Comida de Cumbuca ou Salada de Inverno, para aquecer o corpo e o coração
Você também tem preguiça de comer salada quando cai a temperatura lá fora? Essa preguicinha é bem comum, mas o corpo continua precisando dos coloridos, na verdade a necessidade de nutrientes é essencial para manter o sistema imunológico eficiente por isso é bem importante encontrar estratégias para conseguir incluir os legumes e verduras na rotina independente do clima. Foi pensando em alimentar sua criatividade para manter os coloridos nos dias gelados que nasceu esse material. Vem comigo?
A parte mais importante é internalizar que apesar de sabermos que determinados compostos se perdem no cozimento, como enzimas e algumas vitaminas, é melhor comer os coloridos do que não comer. E a partir disso, alguns pontos merecem atenção.
Uma das formas de cozimento que mais desperdiça nutrientes é em água, exceto se você usar a água do cozimento em outra preparação. Além disso, quando cozidos no vapor e por tempo mínimo até uma textura al dente, a perda de nutrientes tende a ser menor, o que pode ser uma estratégia.
Ainda assim, mesmo que preparados através de outros métodos continua sendo melhor comer os legumes e verduras com menor concentração de alguns nutrientes específicos do que simplesmente deixar de comer. Até mesmo porque determinados nutrientes, como os minerais e alguns compostos ativos tendem a se manter após o uso de calor.
Estratégias práticas para o dia a dia e algumas receitas de comida de cumbuca, sopas e saladas de inverno, a saber:
Comida de cumbuca
Quentinha, com molho por exemplo esse Curry de grão de bico com legumes.
- 2x grão de bico (deixe de molho por 12-48h até espumar);
- 50g tofu defumado (opcional);
- 3 cebolas médias;
- rodela de uns 3 dedos de gengibre;
- 200g shitake;
- 2 chuchus;
- 1 batata grande;
- ½ couve flor;
- 2 cenouras medias;
- 100ml leite de coco;
- coentro ou salsinha fresco;
- 1colher chá cheia de açafrão, ½ colher café de canela, Pitadinha de cominho, ½ colher;
- café de semente de coentro em pó, Sal e pimenta preta moída na hora a gosto;
- Buque de erva cidreira (algumas folhas amaradas).
Cozinhe o grão de bico com folhas de louro na pressão por 1-2min – bem al dente. Bater no processador 2 cebolas, o gengibre, açafrão, cominho, canela, semente de coentro em pó. Leve em fogo baixo até “secar” essa pasta. Cozinhe a batata em cubos, o chuchu em cubos, a cenoura em rodelas, a couve flor no vapor até ficar al dente.
Adicione 500ml de água e o buque de erva cidreira até ferver, então coloque o grão de bico e a outra cebola cortada em pétalas. Adicione os demais legumes e deixe ferver poucos minutos para que possa apurar o sabor. Então, em outra panela, refogue o tofu em cubinhos e o shitake no azeite. Sirva em uma cumbuca bem acolhedora com o coentro ou salsinha por cima.
Outra ideia de comida de cumbuca é um cozido de lentilhas com tomate e espinafre.
Sopas de Inverno
Apenas de legumes em creme ou pedacinhos, o importante é ter maior volume de legumes e verduras se a intensão for substituir a salada.
Sopa de legumes
- 2 abobrinhas;
- 1 chuchu;
- 1 cenoura;
- 1 cebola;
- rodela de gengibre;
- açafrão, páprica defumada, pimenta, cominho, 3 folhas de louro.
Refogue a cebola com os temperos em azeite. Adicione os demais legumes cortados em cubos grandes e então deixe dourar aos poucos. Quando estiverem macios, adicione água para a textura desejada e deixe no fogo até ficar morna. Bata no processador até um creme na textura desejada. Ajuste sal e temperos.
Tabuleiro de legumes assados
A estratégia favorita das minhas pacientes quando os pontos são sabor e praticidade, pois é só misturar alguns legumes cortados, temperar bem e levar ao forno por 30-40min, até ficarem macios e douradinhos.
Tabuleiro colorido
- 1 abobrinha;
- 1 berinjela;
- 1 cebola;
- 1 cenoura;
- 3 dentes de alho na casca;
- 1 pimentão;
- 1/3 repolho médio;
- páprica defumada, chimichurri, azeite, sal e pimenta.
Corte todos os legumes em cubos médios, tempere e então deixe descansar por uns 40min. Aqueça o forno por uns 20min a 180graus e leve o tabuleiro ao forno até que fique douradinho, mexendo às vezes.
Alimentou sua curiosidade e vontade de comer coloridos? Na torcida aqui para que sim! Rs
Compartilhe com outras pessoas que também têm dificuldade em comer salada quando o clima está frio!
E você, também tem preguiça de comer salada quando cai a temperatura lá fora e chega o inverno?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre comidas de cumbuca, saladas e sopas para o inverno? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Beijos,
Karelin Cavallari, sua nutri que pratica Nutrição com Alma
https://www.karelincavallari.com.br
Confira também: Qual tipo de panela devo utilizar?
Participe da Conversa