberto Nery.

Confira também:
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I)
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II)

 

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte III) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-3/feed/ 0 41342
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II) https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-2 https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-2/#respond_40824 Tue, 21 Jun 2022 13:20:25 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=40824 Como era a vida dos Prisioneiros em um Campo de Concentração? Viktor Frankl conta a sua história e a sua busca de sentido, naquele momento desumano.

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II)

Em sequência à parte I, volto a relatar os detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração…

Os sonhos dos Prisioneiros

Qual é o sonho mais frequente da pessoa internada no campo? Ela sonha com pão, com tortas, cigarros e com uma banheira cheia de água quente. A não satisfação das respectivas necessidades mais primitivas faz com que ela experimente então a satisfação das mesmas em sonhos primitivos de realização de desejos. Outra coisa é o efeito desse sonho sobre quem sonha, no momento em que desperta para a realidade do campo de concentração e sente assim o terrível contraste entre a ilusão do sonho e a realidade do campo.

Frankl conta no livro a história de um colega, que uma certa noite estava tendo um pesadelo…. e gemia. Eles dormindo junto com ele perceberam que o colega estava envolvido em um pesadelo horrível. Mas ninguém quis acordá-lo. Porque nenhum pesadelo que ele estivesse tendo, seria pior do que a realidade ao acordar.

Fome

Face ao estado de extrema subnutrição em que se encontravam os prisioneiros, é compreensível que, entre os instintos primitivos que representam a “regressão” da vida psicológica no campo, o instinto de alimentação ocupasse então o lugar principal.

Em cima desse tema, Frankl diz o seguinte:

Ficávamos parecendo esqueleto vestidos de pele dos quais pendiam alguns trapos. Dali para frente podíamos então observar como o corpo passava a devorar-se a si mesmo. O organismo consumia a sua própria proteína, assim a musculatura ia definhando. Agora o corpo também não apresentava mais resistência. Morria um atrás do outro na comunidade formada pelo nosso barracão. Portanto, de acordo com a Logoterapia, era uma morte que começava no psíquico noético e terminava no biológico.

E aí vem a pergunta, que é uma das frases que mais devemos refletir no livro:

O que era o Homem?

O que éramos ainda? Uma partícula de uma grande massa de carne humana. Uma massa cercada de arame farpado, comprimida em algumas cabanas de chão batido. De fato, uma massa da qual diariamente apodrecia um certo percentual por ter ficado sem vida.

E assim continuamos relatando em detalhes como era a vida dos Prisioneiros de um Campo de Concentração…

Então até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a história de Viktor Frankl? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em informar.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Em Busca de Sentido (Viktor E, Frankl -1984), Professor Dr. Alberto Nery,

Confira também: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I)

 

 

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte II) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido-parte-2/feed/ 0 40824
Palavras de DEUS https://www.cloudcoaching.com.br/palavras-de-deus/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=palavras-de-deus https://www.cloudcoaching.com.br/palavras-de-deus/#respond_40375 Tue, 24 May 2022 13:20:58 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=40375 A Palavra de DEUS continua a se manifestar e falar de Amor, Fé e Esperança!

O post Palavras de DEUS apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Palavras de DEUS

Quero dizer que hoje não me senti bem para continuar o relato de Viktor e sua passagem pelos campos de concentração, por isso voltaremos em breve! Minhas palavras hoje são outras… mas, na verdade, não são minhas!

“FAÇA-SE A LUZ! E A LUZ SE FEZ.” (GN 1,3)

“NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA E A PALAVRA ERA DEUS.
TUDO FOI FEITO POR MEIO DELA.
E A PALAVRA SE FEZ CARNE E VEIO MORAR ENTRE NÓS.”
(JO 1, 1-14)

“VINDE A MIM, TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS
E CARREGADOS DE FARDOS,
E EU VOS DAREI DESCANSO.”
(MT 11,28)

“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
NINGUÉM VAI AO PAI, SENÃO POR MIM.”
(JO 14,6)

A Palavra de DEUS continua a se manifestar e falar de:

  • Esperança, quando tantos vivem desesperançados;
  • , quando o número de descrentes, de fato, aumenta assustadoramente;
  • Amor, quando esquecemos que amar é preciso mais do que nunca.

De fato, nós também somos portadores da palavra. Aquela que carrega em si a magia do poder divino, que tudo vivifica e tudo transforma. Por isso, precisamos tomar muito cuidado com as “nossas” palavras. Que elas possam ser de ESPERANÇA, AMOR e PAZ!

“PASSARÃO O CEÚ E A TERRA, MAS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO.”
(MT 24,35)

Sou Elizabeth Kassis, trabalho com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tenho Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Além disso, certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli, FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.

Caso eu possa ajudar você em sua empreitada como líder, executivo(a) ou empreendedor(a), ou então na sua busca por sentido e propósito na sua vida, então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Confira também: E assim caminha a Humanidade!

 

O post Palavras de DEUS apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/palavras-de-deus/feed/ 0 40375
Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I) https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido/#respond_39729 Tue, 26 Apr 2022 13:20:18 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=39729 "Não tínhamos nada, a não ser nossa existência nua e crua". Conheça a história vivida por Viktor Frankl num campo de concentração e a sua busca de sentido.

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Viktor Frankl: Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I)

Vamos imaginar a seguinte situação…

Um trem lotado com 1500 pessoas já na estrada há alguns dias e noites. Em cada vagão, 80 pessoas espremidas. As mochilas todas amontoadas (últimos pertences daquelas pessoas).

Não dava nem pra ver a janela direito, apenas um pedacinho.

Todos no trem achavam que estavam indo para uma fábrica de armamentos, onde seriam usados para trabalhos forçados.

De repente, toca o apito do trem.

Na placa da estação que eles estavam chegando, estava escrito: Auschwitz.

Todos ali sabiam o que aquilo significava: câmera de gás, crematórios e execuções em massa. Traduzindo… morte.

Assim que eles desceram, veio a chamada da primeira seleção, que funcionava da seguinte forma: depois de todos os prisioneiros deixarem as suas bagagens no vagão por definitivo, um oficial nazista olhava e analisava friamente cada um dos prisioneiros.

Se ele apontasse para direita, então o homem iria ser usado como mão de obra escrava em trabalhos forçados. Contudo, se o oficial apontasse para a esquerda, iria para a câmera de gás.

O oficial apontou a direita para Viktor Frankl. Depois vieram muitos outros momentos, como raspar não só a cabeça, mas todos os pelos do corpo. Todas as roupas eram tiradas, sendo que o frio era absurdo.

Viktor Frankl relatava:

“Não tínhamos nada, a não ser nossa existência nua e crua”.

Com o passar dos dias, depois de passar por esse estágio de choque, então veio a apatia como principal sintoma da segunda fase. A apatia é um mecanismo necessário de autoproteção da psique. Reduz-se a percepção da realidade. Toda a atenção e, portanto, também os sentimentos se concentram em torno de um único objetivo: pura e simplesmente salvar a vida – a própria e a do outro!

A única coisa que resta é sobreviver.

  • Noites sem dormir (dormiam de lado pra caber);
  • Fome (um pedaço de pão e uma sopa por dia, comiam cadarços dos sapatos);
  • Frio (pés congelados, trabalhavam de madrugada no congelante inverno de Auschwitz);
  • Desumanização (todos os pelos depilados, inclusive cabelos e sobrancelhas);
  • Usar a mesma camisa por mais de um ano até ela se tornar apenas um farrapo;
  • Nenhum pesadelo podia ser pior do que acordar.

Você iria conseguir, de fato, sobreviver a uma situação assim?

O curioso é que Viktor Frankl diz no livro que ele começou a perceber que alguns prisioneiros ali agiam de maneira diferente de outros.

E aqui então fica uma pergunta: os prisioneiros tinham Sonhos?

Até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a história de Viktor Frankl? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em informar.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Em Busca de Sentido (Viktor E, Frankl -1984), Professor Dr. Alberto Nery,

Confira também: A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial

 

O post Num Campo de Concentração, em Busca de Sentido (parte I) apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/num-campo-de-concentracao-em-busca-de-sentido/feed/ 0 39729
A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial https://www.cloudcoaching.com.br/a-pandemia-que-ninguem-percebeu-a-pandemia-do-vazio-existencial/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-pandemia-que-ninguem-percebeu-a-pandemia-do-vazio-existencial https://www.cloudcoaching.com.br/a-pandemia-que-ninguem-percebeu-a-pandemia-do-vazio-existencial/#respond_39069 Tue, 29 Mar 2022 13:20:10 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=39069 A necessidade humana de buscar e viver uma vida com sentido está sendo oprimida e com isso passamos a conviver com outra Pandemia, a do Vazio Existencial.

O post A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial

O Niilismo está oprimindo a necessidade humana de buscar e viver uma vida com sentido… e com isso passamos a conviver com outra Pandemia: A Pandemia do Vazio Existencial.

A Pandemia do Vazio Existencial só vai aumentar por conta do Niilismo contemporâneo. E com ela, a necessidade de Sentido.

Viktor Frankl, criador da Logoterapia, identificou a terceira dimensão humana: A Dimensão Noética, que estaria acima da dimensão física e psíquica.

A resposta para Viktor é a Dimensão Noética, por ser fonte da consciência moral, da responsabilidade e do sentido; esse, por sua vez, culmina na possibilidade de transcendência do elemento distintivo do ser humano ante as demais espécies. Nessa terceira dimensão estariam a vontade de sentido, a liberdade humana, valores, etc.

A Noética como Ciência

A Noética é uma disciplina científica ainda pouco divulgada, não possui ainda uma estrutura ou um corpo de conceitos básicos bem definidos, sequer o seu nome é reconhecido em larga escala – ainda que a sua abordagem integradora e multirreferenciada já esteja em uso por muitos pesquisadores treinados na ciência convencional, que não se autodefinem como “noéticos” – e enfrenta ainda muita resistência de setores conservadores, mas, por contemplar uma multiplicidade de pontos de vista simultaneamente, tem crescido rapidamidamente.

O seu desenvolvimento acelerado é também fruto dos grandes avanços na tecnologia da informação, que ao obrigar a uma reestruturação das formas de armazenamento e distribuição de informação, tornou indispensável uma reflexão profunda a respeito da natureza, estrutura e procedimentos do próprio conhecimento em geral.

Recentemente a Noética ganhou um destaque especial ao ser colocada como um dos temas principais do best-seller O Símbolo Perdido, de Dan Brown, que vendeu um milhão de cópias apenas no dia do seu lançamento. Desde o seu lançamento, o website do Instituto de Ciências Noéticas registrou um aumento de 1200% no número de acessos, e o número de associados cresceu em 300% em comparação ao mesmo período.

O homem luta contra um sentimento chamado Vazio Existencial.

É um sentimento terrível que deixa o ser humano insatisfeito, com a sensação de que sempre está faltando algo. Muitos entram numa busca desenfreada tentando resolver esse problema, procurando a solução em amigos, viagens, relacionamentos, festas, dentre outras opções.

Aliás, até conseguem por um tempo achar que resolveram a situação, mas quando se deparam consigo mesmo, veem que apenas mascararam tudo. Logo aquela terrível sensação volta dando lugar ao desespero, depressão e frustração. Muitos então se entregam as drogas, ao alcoolismo, alguns preferem até se isolar acentuando ainda mais o problema. Não conseguem encontrar respostas e perdem os seus melhores dias e alguns a própria vida na busca de preencher esse vazio.

Algumas atitudes do indivíduo contemporâneo, que indica que ele esteja com Vazio Existencial:

  • Fazer algo não porque quer, mas porque outros estão fazendo;
  • Incapaz de dialogar com opiniões de outras pessoas;
  • Viver como se não houvesse amanhã e não pensar nas consequências;
  • Discurso de ódio nas redes sociais;
  • Cultura do Cancelamento;
  • Vitimismo.

Essas atitudes fazem com que o indivíduo abra mão da sua liberdade, autonomia, reponsabilidade e sentido na sua vida.

O vazio existencial é uma lacuna (Espaço Vago) no interior do homem por ter perdido o relacionamento com o seu Criador.

E por fim…

“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos”. (Viktor Frankl)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Noética e vazio existencial? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Viktor E, Frankl (1984), Alberto Nery.

Confira também: Você está em Busca de Sentido?

 

O post A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/a-pandemia-que-ninguem-percebeu-a-pandemia-do-vazio-existencial/feed/ 0 39069
Você está em Busca de Sentido? https://www.cloudcoaching.com.br/voce-esta-em-busca-de-sentido/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=voce-esta-em-busca-de-sentido https://www.cloudcoaching.com.br/voce-esta-em-busca-de-sentido/#respond_38414 Tue, 01 Mar 2022 13:20:50 +0000 https://www.cloudcoaching.com.br/?p=38414 Será que basta buscar e encontrar um sentido para a vida, acreditando assim que todos os seus problemas estarão resolvidos?

O post Você está em Busca de Sentido? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você está em Busca de Sentido?

Será que basta encontrar um sentido para a vida acreditando assim que todos os seus problemas estarão todos resolvidos? (Viktor Frankl)

“É verdade que se havia alguma coisa para sustentar um homem em uma situação extrema como em Auschwitz e Dachau, essa era a consciência de que a vida tem um sentido a ser realizado, ainda que no futuro. Sentido e Propósito são apenas condições necessárias para a sobrevivência, não uma condição suficiente. Milhões morreram apesar da sua visão de sentido e propósito. A sua fé não conseguiu salvar-lhes a vida, mas permitiu-lhes enfrentar a morte de cabeça erguida”.

A Logoterapia é uma abordagem otimista da vida. Ensina que não existe nenhum aspecto negativo da existência que não possa ser transmutado em conquistas positivas. Isto depende da atitude que cada um venha a assumir no decorrer da sua vida.

O homem, principalmente na idade juvenil, pode ser deteriorado exatamente porque foi desvalorizado. Ao contrário, se temos conhecimento das nobres aspirações de um jovem, como por exemplo o seu desejo de sentido, temos condições de invocá-las e ativá-las. O desenvolvimento de um indivíduo emocionalmente equilibrado e saudável, se dá na forma de reconhecimento e de encorajamento do desejo de sentido humano.

É comum o estudo do tema do Sentido da Vida ser apresentado como uma novidade, ignorando as contribuições fundamentais de Viktor Frankl sobre o assunto.

Por isso, eu compartilho aqui com vocês informações do documentário oficial da vida de Viktor. Esse material, produzido pelo seu neto, Alexander Vesely e premiado em diversos festivais de cinema, é fundamental para qualquer estudioso do assunto. Conta com depoimentos de amigos e familiares além de muitas cenas originais dos arquivos pessoais da família Frankl.

De vez em quando, é comum alguém trazer uma “Nova Luz” sobre temas tais como o do “Sentido para a Vida, Vazio Existencial, etc.”. Sem desmerecer os estudos atuais, devemos seguir o princípio de sempre “levar em conta o que já foi dito anteriormente sobre o tema”, antes de apresentar algo como novidade. Percebam os estudiosos que já está tudo lá em Viktor Frankl. É justo atribuir a Viktor os méritos pelo pioneirismo, bem como pelas suas contribuições teóricas. Que o devido crédito seja dado ao seu criador.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a busca de sentido? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Viktor E, Frankl (1984),  Alberto Nery, Daniela M. Fuschini Favaro, Lukas, E. – Histórias que curam…porque dão sentido à vida (2005)

Confira também: Quer encontrar o Sentido da Vida?

 

O post Você está em Busca de Sentido? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/voce-esta-em-busca-de-sentido/feed/ 0 38414